“Não vejo racismo em propaganda de azeite”, diz líder negro

Ana Cláudia Barros

O coordenador nacional da União de Negros Pela Igualdade (Unegro), Jerônimo Silva Júnior, viu exagero na suspeita de racismo na propaganda do azeite Gallo que diz: “O nosso azeite é rico. O vidro escuro é o segurança”.

A peça, criada no ano passado pela agência AlmapBBDO para apresentar a nova embalagem do produto, será julgada pelo Conar – conselho responsável pela regulamentação da publicidade -, conforme noticiou a coluna Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo. O julgamento está previsto para o início de março, segundo informou a assessoria de comunicação do conselho a Terra Magazine.

– Não vi nada demais. Não vejo conotação racista. É só humor mesmo. Até porque, fala do escuro, não fala do negro, da raça – enfatizou Silva Júnior.

Para ele, o vidro escuro, cuja finalidade é proteger o produto da oxidação provocada pela luz, foi associado aos seguranças devido à cor das roupas usadas por estes profissionais.

– Eles vestem roupas escuras, independentemente de o segurança ser branco ou negro. Acho que precisamos ter cuidado com as nossas ações, para não banalizar as nossas reivindicações – argumentou.

Denúncia de um consumidor

De acordo com a assessoria do Conar, a denúncia foi feita por “um consumidor” que se incomodou com a propaganda – o órgão não aceita reclamações anônimas. O conselho considerou que a solicitação tinha fundamento e, com base nos artigos 19 e 20 do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, abriu um processo.

O artigo 19 diz que: “toda atividade publicitária deve caracterizar-se pelo respeito à dignidade da pessoa humana, à intimidade, ao interesse social, às instituições e símbolos nacionais, às autoridades constituídas e ao núcleo familiar”. Já o artigo 20 destaca que “nenhum anúncio deve favorecer ou estimular qualquer espécie de ofensa ou discriminação racial, social, política, religiosa ou de nacionalidade”.

 

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Joyce Ribeiro formaliza denúncia por racismo

Jornalista do SBT esteve na Delegacia Geral de Polícia...

Trayvon Martin: Acusado de matar por racismo é inocentado

George Zimmerman foi declarado inocente por um júri popular...

Clube croata viaja sem torcida devido ao racismo

Fonte: Lancenet! Adauto, do Zilina, defende punição a adversário da...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira...

para lembrar

Grafite, do Wolfsburg, estrela campanha contra o racismo na Alemanha

Atacante é uma das 100 personalidades que integram a...

Mulheres sofrem violência no asfalto ou na favela

Lei Maria da Penha, que completou oito anos ontem,...

EUA: negro morto pelas costas por policial branco é sepultado

Walter Scott, o motorista negro que foi morto pelas...

Diplomacia brasileira quer acabar com rótulo de masculina, branca e de pai para filho

Para tentar espelhar de forma mais representativa a realidade...
spot_imgspot_img

Aluna é vítima de racismo e gordofobia em jogo de queimada na escola

A família de uma adolescente de 15 anos estudante do 9º ano do Colégio Pódion, na 713 Norte, denunciou um caso de racismo e preconceito sofridos...

Atriz Samara Felippo presta depoimento em delegacia sobre caso de racismo contra filha em escola de SP

A atriz Samara Felippo chegou por volta das 10h desta terça-feira (30) na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, no Centro de São Paulo. Assista o...

Número de pessoas mortas pela PM paulista cresceu 138% no 1º trimestre

Dados divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública de São Paulo mostram que o número de pessoas mortas por policiais militares em serviço no...
-+=