Aliança conservadora para Prefeitura de São Paulo vai dando água

A aliança conservadora para a disputa da Prefeitura de São Paulo está cada vez mais distante. A possibilidade de uma aliança entre o PSDB e PSD tem dado sinais negativos a partir dos últimos movimentos dos tucanos. No debate realizado na noite de segunda-feira entre os pré-candidatos do PSDB, a gestão de Gilberto Kassab foi atacada.

As críticas mais incisivas à gestão, da qual o PSDB também faz parte, partiram principalmente do secretário de meio ambiente do governo paulista Bruno Covas. Porém, os outros pré-candidatos também fizeram críticas.

Covas atacou os que defendem apoio ao candidato de Kassab e são contra a candidatura tucana, “aqueles que estão perto das benesses oficiais, mas longe do pulsar das ruas, estão tentando trabalhar contra, mas não vão conseguir”, disse.

O encontro, o primeiro de quatro que o partido pretende realizar na capital antes de realizar as prometidas prévias do partido, reuniu os secretários estaduais de Energia, José Aníbal, Meio Ambiente, Bruno Covas, e Cultura, Andrea Matarazzo, além do deputado federal Ricardo Tripoli.

Cabeça de chapa

O principal motivo de desavença entre os dois partidos é saber quem encabeça a possível aliança. Antes ventilada como possível, a candidatura do vice-governador Afif Domingos, ex-DEM e agora no PSD, agora é descartada por Alckmin. Em reunião no Palácio dos Bandeirantes, no sábado, com os quatro pré-candidatos tucanos, Alckmin descartou ceder a cabeça de chapa para o PSD na aliança pela Prefeitura. Foi a primeira fez que negou o acordo de maneira categórica.

O governador teria dito no encontro que o acordo para ceder a cabeça de chapa “só interessa a Kassab”. Lembrou que seu partido, o PSDB, tem uma aliança tradicional com o DEM – os tucanos trabalham ainda para fechar coligações com PP, PDT e PSB.

Serra

A desavença que ficou explícita nos últimos dias, mostra acima de tudo a disputa no próprio ninho tucano. Mais do que efeitos municipais, ela interfere no quadro político estadual e nacional. O ex-governador José Serra defende a aliança, inclusive a possibiliadade de ceder a cabeça de chapa ao PSD. Padrinho político de Kassab, interessa a Serra que ele saia fortalecido na disputa, o que também traz bônus para seu futuro político.

Na eleição de 2008 para a prefeitura, Serra, então governador de São Paulo, apoiou veladamente Kassab, naquela época no DEM. Alckmin foi condidato do PSDB contra a vontade de Serra, mas amparado por lideranças nacionais tucanas, como Aécio Neves. Kassab passou para o segundo turno e venceu a candidata petista Marta Suplicy, Alckmin ficou em terceiro.

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

para lembrar

Mia Couto: é preciso resolver o passado de Moçambique para curar o presente

    ESTEVAN MUNIZ/RBA Escritor vê seu país, Moçambique, enfrentar novo conflito,...

Sobre um menino dançante e sorridente! Por: Cidinha da Silva

E assim, sem mas, nem meio mas, Icu...

Negro como eu

por Edson Lopes Cardoso Na última sexta-feira (04/09/2009), o...

“A mobilização do território só foi possível graças ao trabalho que fazemos há 20 anos na Maré”

A operação, complexa, envolveu diferentes atores, mobilizou mais de...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...
-+=