Senado uruguaio aprova descriminalização do aborto

Texto estabelece procedimentos e atendimento na rede pública e privada

 

O Senado do Uruguai aprovou na quarta-feira (17) o projeto de lei que descriminaliza o aborto. O projeto teve 17 votos a favor e 14 contra e agora segue para sanção presidencial. Por sua vez, José Mujica já deixou claro que não vetará a decisão do Parlamente sobre este assunto, o que significa que será sancionado e se tornará lei.

O projeto cria uma série de procedimentos para a mulher que quer interromper a gravidez e impede que ela seja tratada como criminosa. A gestante que queira abortar deve, antes, passar por consulta na qual deve manifestar o desejo de interromper a gravidez.

Comitê Multidisciplinar

A partir daí, ela será encaminhada a um comitê formado por ginecologista, psicólogo e assistente social, que lhe darão todas as informações sobre o procedimento; a mulher deve explicar as razões pelas quais tomou a decisão. Ainda terá 5 dias para refletir sobre a decisão; caso mantenha a decisão, o procedimento será feito imediatamente e sem obstáculos em hospitais públicos ou privados.

O projeto também mantém o aborto legalizado – até a 14ª semana – para casos de risco de vida para a mulher, mal formações do feto incompatíveis com a vida após o nascimento e em caso de estupro. O texto proíbe o procedimento para mulheres estrangeiras.

Debates

Desde 2008 o país discute a descriminalização do aborto, quando o então presidente Taberé Vázquez vetou artigos da lei de saúde sexual e reprodutiva que desciminalizavam o procedimento.

Segundo números do coletivo Mujeres y Salud en Uruguay, são realizados por ano cerca de 30 mil abortos no Uruguai – pouco menos que o número de nascimentos, que no ano passado foi 46.706, segundo o Ministério de Saúde.

Entre 1934 e 38, o aborto foi legal no país – desde 1985, com a redemocratização, se discute no Parlamento projetos de descriminalização.

Com informações do Senado uruguaio

 

Fonte: Caros Amigos

+ sobre o tema

Metrô de Buenos Aires inaugura placa em homenagem a Marielle Franco

A estação "Rio de Janeiro" do metrô de Buenos...

Adolescente canadense comete suicídio após sofrer bullying por estupro

Jovem teria sofrido bullying por causa de uma foto...

Não se pode ser, ao mesmo tempo, feminista e sionista

Próximo ao checkpoint de Qalandiya na Cisjordânia, vejo quando...

Especialização em Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos: inscrições até 17/12

Estão abertas, até 17 de dezembro, as inscrições para...

para lembrar

“Ter Carolina de Jesus na UEM é para se comemorar”, diz especialista

A mestre em Ciências Sociais Lilían Amorim Carvalho estudou...

Adolescente com hidrocefalia conta como superou bullying e decidiu virar cantora

Angel Wanjiru, de 14 anos, tem hidrocefalia congênita. Quando...

Homossexuais utilizam redes sociais contra o preconceito

Quando foi agredida pelo segurança de uma boate por...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=