Angola aumenta a presença de mulheres na sua representação nas Nações Unidas

O Ministério das Relações Exteriores vai colocar, em breve, uma diplomata na estrutura das Nações Unidas dedicada à mulher, anunciou sexta-feira, em Luanda, o secretário de Estado Manuel Augusto.

O governante garantiu que o Ministério das Relações Exteriores está a trabalhar com o Ministério da Família e Promoção da Mulher no sentido de, o mais breve possível, materializar este objectivo.

O secretário de Estado das Relações Exteriores, que falava no seminário subordinado ao tema “A participação da mulher angolana nos órgãos de tomada de decisão: Como preservar as conquistas alcançadas”, aconselhou as mulheres a promoverem o associativismo para preservar as conquistas alcançadas nos últimos anos. Manuel Augusto considera que o associativismo feminino deve ser desenvolvido com base em mecanismos próprios, como a rede de informação sobre a defesa dos direitos das mulheres.

O secretário de Estado das Relações Exteriores, Manuel Augusto, disse que ao Executivo cabe o papel preponderante na coordenação e avaliação dos progressos alcançados pela mulher, bem como a projecção das políticas tendentes à sua implementação.

Manuel Augusto recordou que foi proclamado o Decénio da Mulher Africana em 2010, no Quénia. Entre os objectivos desta iniciativa está a luta contra a pobreza e pela emancipação financeira da mulher, incluindo a garantia de emprego estável e igualdades de oportunidades. O encontro, em que participaram deputadas, mulheres com cargos no Executivo e da sociedade civil, foi organizado pelo grupo de mulheres parlamentares.

Angola é membro activo

A Missão de Angola junto das Nações Unidas, em Nova Iorque, é um dos três postos (em conjunto com as missões diplomáticas em Genebra e Viena) que representam os interesses do país no sistema da ONU. O representante permanente lidera a Missão de Angola, que dispõe de uma equipa de diplomatas e especialistas. A Missão fornece o núcleo de delegações de Angola para conferências e reuniões da ONU, em Nova York, incluindo sessões ordinárias e extraordinárias da Assembleia-Geral.

Uma das principais prioridades de Angola na agenda da ONU nos últimos anos tem sido a questão da paz no mundo, em África e, particularmente, na África subsahariana. Angola tem apoiado activamente o processo de consulta das Nações Unidas ao nível do Conselho de Segurança, para restaurar a ordem e a estabilidade no mundo. Pela primeira vez na história das Nações Unidas, no dia 12 de Maio de 2006, Angola garantiu a sua presença na Comissão de Consolidação da Paz. Em 23 de Junho de 2006, o então embaixador de Angola na ONU, Ismael Gaspar Martins, foi eleito por aclamação para um mandato de um ano como presidente da Comissão de Consolidação da Paz.

Fonte: Jornal da Angola

+ sobre o tema

JAGUARIÚNA: Prepara comemorações da Semana da Consciência Negra

Fonte: Portal Vermelho - Para celebrar a cultura negra...

Negro Homem, Negra Poesia: José Carlos Limeira

JOSÉ CARLOS LIMEIRA (1951-2016) In memorian Nasceu em Salvador Bahia Brasil, no...

Transnacionais avançam sobre Moçambique

Entre as exploradoras está a Vale, que em um...

para lembrar

Cantor Xande anuncia saída do Grupo Revelação para lançar carreira solo

    O vocalista do Grupo Revelação, Xande de Pilares, anunciou oficialmente...

Partido das Favelas ganha mais força

Estatuto é publicado no Diário Oficial da União. Criação...

Cartas de Mandela embaralham formação de líder com anseios do homem comum

Uma pessoa comum que passasse 27 anos presa por...

Ativista dos direitos civis nos EUA é acusada de fingir ser afro-americana

Uma ativista dos direitos civis americana, que dirige um...
spot_imgspot_img

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...
-+=