01/10 – Tracking Vox Populi/Band/iG: Dilma mantém 55% e seria eleita no primeiro turno

Candidata oscila um ponto para baixo e chega a 48% quando são considerados votos brancos e nulos; Serra sobe um e aparece com 27%


No penúltimo tracking Vox Populi/Band/iG, divulgado nesta sexta-feira, a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff (PT), aparece com 48% das intenções de voto, um a menos do que no dia anterior. O tucano José Serra oscilou um ponto para cima e aparece agora com 27% das preferências, enquanto Marina Silva (PV) continua com 12%. Como os demais candidatos não chegam a 1%, Dilma permanece com 55% dos votos válidos e seria eleita já no próximo domingo.

Para ganhar no primeiro turno, a candidata precisa de 50% dos votos válidos (quando não são considerados os brancos e nulos) mais um. A diferença, hoje, de Dilma para a soma dos demais candidatos é de nove pontos – a distância, porém, já chegou a 23 pontos, no tracking do último dia 12.
Hoje, 4% dos eleitores afirmam que pretendem anular ou votar em branco. Outros 9% seguem indecisos ou não revelam o candidato de sua preferência.

O levantamento divulgado nesta sexta-feira ainda não capta os efeitos do debate com os presidenciáveis no dia anterior, transmitido pela TV Globo – já que a pesquisa foi feita no mesmo dia do encontro com os candidatos. O tracking Vox/Band/iG conta com 2.000 entrevistas, sendo que um quarto dessa amostra é renovada diariamente. A pesquisa é registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 27.428/10.

De acordo com o tracking, Dilma Rousseff permanece à frente dos adversários em todas as regiões do País. Destaque para o Nordeste, onde ela tem 64% das preferências, seguida de Serra (18%) e Marina (8%).

O pior cenário para a ex-ministra da Casa Civil é no Sudeste. Na região, ela tem 41% das intenções de voto. Serra, que governava o Estado de São Paulo até abril, tem 28% das preferências na região, seguido pela candidata do PV, que tem 14%. A região onde o tucano tem mais votos, no entanto, é o Sul (35%). Se as eleições fossem hoje, Marina teria mais votos nas regiões Norte e Centro Oeste: 18%.

01-10-traking

Fonte: IG {jathumbnail off}

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

As favelas e a reta final da eleição

Entramos na semana decisiva do pleito eleitoral. Aumentam as...

O voo alto de ‘Besouro’ pelo cinema

Fonte: O Dia- Filme sobre o capoeirista baiano faz...

A placa e o menino invisível no mundo de fantasia dos lançamentos imobiliários

por : Kiko Nogueira O mercado de lançamentos imobiliários vive de...

Um golpe de Estado marcado por machismo e estupidez!

A crise política é reveladora do espantoso atraso cultural...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=