Para Solange paridade de gêneros é mais um avanço do PT Nacional rumo à igualdade de direitos

A Deputada Estadual Solange Duailibe (PT-TO) assegura que a obrigatoriedade da disposição igual de gênero

 

A Deputada Estadual Solange Duailibe (PT-TO) assegura que a obrigatoriedade da disposição igual de gênero, em todos os quadros de comando do partido, aprovada no IV Congresso Nacional do PT, em Brasília, neste fim de semana, representa mais um passo importante para a diminuição das desigualdades no Brasil.

De acordo com a parlamentar, ampliar os espaços de participação das mulheres, na composição das direções, delegações, comissões e cargos com funções específicas de secretarias, na estrutura partidária, é fazer justiça com as mulheres trabalhadoras e lutadoras desse País, incentivando-as a pleitearem e ocuparem cargos de poder.

“Estamos dando mais um passo para romper de vez, com um passado machista, fazendo justiça e reconhecendo a importância e a capacidade femininas, na estruturação de uma sociedade mais justa, igualitária e democrática” – enfatiza a deputada.

De acordo com Solange, a própria eleição de Dilma, como presidenta do Brasil, significou uma virada histórica e cultural, num país ainda marcado por discriminações de gênero, preconceitos e pelo racismo.

“Apesar de representarmos mais de 50% da população brasileira, temos menos de 10% de representação feminina no Congresso Nacional. Temos escolaridade superior à dos homens, mas continuamos a receber menores salários” – destaca a deputada, acrescentando que, para as mulheres negras, a situação é ainda pior.

Pelas mulheres

Solange Duailibe informa que ao ingressar na vida política, seja como parlamentar ou como primeira dama de Palmas, sempre trabalhou para reduzir o sofrimento das mulheres, provenientes dessas injustiças, através da criação Programa Mamãe a Bordo, que beneficia mães e recém-nascidos de baixa renda; do Programa Habitacional Meu Teto que priorizou mulheres carentes chefes de família com a aquisição da casa própria; do anteprojeto para a implantação do Auxílio Gestante, subsídio no valor de um salário mínimo, para as grávidas carentes, antes do parto.

“Requeremos recentemente, a criação da Procuradoria Especial da Mulher, na Assembléia Legislativa, para assegurar direitos conquistados pela mulher, bem como acompanhar e fiscalizar a discussão e execução de políticas públicas que venham garantir direitos já conquistados” – frisa Solange Duailibe.

 

 

Fonte: Surgiu 

+ sobre o tema

Sobrecarga doméstica de mulheres é problema de Estado, diz secretária da ONU

A divisão injusta de trabalho doméstico entre homens e...

PF prende cinco em flagrante em operação contra pornografia infantil

Balanço parcial da Operação Proteja Brasil ainda tem quarenta...

Por que tantas jovens amam o método do ‘coito interrompido’

Em muitos aspectos, a época atual é excepcionalmente boa...

Projeto reúne dados de violência contra lésbicas no Brasil

'As lésbicas são invisibilizadas em vida e em morte',...

para lembrar

Ringo Starr cancela show na Carolina do Norte em oposição à lei que discrimina pessoas LGBT

Depois de Bruce Springsteen, chegou a vez do ex-beatle...

Brasil recebe 3 milhões de dólares do Fundo para a Igualdade de Gênero

Projeto "Mais Direitos e Mais Poder para as Mulheres...

NOTA PÚBLICA: Eleição da Primeira Presidenta Brasileira

A eleição da Senhora Dilma Rousseff como primeira Presidenta...

13 situações de violência contra a mulher e por que denunciá-las

Neste ano, o lançamento da série da Netflix 13...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=