O voo alto de ‘Besouro’ pelo cinema

Fonte: O Dia-

Filme sobre o capoeirista baiano faz quase 180 mil espectadores em uma semana


Rio – Cercado de expectativas, o longa ‘Besouro’, de João Daniel Tikhomiroff, já garantiu bons números logo nos primeiros dias em cartaz. Lançado no último dia 30, o filme do diretor carioca já atraiu 174.802 espectadores em 144 salas até a última quinta-feira, com renda de R$ 1.629.087.

A curiosidade em torno do longa é mais que justificada: com orçamento de R$ 12 milhões – alto, para os padrões nacionais -, teve luxos como o chinês Huen Chiu Ku, que trabalhou em filmes como ‘Matrix’, ‘O Tigre e o Dragão’ e ‘Kill Bill’, como coreógrafo das lutas do filme.

A história é baseada no livro ‘Feijoada no Paraíso’, de Marco Carvalho, espécie de biografia romanceada do lendário capoeirista baiano que enfrentou o preconceito racial no início do século 20. Segundo as várias histórias sobre Besouro, ele tinha o corpo ‘fechado’ pelo candomblé e era capaz até de ‘voar’.

“Capoeira dessa forma nunca tinha sido feita. E a história do personagem pedia essa relação com esse mundo mágico”, explica João Daniel. Intérprete do protagonista, o estreante Ailton Carmo, professor de capoeira, garante que os voos do filme não são tão fantasiosos assim. “Não tem tanta diferença para o que a gente faz. Além do mais, se você pensar, no caratê o cara voa? Não voa. Então ele precisa de efeitos especiais”, compara.

Assim como Ailton, outro personagem importante do filme, Quero-Quero, também é interpretado por um não ator, Anderson Grillo. “Para mim, era essencial que os dois fossem excepcionais capoeiristas. Não queria a limitação de atores que aprendessem por uns meses”, explica o diretor. Por isso, ele chamou a preparadora de elenco Fátima Toledo (de ‘Pixote’ e ‘Tropa de Elite’, entre outros) para transformar atletas em atores.

A cultura negra é representada não só pelos capoeiristas, mas também pelos orixás, que aparecem em diversas cenas. “A maioria do elenco é de negros. E negros lindos. É um filme que tem o negro como protagonista, como herói, e isso no Brasil é muito importante. Quebra alguns paradigmas”, analisa João Daniel.

Saga de capoeirista na Internet

Antes mesmo da estreia de ‘Besouro’, já havia um zunzunzum em torno do filme, que chegou a concorrer para representar o Brasil na tentativa de uma vaga entre os indicados ao Oscar de filme estrangeiro. “Um trecho ficou por duas horas num site. Alguém pegou e jogou no YouTube. Em 48 horas, tinha o maior número de acessos da história do cinema nacional”, diz João Daniel.

Matéria original

+ sobre o tema

Comunicado sobre a demissão do ministro Silvio Almeida

Nota à Imprensa Diante das graves denúncias contra o ministro...

Anielle confirma a ministros ter sido vítima de assédio de Silvio Almeida

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, foi ouvida...

Nota à imprensa – Denúncias de assédio no governo federal

O Ministério das Mulheres reafirma que a prática de...

para lembrar

Dois Jornalistas, uma Família. Uma Morte, duas versões

A jornalista Sylvia Debossan Moretzsohn publivou artigo no Observatório...

Professor da USP tenta impedir ato de apoio a funcionário agredido no Carrefour

Fonte: Jornal Ìrohin Vaias e discussões marcaram manifestação...

Pré-candidata do PT à Presidência Dilma Roussef estreia no Twitter

  A pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma...

Ciência, religião e o Haiti

A realidade é crua: a natureza ...

Ministra Anielle Franco relatou assédio de Silvio Almeida a integrantes do governo Lula

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, relatou a integrantes do governo que havia sido assediada sexualmente pelo ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida. Procurada pela coluna...

Nota Pública – Me Too Brasil – Caso Silvio Almeida

A organização de defesa das mulheres vítimas de violência sexual, Me Too Brasil, confirma, com o consentimento das vítimas, que recebeu denúncias de assédio...

Entenda as responsabilidades dos municípios na educação pública

Há dois anos, Esteffane de Oliveira, 25 anos, moradora da Cidade de Deus, em Japarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro, tenta conseguir...
-+=