Barco lotado de migrantes norte-africanos naufraga e 250 seguem desaparecidos

Entre 130 e 250 pessoas estavam desaparecidas e ao menos 15 morreram depois que um barco transportando refugiados eritreus e somalis naufragou ao sul da Sicília na manhã desta quarta-feira, disseram autoridades da guarda costeira italiana.

Equipes de resgate socorreram 47 pessoas, incluindo mulheres e crianças, depois que o barco, que partiu da Líbia há dois dias, afundou durante a madrugada a aproximadamente 65 quilômetros ao sul da ilha de Lampedusa.

Segundo a Organização Internacional de Migração (OIM), uma agência de assistência a imigrantes que tem representantes em Lampedusa, um barco de pesca italiano resgatou outras três pessoas.

Entre 15 e 20 corpos foram vistos na água durante a manhã, disseram autoridades, mas ventos fortes e o mar turbulento dificultaram a operação da guarda costeira e de um helicóptero da polícia.

Oficiais da guarda costeira disseram que originalmente o barco estava transportando cerca de 200 pessoas, mas a OIM estimou que até 300 pessoas estavam na embarcação, das quais 250 estariam desaparecidas.

O incidente mostra os perigos enfrentados por refugiados e imigrantes desesperados que deixam a África em busca de trabalho e pagam cerca de mil euros (1.427 dólares) por um lugar em um barco de pesca superlotado.

Na segunda-feira, a agência de refugiados da Organização das Nações Unidas disse que mais de 400 pessoas que fugiram da Líbia em dois barcos estavam desaparecidas.

Milhares já enfrentaram a perigosa viagem neste ano depois que a queda do regime da Tunísia e os combates na Líbia levaram à diminuição dos controles nas fronteiras que antes barravam a entrada na Europa.

 

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

Mulheres em cargos de liderança ganham 78% do salário dos homens na mesma função

As mulheres ainda são minoria nos cargos de liderança...

‘O 25 de abril começou em África’

No cinquentenário da Revolução dos Cravos, é importante destacar as...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

para lembrar

Popularidade de Obama está em alta, indica pesquisa

Nível de aprovação subiu de 41% para 47% entre...

Monumentos públicos de figuras controversas da história deveriam ser retirados? SIM

Na biografia que dedica ao poeta João da Cruz...

Indígenas são eleitos no Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste

Várias etnias ganham representação nas Câmaras e até em...

Brasilienses montam grupos de orações pela melhora do ex-presidente Lula

A notícia de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na terça-feira que Portugal foi responsável por crimes cometidos durante a escravidão transatlântica e a era...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...
-+=