Campanha contra racismo chega a Esporte e Polícia

Antonio Carlos Arruda, coordenador de Políticas para a População Negra e Indígena, da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, reuniu-se com a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo e a Polícia Civil para intensificar o 2º ano do Programa São Paulo Contra o Racismo.

O encontro tratou da importância de campanhas com caráter educativo para reduzir o número de crimes de racismo, em especial nos grandes eventos esportivos a caminho do Brasil – Copa do Mundo (2014) e Jogos Olímpicos (2016) –, e definir ações afirmativas ao programa.

Esportes

A Secretaria do Esporte Lazer e Turismo promove os jogos regionais em todo o Estado. Durante a reunião, com os delegados municipais para organização dos jogos deste ano, Arruda aproveitou para incluir a competição no Programa São Paulo Contra o Racismo.

A logomarca do programa será inserida nos diversos materiais utilizados nos jogos, nos uniformes dos atletas, em banners, cartazes e outros meios de divulgação. “Essa etapa da campanha tem papel educativo. Vamos também elaborar palestras para jovens atletas”, disse Arruda.

A área esportiva enfrenta problemas de discriminação racial, principalmente, em campo onde ocorre alta tensão entre os competidores. “Mesmo nas situações de extrema tensão dos jogos, não deve haver racismo. Por isso, precisamos orientar e educar os atletas”, explicou o coordenador.

Racismo no esporte é um problema internacional. “Jogares e atletas sofrem preconceito não só no Brasil, mas também na Europa e Estados Unidos”, disse Arruda.

Polícia Civil

Em seguida, Arruda foi ao Palácio da Polícia Civil para levar o programa ao alto comando da instituição. No encontro, o coordenador da Secretaria apresentou propostas de combate ao racismo ao delegado geral da Polícia Civil, Marcos Carneiro Lima, e a todos diretores de polícia do Estado de São Paulo.

A partir de agora, sempre que qualquer delegacia do Estado receber casos de racismo, a Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena será comunicada.

“Com essas informações, poderemos identificar onde ocorrem mais casos de discriminação, racismo e intolerância”, disse Arruda. O coordenador vê nessa troca de dados possibilidade de formular ações conjuntas que diminuam ocorrências e crimes”.

Arruda propôs também a inserção da logomarca do São Paulo Contra o Racismo no site da Polícia Civil, com link de acesso ao formulário de denúncias. “Procuramos a parceria com a Polícia Civil para a ampliação da campanha educativa e para a construção de um Brasil sem racismo e sem nenhuma forma de preconceito”.

Fonte: Governo do Estado

+ sobre o tema

“Identidade” e as subcamadas do racismo: O que é ser negro/negra?

Você é capaz de identificar todas as subcamadas que...

Caso Extra: Polícia ouve mais dois fiscais do Extra

S. Paulo - A Polícia de S. Paulo...

para lembrar

Jovem acusa supermercado de racismo em SP

Quando foi ao supermercado na tarde do último dia...

Casal posta foto em rede social e se tona vítima de racismo

Um casal de Muriaé postou uma foto,  em uma...

Supremo decide que injúria racial é imprescritível e pode ser equiparada ao crime de racismo

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (28), por 8 votos...

Governo pede investigação de racismo contra ‘Adelaide’, do Zorra Total

Secretaria da Igualdade Racial encaminhou denúncias recebidas ao Ministério...
spot_imgspot_img

Marca de maquiagem é criticada ao vender “tinta preta” para tom mais escuro de base

"De qual lado do meu rosto está a tinta preta e a base Youthforia?". Com cada metade do rosto coberto com um produto preto,...

Aluna é vítima de racismo e gordofobia em jogo de queimada na escola

A família de uma adolescente de 15 anos estudante do 9º ano do Colégio Pódion, na 713 Norte, denunciou um caso de racismo e preconceito sofridos...

Atriz Samara Felippo presta depoimento em delegacia sobre caso de racismo contra filha em escola de SP

A atriz Samara Felippo chegou por volta das 10h desta terça-feira (30) na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, no Centro de São Paulo. Assista o...
-+=