Candidatos do PT crescem na reta final

No Rio, Lindberg se consolida em segundo; em MG, Pimentel diminui diferença; no RS, Paim empata em segundo

Em São Paulo, Netinho (PC do B) oscilou dois pontos para baixo e tem 34%; Marta Suplicy (PT) mantém os 35%

 

Os candidatos do PT ao Senado crescem na reta final, mostra o Datafolha.

Segundo pesquisa realizada nos dias 13 e 14 em sete Estados e no Distrito Federal, o quadro geral de estabilidade na disputa pelo Senado só é interrompido por candidatos petistas, que melhoram sua situação em quatro das praças pesquisadas.

A arrancada mais expressiva é de Lindberg Farias, no Rio. No começo de agosto, o petista tinha 22%, e Cesar Maia (DEM), então em segundo, aparecia com 33%. Na semana passada, Lindberg chegou a 36% e passou Maia, com 29%. Agora, a diferença é ainda maior: 38% a 27%.

O líder no Rio é o senador Marcelo Crivella (PRB), que se manteve com 40%.

Se considerados os votos válidos, Crivella teria 27%, Lindberg, 26%, e Maia, 18%.

Em Minas Gerais, o petista Fernando Pimentel também acelerou nas últimas semanas e, agora, a diferença entre ele e Itamar Franco (PPS) é a menor desde o início da campanha: oito pontos.

Itamar, que já teve 47%, caiu para 42% na semana passada e agora tem 40%. Pimentel tinha 20% há um mês, passou para 29% e hoje tem 32%. Aécio Neves (PSDB) mantém a liderança, com 71%. Dos votos válidos, Aécio tem 46%, Itamar, 26%, e Pimentel, 21%.

No Rio Grande do Sul, o petista Paulo Paim empatou numericamente com Germano Rigotto (PMDB) na segunda posição, ambos com 41%. A vantagem do peemedebista era de oito pontos no começo de agosto.

Ana Amélia Lemos (PP) oscilou dois pontos para baixo, mas continua líder, com 47%. Se considerados os votos válidos, Ana Amélia tem 32%, e os outros dois, 28%.

Na Bahia, persiste o tríplice empate registrado na semana passada, mas a situação de Walter Pinheiro (PT) é relativamente melhor, já que a distância entre ele e o líder Cesar Borges (PR) caiu de cinco para dois pontos.

SÃO PAULO
Em São Paulo, o cantor Netinho de Paula (PC do B) interrompeu tendência de crescimento, oscilou dois pontos para baixo e tem 34% das intenções de voto, um ponto atrás de Marta Suplicy (PT), que se manteve com 35%.

Romeu Tuma (PTB) e Aloysio Nunes (PSDB) ganharam um ponto cada um e chegaram a 22% e 17%, respectivamente. Estão indecisos para uma das vagas 26% dos entrevistados, e 15% ainda não escolherem nenhum dos candidatos ao Senado.

Se considerados apenas os votos válidos, Marta tem 25%, Netinho, 24%, Tuma, 16%, e Aloysio, 12%.

Fonte: Folha

+ sobre o tema

O Estado emerge

Mais uma vez, em quatro anos, a relevância do...

Extremo climático no Brasil joga luz sobre anomalias no planeta, diz ONU

As inundações no Rio Grande do Sul são um...

IR 2024: a um mês do prazo final, mais da metade ainda não entregou a declaração

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda...

Mulheres em cargos de liderança ganham 78% do salário dos homens na mesma função

As mulheres ainda são minoria nos cargos de liderança...

para lembrar

Alvo de escracho, FHC foge de evento em Nova York

Considerado golpista por intelectuais brasileiros e latino-americanos, por seu...

A Brasileira Geisa Arcanjo conquista o ouro no arremesso de peso no Mundial Júnior

A brasileira Geisa Arcanjo, de 18 anos, conquistou nesta...

Por que não há uma narrativa pública alternativa?

Cinco meses se passaram desde o segundo turno das...

‘O 25 de abril começou em África’

No cinquentenário da Revolução dos Cravos, é importante destacar as raízes africanas do movimento que culminou na queda da ditadura em Portugal. O 25 de abril...

IBGE: número de domicílios com pessoas em insegurança alimentar grave em SP cresce 37% em 5 anos e passa de 500 mil famílias

O número de domicílios com pessoas em insegurança alimentar grave no estado de São Paulo aumentou 37% em cinco anos, segundo dados do Instituto...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação de desnutrição aguda, a ONU alerta que o mundo dificilmente atingirá a meta estabelecida no...
-+=