Presidente de Uganda, Yoweri Musevini se reelegeu com 68,28% dos votos, segundo resultado parcial
O presidente de Uganda, Yoweri Museveni, um dos líderes africanos há mais tempo no poder, venceu a eleição para um quarto mandato por uma margem enorme neste domingo, mas a oposição rejeitou o resultado. Os números da Comissão Eleitoral deram a Museveni 68% dos votos, contra 26% a Kizza Besigye. A eleição foi realizada no dia 18 de fevereiro.
Descontente, ele disse que valores enormes foram gastos para comprar votos e subornar funcionários nos locais de voto, candidatos na eleição parlamentar simultânea e autoridades eleitorais. “Uma eleição realizada neste ambiente não pode refletir a vontade da população. Por essa razão, rejeitamos o resultado da eleição e rejeitamos a liderança de Yoweri Museveni,” disse Besigye em coletiva de imprensa.
Uma testemunha da Reuters disse que havia presença intensa de forças de segurança na capital, Campala. Soldados e policiais faziam patrulhas a pé e em veículos blindados de transporte de tropas, e policiais de choque se deslocavam em caminhões e veículos próprios da tropa.
Fonte: Terra