Unilab: Lula convida africanos para solenidade de lançamento

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou os moçambicanos para o lançamento da pedra fundamental da Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira (Unilab), prevista para o dia 10 de dezembro.

O convite de Lula aconteceu nesta terça-feira (09/11), em Maputo, capital de Moçambique, durante a instalação do Polo da Universidade Aberta do Brasil, no Instituto Nacional de Educação a Distância (Ined). Ao lado de Lula estava o governador Cid Gomes, único governador a integrar a comitiva presidencial. Em Moçambique, Cid reforçará a parceria com países africanos para a integração na Unilab.

“Todos vocês estão convidados para, acho que no dia 10 de dezembro ou quando a minha agenda permitir, ainda este ano, a gente lançar a pedra fundamental da Unilab. A Universidade Afro-Brasileira é uma universidade pensada para ter metade de alunos brasileiros, metade de alunos africanos para que a gente possa, no estado do Ceará, na cidade de Redenção, onde foi a primeira cidade a começar a luta pela libertação da escravidão, a gente ter uma universidade para acolher milhares de jovens da África para estudar”, explicou Lula.

No discurso, Lula reforçou ainda a necessidade do poder público investir em educação como uma ferramenta essencial para a melhoria da qualidade de vida. “Essa combinação é que pode permitir que a gente, sem pegar em uma arma, sem ferir um companheiro, a gente possa fazer a mais importante revolução que um ser humano possa fazer: a revolução do progresso, a revolução da distribuição de renda, a revolução do conhecimento, a revolução de garantir a cada homem e a cada mulher do planeta Terra o direito de tomar café, almoçar e jantar todo santo dia, porque sem isso nós não seremos ninguém”, disse Lula.

Na tarde desta quarta-feira (10), a comitiva segue para Seul, capital da Coreia do Sul, para participar da reunião do grupo das 20 maiores economias do mundo (G-20). Lá, Cid Gomes manterá contatos com dois parceiros na instalação da siderúrgica do Pecém, a Posco e a Dongkuk. Na próxima quinta-feira (11), a presidente eleita Dilma Rousseff comporá a comitiva. Durante a viagem de Cid Gomes assume o Governo do Estado, o vice Francisco Pinheiro.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado (com informações do Governo Federal)
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Fonte:  Blog Prof. Evaldo Lima

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

para lembrar

O show de horrores da Câmara em 7 charges e poucas palavras

  Para uma coisa a votação de ontem pode ter...

A Petrobras e o Brasil

“A corrupção na Petrobras merece repúdio, mas, como patrimônio...

Mulheres indígenas ocupam prédio do Ministério da Saúde

Protesto faz parte da primeira edição da Marcha das...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...
-+=