Ex-ditador “Baby Doc” é interrogado no Haiti por desvio de verbas públicas.

 

Levado a interrogatório nesta quarta-feira, o ex-ditador haitiano Jean-Claude Duvalier, o “Baby Doc”, será possivelmente processado pelo desvio de verbas públicas durante seu governo (1971-86).

Policiais armados escoltaram Duvalier, de 59 anos, nesta terça-feira para tirá-lo do hotel de luxo onde se instalou desde seu surpreendente regresso a Porto Príncipe, no domingo, após 25 anos de exílio na França. Ele foi levado em um veículo policial com os vidros escuros.

O ex-ditador, apontado por grupos de direitos humanos como responsável pela morte e tortura de opositores durante seus 15 anos no poder, seria levado para a sede do Ministério Público haitiano, segundo autoridades.

– O sr. Duvalier está sob controle do Judiciário. Ele não está livre, está indo para o meu gabinete -, disse o procurador-chefe Aristidas Auguste.

Duvalier, que fugiu de uma rebelião popular no Haiti em 1986, voltou ao país mais pobre das Américas num momento de incerteza política por causa das eleições presidenciais de 28 de novembro. Além disso, o Haiti ainda sofre as consequências do devastador terremoto de janeiro de 2010, além de enfrentar uma epidemia de cólera.

Quando descia a escadaria do hotel, acompanhado da sua esposa, ele acenou para jornalistas e para alguns seguidores que se reuniram em frente ao edifício.

Aos gritos de “Soltem Duvalier!”, os partidários dele perseguiram o veículo policial que o levava, e alguns chegaram a queimar pneus para tentar barrar o comboio, que no entanto conseguiu burlar o grupo.

Antes, uma fonte de alto escalão do governo disse à Reuters que Duvalier poderá ser processado pelo desvio de recursos na época em que foi “presidente vitalício”, e que outros crimes também podem ser investigados.

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

Considerações sobre a segregação racial nos Estados Unidos (EUA)

Contemporaneamente a segregação racial ainda pode ser definida como...

38 Horas de Playlists que Traçam a Trajetória da Evolução do Hip-Hop

A série ilustra desde a explosão do hip-hop, no...

Presidente de Uganda se reelege em eleição contestada

Presidente de Uganda, Yoweri Musevini se reelegeu com 68,28%...

para lembrar

Alicia Keys é mãe de um menino, diz assessor

A cantora Alicia Keys e o marido, o rapper...

Secretária Macaé Evaristo discute parcerias para congresso de pesquisadores negros

O encontro, na Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, reuniu...

Tiago Barbosa fala sobre seu papel no musical O Rei Leão

Tiago Barbosa é um dos nomes da vez. Carioca...
spot_imgspot_img

Leci Brandão – Na Palma da Mão em curta temporada no Imperator

Com direção de Luiz Antonio Pilar e texto de Leonardo Bruno, musical que celebra vida e obra da artista se apresenta no Imperator Vencedor do Prêmio Shell de Teatro na categoria "Direção" Nome incontornável da música brasileira, compositora e intérprete de...

MinC vai lançar plataforma de streaming voltada ao audiovisual nacional

O Ministério da Cultura está se preparando para lançar, ainda no segundo semestre deste ano, uma plataforma de streaming dedicada à produção audiovisual brasileira. Idealizado pela Secretaria do Audiovisual...

Podcast Pessoas: Temporada Vidas Negras é destaque do mês no Museu da Pessoa

Nele, cada episódio apresenta a edição de uma entrevista que compõe o acervo do Museu da Pessoa no formato storytelling. O Podcast, lançado em 2020,...
-+=