Em viagem de campanha, Obama promete combate à violência armada

O presidente dos EUA, Barack Obama, prometeu na quarta-feira cooperar com líderes de todos os matizes políticos para “chegar a um consenso” sobre como reduzir a violência armada no país, questão que entrou na atual campanha eleitoral depois do massacre da semana passada no Estado do Colorado.

Encerrando uma viagem de vários dias que começou em Aurora, no Colorado, onde ele se reuniu com sobreviventes e familiares de vítimas do massacre do cinema, Obama disse a uma plateia majoritariamente afro-americana que tragédias como essas se repetem diariamente, em escala menor, nas cidades do país inteiro.

“A cada dia e meio o número de jovens que perdemos para a violência é mais ou menos o mesmo número de pessoas que perdemos naquele cinema”, disse Obama à Liga Nacional Urbana, entidade que promove os direitos civis e a melhoria econômica dos afro-americanos.

“Vou continuar a trabalhar com membros de ambos os partidos e com grupos religiosos e com grupos cívicos para chegarmos a um consenso a respeito da redução da violência”, afirmou o presidente, candidato à reeleição em novembro.

Mas Obama teve o cuidado de não fazer propostas que assustem os proprietários de armas e que inflamem seus adversários republicanos. O presidente fez questão de enfatizar seu apoio à Segunda Emenda da Constituição, que abrange o direito ao porte de arma.

“Reconhecemos as tradições de propriedade de armas que passaram de geração para geração, que a caça e o tiro são parte de um valorizado patrimônio nacional”, disse Obama. “Mas também acredito que muitos proprietários de armas concordam que o lugar das AK-47s é nas mãos de soldados, não nas mãos de criminosos. Que o lugar delas é no campo de batalha da guerra, não nas ruas das nossas cidades.”

Obama não fez propostas novas para o controle de armas, mas disse que a verificação do prontuário de compradores de armas ficou mais rigorosa desde sua posse.

O republicano Mitt Romney, virtual adversário de Obama nas eleições de 6 de novembro, disse nesta semana que leis adicionais não teriam impedido o massacre do Colorado. O pré-candidato defendeu medidas de controle de armas no passado.

Na madrugada de quinta para sexta-feira da semana passada, um ex-estudante de neurociência entrou armado e com blindagem corporal em um cinema de Aurora, onde atirou indiscriminadamente contra a plateia na estreia do filme “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge”, deixando 12 mortos e 58 feridos.

 

 

Fonte: M.Estadão

+ sobre o tema

O Estado emerge

Mais uma vez, em quatro anos, a relevância do...

Extremo climático no Brasil joga luz sobre anomalias no planeta, diz ONU

As inundações no Rio Grande do Sul são um...

IR 2024: a um mês do prazo final, mais da metade ainda não entregou a declaração

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda...

Mulheres em cargos de liderança ganham 78% do salário dos homens na mesma função

As mulheres ainda são minoria nos cargos de liderança...

para lembrar

Em vídeo, ex-professora de Serra e Dilma pede votos à petista

Ex-professora dos dois principais candidatos à Presidência, a economista...

Os náufragos africanos e o naufrágio moral da Europa – Por:Eduardo Febbro

  Paris - As máscaras do bem caem como...

Um mundo de passado

Os jovens costumam se referir aos velhos como os...

Os adultos falharam

Sensação de medo e transtornos psiquiátricos em crianças e...

‘O 25 de abril começou em África’

No cinquentenário da Revolução dos Cravos, é importante destacar as raízes africanas do movimento que culminou na queda da ditadura em Portugal. O 25 de abril...

IBGE: número de domicílios com pessoas em insegurança alimentar grave em SP cresce 37% em 5 anos e passa de 500 mil famílias

O número de domicílios com pessoas em insegurança alimentar grave no estado de São Paulo aumentou 37% em cinco anos, segundo dados do Instituto...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação de desnutrição aguda, a ONU alerta que o mundo dificilmente atingirá a meta estabelecida no...
-+=