Acusado de genocídio, líder sudanês assina acordos com China

 

 

O presidente do Sudão, Omar al-Bashir, com ordem de prisão decretada pelo Tribunal Penal Internacional de Haia por crimes de guerra e genocídio, reuniu-se nesta quarta-feira com seu colega chinês Hu Jintao, um encontro que culminou com a assinatura de vários acordos de ajuda econômica e tecnológica chinesa ao país norte-africano.

Os acordos, que incluíram empréstimos chineses para o desenvolvimento de infraestrutura e equipamentos (com quantias não detalhadas), foram assinados em cerimônia ao fim do encontro entre Hu e Bashir, no Grande Palácio do Povo.

Na reunião, realizada após a habitual passagem em vista das tropas chinesas, Bashir classificou o presidente Hu de “amigo e irmão” e agradeceu a “calorosa acolhida”, importante para um líder que teve negado expressamente a entrada em muitas nações, incluindo vizinhos africanos.

Hu expressou sua confiança que a viagem de seu colega sudanês “consolide e desenvolva a tradicional amizade chinês-sudanesa e promova uma substancial cooperação”, e afirmou que a boa relação entre ambos os países continuará “apesar das mudanças internacionais ou da situação nacional no Sudão”.

No primeiro dia da viagem, na terça-feira, o presidente sudanês visitou a maior petrolífera chinesa e assinou acordo de cooperação com o Governo do Sudão, renovando o assinado há quatro anos.

Bashir chegou nesse mesmo dia à capital chinesa, um dia após o previsto, por problemas de até mesmo conseguir permissão para sobrevoar o espaço aéreo do Turcomenistão.

A viagem do presidente sudanês à China foi criticada por organizações pró-direitos humanos pelo fato de que Bashir tem ordem de prisão emitida pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) de Haia por crimes de guerra, contra a humanidade e genocídio em Darfur, onde 300 mil pessoas morreram desde o ano 2003.

Há quem cogite a possibilidade de que a ordem de captura do TPI fosse a verdadeira causa do atraso da chegada à China de Bashir, pela recusa de muitos países de que o avião presidencial cruze seu espaço aéreo (no entanto, Turcomenistão não é um país membro dessa instituição).

A ONG Human Rights Watch exigiu de Pequim que não recebesse e inclusive detivesse Bashir, mas na véspera, o Ministério de Relações Exteriores chinês insistiu em que o Sudão é “um país amigo”, e manifestou suas reservas com relação à ordem de captura do TPI, lembrando que China também não é membro do tribunal.

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

O racismo e a sonegação da história afrodescendente no Rio Grande do Sul

Entrevista especial com Jorge Euzébio Assumpção “Há uma apropriação do...

Atriz brasileira está no elenco de ‘Pantera Negra’, sucesso nos EUA

Nabiyah Be, de 26 anos, é filha do músico...

Sherrie Silver, a coreógrafa por trás do sucesso ‘This is America’, de Childish Gambino

Incensado pela crítica, o videoclipe de "This is America",...

Blocos afro completam 40 anos no carnaval de Salvador

  O batuque dos tambores, o colorido das fantasias, a...

para lembrar

spot_imgspot_img

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...
-+=