Secretário do Tesouro norte-americano diz que país vai honrar dívida

 

Brasília – O secretário de Estado do Tesouro norte-americano disse hoje (24) que o país não vai descumprir os pagamentos da dívida pública, ao mesmo tempo em que apelou por um entendimento entre democratas e republicanos para aumentar o teto da dívida.

“É impensável que o nosso país não honre as suas obrigações a tempo e horas”, disse Timothy Geithner, no momento em que governo e oposição continuam as negociações para elevar o teto da dívida antes de 2 de agosto.

As declarações do governante foram feitas em uma entrevista à CNN, que será transmitida hoje (24).

O governo pretende alcançar um acordo sobre a elevação do teto da dívida, fixado em US$ 14,29 trilhões e que, se não for feita antes de 2 de agosto, obrigará o governo norte-americano a anunciar a suspensão de pagamentos.

Geithner apelou ainda por um entendimento para evitar a ameaça de descumprimento nos Estados Unidos. Há nove dias que democratas e republicanos se mostram incapazes de um entendimento sobre o aumento do teto da dívida.

“A coisa mais importante é acabar com a ameaça de um descumprimento nos Estados Unidos durante 18 meses”, disse Geithner, citado pela agência de notícias France Presse. “Temos de sair [nesta questão] da arena política”, acrescentou, referindo-se à campanha para a eleição presidencial de novembro de 2012.

A reunião de sábado sobre a dívida pública norte-americana, entre o presidente Barack Obama e os líderes democratas e republicanos do Congresso, acabou sem acordo imediato, mas com perspectivas de se chegar a consenso nas próximas 24 horas.

Segundo a Casa Branca, Barack Obama reiterou a sua oposição a uma extensão da dívida de “curto prazo”, por considerar que esta poderia provocar uma redução da classificação da dívida, prejudicando a economia norte-americana e desencadeando novamente uma “batalha” sobre o aumento da dívida nos próximos meses.

Já o presidente da Câmara dos Representantes, John Boehner, disse aos congressistas do seu partido que desejava conseguir um compromisso sobre o teto da dívida pública norte-americana até o início da tarde deste domingo.

 

Fonte: Correio Braziliense

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

para lembrar

Colunista da BBC analisa raiva da classe média

Minha primeira geladeira e por que o Brasil de...

Brasileiro é eleito prefeito em pequena cidade na Itália

Adotado por família italiana aos dois meses de idade,...

Funcionárias públicas de SP podem ter de repor tempo da licença maternidade

Governador do Estado entrou com Adin no STF para...

O discurso consciente de Ronald, craque da Taça das Favelas, precisa ser ouvido

A Taça das Favelas conheceu neste sábado (27) seus...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...
-+=