Jovens consideram problema da juventude africana comum aos demais países do continente

 

 

Luanda – Os problemas enfrentados actualmente pela juventude africana é comum aos jovens dos demais países do continente africano, segundo opinião de jovens participantes na recém terminada Cimeira dos Chefes de Estados e de Governos da União Africana.

Para o jovem empreendedor são-tomense, Dinca Amorim dos Santos, o acesso as instituições de ensino universitário é o principal problema da juventude do seu país, que , em sua opinião, também o é dos demais países de África.

“Muitos quando terminam o seu ensino secundário não têm muitas oportunidades para frequentar o ensino superior no próprio país ou mesmo no exterior”, disse, acrescentando que actualmente São Tomé tem uma Universidade privada que é muito cara e nem todos os jovens têm capacidade financeira para pagar.

Segundo referiu, o seu país regista também uma taxa de desemprego bastante alta, num país com uma população a volta de 200 mil habitantes e em que quase 70 porcento da população é jovem.

Uma outra questão que preocupa também a juventude são-tomense , de acordo com Dinca Amorim, é a infecção por HIV/SIDA que atingiu uma taxa de 1, 5 porcento, considerada elevada para um país de 200 mil habitantes.

Por isso, disse, é que nós os jovens defendemos uma política nacional para a juventude (o que falta em São Tomé), e que sejam alocadas mais verbas para os projectos juvenis , porque o sector da juventude é o que menos recebe dinheiro do Orçamento Geral do Estado.

Já a estudante universitária Trinidad Botey, da Guiné- Equatorial, espera que após a Cimeira os Estados africanos passem a olhar mais para os jovens, criando cada vez mais instituições de ensino universitário de qualidade e programas juvenis para a melhoria da sua capacidade.

“Gostaríamos de ter também cá, na Guiné-Equatorial, universidades com qualidade comparada a de outros países da Europa ou da América”, desabafou, referindo que muitos jovens, os que têm possibilidade, vão ao estrangeiro adquirir conhecimentos, o que não seria necessário se o país tivesse.

“A juventude equato-guinense tem muitas necessidades e a falta de emprego junta-se a este leque, assim como o acesso as tecnologias de informação “, acrescentou.

O país precisa de quadros em todas as áreas do saber, daí a necessidade dos Estados apoiarem cada vez mais a camada juvenil porque os jovens são a força motora de desenvolvimento de um país, concluiu.

Os Chefes de Estados e de Governo garantiram no final na sua 17ª Cimeira, que decorreu de 30 de Junho a 1 de Julho, em Malabo, Guiné Equatorial, o total apoio da União Africana à juventude africana, com vista a serem de facto substitutos capazes de suceder os líderes africanos e dar continuidade à luta no continente.

 

 

Fonte: Angola Press

+ sobre o tema

A literatura de Moçambique vista do outro lado do Atlântico

Faz-se agora o percurso inverso com estudiosos brasileiros,...

Cientista e Inventores Negros

Por: Nelson Pascarelli Filho Uma das opções para se ensinar...

Dicas de maquiagem para pele negra

A pele negra é mais resistente do que a...

Cenário político brasileiro desperta apreensão na Feira do Livro de Frankfurt

Nomes da literatura nacional e internacional falam sobre suas...

para lembrar

O que temos feito para combater o racismo à brasileira?

Conversamos com especialistas sobre a discriminação racial no país. Por:...

O longo caminho para a liberdade

Aqui estou, não como um profeta mas como um...

O massacre de 17 de novembro: Sobre raça e a república no Brasil

Uma história política marcada pelo imaginário da raça é,...

Mundo se transformou em voyeur da desgraça, diz Ari Candido

Cineasta e fotojornalista compartilha memórias pelo projeto Prosa dos...
spot_imgspot_img

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...
-+=