SALVADOR: Exposição a céu aberto revela beleza da mulher negra

Fonte: Vermelho –

 

A beleza das negras baianas é o tema da exposição fotográfica Bahia Terra da Beleza Negra, do fotógrafo Gajé, que será lançada na quinta-feira (19/11), véspera do Dia da Consciência Negra, às 20h, no Espaço Unibanco, na Praça Castro Alves. A exposição a céu aberto, que acontece no Campo Grande e na Praça Castro Alves, vai até o dia 1º de dezembro e traz 100 banners de 1,20 m, cada um retratando uma mulher em quatro ângulos diferentes.

 

A exposição foi a forma encontrada pelo fotógrafo Gajé para reverenciar as mulheres negras, “essa beleza tão marcante na nossa cidade e que muitas vezes passa despercebida em nosso cotidiano urbano”. Gajé, que é carioca, mas adotou e foi adotado pela Bahia, faz questão de frisar que a beleza de suas musas é natural, dispensando maquiagens, luz artificial ou qualquer outro artifício de correção permitido pela tecnologia.

Com suas lentes ele procurou captar a diversidade da beleza estética das mulheres negras, que sintetiza como guerreiras e valentes, que lutam para romper no dia-a-dia as barreiras do racismo, do preconceito, do machismo e da intolerância que a cercam. Gajé foi buscar suas modelos em diferentes classes sociais, profissões e bairros de Salvador, a cidade com maior população negra fora da África, mas já programa para o próximo ano um olhar também sobre outras regiões do estado.

O fotógrafo entende que a desconstrução do ideal de beleza no Brasil precisa trilhar por outros caminhos e acredita que a fotografia pode contribuir e muito para isso, ajudando a elevar a autoestima dos negros. “Com essas fotos eu quero que as pessoas se identifiquem nas ruas e se vejam belas, percebam que não existe só um estereótipo de beleza. E a exposição a céu aberto facilita essa identidade porque democratiza, não fica restrita a quem tem a cultura de visitar galerias ou outros espaços culturais”, explica Gajé.

Organizada pela União de Negros pela Igualdade (Unegro), a exposição Bahia Terra da Beleza Negra tem o compromisso de transformar conceitos, levantando questionamentos sobre a condição da mulher negra, como um dos elementos de formação da identidade soteropolitana.

Matéria original

+ sobre o tema

Filme de Wagner Moura sobre Marighella abre seleção de atores

Filme de Wagner Moura sobre Marighella abre seleção de...

Adiamento da ação que questiona terras quilombolas visa desmobilizar luta, diz líder

O STF suspendeu, nesta quarta, o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade...

Novembro Negro tem programação unificada na UFMG

Espetáculos culturais, rodas de conversa sobre percurso de alunos...

para lembrar

III curso de extensão iniciativas negras – trocando experiências

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ III CURSO DE EXTENSÃO...

Violência contra quilombola em Minas Gerais

A Coordenação Nacional da CPT mais uma vez vem...

16 de setembro – Seminário do Conegro traz Leci Brandão a Itapecerica da Serra

O Conselho Municipal do Negro de Itapecerica da Serra...

BID discute ações afirmativas e apoio à juventude negra

Em primeira missão oficial ao Brasil, a Vice-Presidente do...
spot_imgspot_img

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Samba da Mangueira agora é o Hino da Consciência Negra

O samba-enredo da escola de samba do Rio de Janeiro Estação Primeira de Mangueira, de 1988 - “100 anos de liberdade, realidade ou ilusão”...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=