Vozes pela Igualdade – Exposição Jornais da Imprensa Negra Paulista do século XX

O coquetel de abertura da Exposição de Jornais da Imprensa Negra Paulista do século XX será realizado nessa segunda-feira – 21/11 – às 19 horas no Hall Monumental da Assembléia Legislativa de São Paulo – Avenida Pedro Álvares Cabral, 201 – Ibirapuera – São Paulo / SP . A exposição é aberta ao público em geral do dia 21 à 25 de novembro. A realização da mostra conta com o apoio do mandato do deputado estadual José Cândido (PT/SP).

A Exposição de Jornais da Imprensa Negra Paulista do século XX resgata o registro da vida social, da história de luta, sonhos e planos para a conquista do respeito e igualdade de toda a sociedade brasileira para com as comunidades negras da Capital Paulista e do interior do estado.

O jornalista José Correia Leite (1900 – 1989), criador os jornais O Clarim, Alvorada, Clarim d’Alvorada e Chibata e colaborador dos jornais A Raça e O Mutirão. Militante negro, Correia Leite foi um dos fundadores, em 1931, da Frente Negra Brasileira, mas se afastou por divergências ideológicas e, juntamente com José de Assis Barbosa, criou em 1932 o Clube Negro de Cultura Social. Em 1945, participou da criação da Associação dos Negros Brasileiros e do jornal Alvorada e em 1956, na Associação Cultural do Negro, fundou a revista Niger.

Com suas páginas amareladas, impressão ligeiramente desbotada, desgastados pelo tempo, mas ainda altivos, como seus fundadores e leitores, que faziam questão de demonstrar o orgulho por sua origem africana os jornais: Menelick,1915; A Rua,1916; O Xauter, 1916; O Alfinete, 1918; O Bandeirante, 1919; A Liberdade, 1919; A Sentinela, 1920; Kosmos, 1922; O Getulino, 1923; O Clarim, rebatizado de O Clarim d’Alvorada,1924; Elite, 1924; Auriverde, 1928; O Patrocínio, 1928; O Progresso, 1928; A Chibata, 1932 e A Voz da Raça, 1933, entre outros, fazem parte dessa história.

Os exemplares dessa exposição fazem parte do acervo de Estevão Maya Maya, militante, cantor erudito e musicólogo, preservando parte das origens da Imprensa Negra Paulista.

O projeto Vozes pela Igualdade neste mês da Consciência Negra, no Ano Internacional dos e das Afrodescendentes, estabelecido pelas Nações Unidas, tem o objetivo de contribuir para o fim da violência de gênero e raça e para a construção da igualdade e do fim da discriminação, por meio do estímulo à observação, à pesquisa e à reflexão sobre a cobertura jornalística dessa temática.

Realização:

Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

COJIRA – Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial

Coletivo da Mulher Jornalista

Organização

CELACC – Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação

Fonte: Grupos Mulheres Negras

+ sobre o tema

Meninas de comunidades pobres desfilam em busca de sonhos no Fashion Business

Oito meninas de comunidades pobres do Rio de Janeiro...

Shows de 1º de Maio de 2015 em são Bernado do Campo

Os shows do Dia do Trabalhador acontecem na sexta-feira, dia 1º...

Garota nigeriana de 10 anos é entrevistada pela revista Forbes

Uma garota nigeriana, de 10 anos, Zuriel Oduwole,...

para lembrar

Filme com Donald Glover e Rihanna será disponibilizado gratuitamente pela Amazon

Filme musical realizado em Cuba, 'Guava Island' é inspirado...

As duas caras de Pharrell Williams

Transforma em ouro tudo o que toca. É...

Premio Abdias Nascimento propõe a prática de um novo jornalismo

A prática de um jornalismo mais plural e alinhado...
spot_imgspot_img

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...
-+=