Lula recebe prêmio Indira Gandhi do presidente indiano Mukherjee

Nova Délhi, 22 nov (EFE).- O presidente indiano, Pranab Mukherjee, entregou nesta quinta-feira ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva o prêmio Indira Gandhi Pela Paz, Desarmamento e Desenvolvimento 2010.

O ato foi celebrado no Rashtrapati Bhavan (palácio presidencial) de Nova Délhi, onde Mukherjee ressaltou que Lula merece o prêmio por sua defesa desses três princípios, que “foram os mesmos que defenderam Indira Gandhi e Mahatma Gandhi”.

Segundo o site do Instituto Lula, “a cerimônia de entrega estava prevista para acontecer em 22 de novembro de 2011, mas o ex-presidente cancelou a viagem (…) para tratar do câncer que havia recém descoberto”.

Após agradecer “de coração” a placa comemorativa com o reconhecimento, Lula destacou que o prêmio “não pertence a mim, mas ao povo brasileiro”.

“O povo brasileiro soube compreender que sem a luta pela paz e a democracia não teria sido possível construir o Brasil que temos hoje em dia”, explicou.

Lula se referiu depois à influência que o pensamento de Mahatma Gandhi teve sobre ele. O petista revelou que “descobri o conceito indiano da paz e da democracia com a leitura das doutrinas do Mahatma Gandhi, que mudou minha vida, então como sindicalista, e inspirou depois o que seria minha vida política”.

Lula comentou sobre a continuação da crise econômica internacional, sobre a que se mostrou muito crítico e quis deixar claro que “não foi originada pelos povos”, atribuindo-a, sem rodeios, à “especulação e a irresponsabilidade do poder financeiro”.

“O mundo precisa de uma liderança que não faça políticas em favor do mercado, mas do povo”, disse.

Na cerimônia também discursou o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, que ressaltou “a preocupação de Lula pelos setores menos favorecidos”, e lembrou “a notável transformação econômica e social do Brasil durante seu mandato”.

Além disso tomou a palavra a nora de Indira Gandhi, viúva de seu filho Rajiv Gandhi – ambos assassinados – e atual presidente do governante Partido do Congresso, Sonia Gandhi, que descreveu Lula como “um dos mais carismáticos líderes de nossa geração”.

O prêmio Indira Gandhi já foi entregue a personalidades como o ex-presidente soviético Mikhail Gorbachev, o ex-presidente americano Jimmy Carter e o antigo secretário-geral da ONU, Kofi Annan. EFE

 

 

Fonte: Yahoo 

+ sobre o tema

“Pérola Negra: Ruth de Souza” traça panorama da carreira da atriz

Mostra que entra em cartaz no CCBB traz 25...

‘Vou sempre apoiar e incentivar diretores negros’,diz Spike Lee

Spike Lee venceu o Grande Prêmio do Júri do...

Toni Morrison

- Nascida em: 18 de fevereiro de 1931 (78 anos),...

Seu Jorge vai ser Jimi Hendrix no cinema

Seu Jorge está de malas aviadas para Los Angeles...

para lembrar

Epsy Campbell Barr

Epsy Campbell Barr é ativista feminista e antiracista e...

Giannis Antetokounmpo, estrela da NBA vira orgulho de uma Grécia que não o aceitava

Filho de nigerianos, Giannis Antetokounmpo teve infância difícil em...

Mãe Stella será homenageada na Academia de Letras da Bahia

Se estivese viva, nesta quinta-feira (2), Mãe Stella de...

Dentinho tem o videogame roubado na Áustria

Os brasileiros Dentinho, Alex Teixeira e Douglas Costa...
spot_imgspot_img

Iza anuncia que terá uma menina e o nome será Nala

O primeiro bebê de Iza e Yuri Lima já teve o sexo revelado: será uma menina. A cantora contou a novidade aos fãs na noite desta segunda-feira (13),...

Mães e Pais de Santo criam rede de solidariedade para apoiar comunidades de matriz africana afetadas no Sul

Quando a situação das enchentes se agravou no Rio Grande do Sul, Ialorixás e Babalorixás da cidade de Alvorada, região metropolitana de Porto Alegre,...

14 de maio e a Revolta dos Malês

Quem passa pelo Campo da Pólvora, em Salvador, nem imagina que aquela praça, onde ironicamente hoje se encontra o Fórum Ruy Barbosa, foi palco...
-+=