Menos da metade dos latino-americanos aprova gestão de Barack Obama

Por: France Presse

 

Washington – A popularidade do presidente americano, Barack Obama, caiu drasticamente nos últimos dois anos na América Latina, e atualmente apenas 47% dos cidadãos da região aprovam sua gestão, segundo uma pesquisa da empresa Gallup publicada nesta quinta-feira (12/4).

O presidente tinha uma popularidade de 62% em 2009, e desde então “muitos latino-americanos perderam a fé na capacidade de Obama de reforçar os laços entre a América Latina e os Estados Unidos”, afirmou o estudo, realizado a partir de entrevistas com 1.000 cidadãos da região.

A Gallup concluiu na pesquisa de 2011 que apenas 24% dos latino-americanos acreditavam que as relações iam se fortalecer com Obama, uma queda de 20 pontos percentuais em relação a 2009, lembrou a empresa. Tudo isso sugere que “Obama enfrentará uma audiência cética na Cúpula” das Américas que ocorre em Cartagena das Índias (Colômbia) neste fim de semana, completou o texto.

No México, a queda de popularidade foi espetacular: apenas 19% dos mexicanos acreditam que as relações melhorarão com Obama, que se apresenta à reeleição em novembro. Dezessete por cento dos venezuelanos pensam o mesmo, a mesma porcentagem entre os bolivianos. Apenas 13% dos guatemaltecos pensam que as relações podem melhorar.

A VI Cúpula das Américas ocorre este fim de semana em Cartagena das Índias, com a presença confirmada de todos os presidentes da região, com exceção do cubano Raúl Castro, que não foi convidado, e do equatoriano Rafael Correa, que decidiu não participar em protesto pela ausência de Cuba.

 

 

Fonte: Correio Braziliense

+ sobre o tema

Mulheres em cargos de liderança ganham 78% do salário dos homens na mesma função

As mulheres ainda são minoria nos cargos de liderança...

‘O 25 de abril começou em África’

No cinquentenário da Revolução dos Cravos, é importante destacar as...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

para lembrar

Em meio a protestos, deputados derrubam projeto que proíbe sacrifício de animais

Por 11 votos contrários e um a favor, parlamentares...

É a lama, é a lama

Estão soterrados o Estado (brasileiro) e o estado (Rio...

O novo cenário nacional das eleições municipais de 2016

Gosto de eleições. Desde criança. Com o passar dos...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na terça-feira que Portugal foi responsável por crimes cometidos durante a escravidão transatlântica e a era...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...
-+=