‘Vou sempre apoiar e incentivar diretores negros’,diz Spike Lee

Spike Lee venceu o Grande Prêmio do Júri do Festival de Cannes ano passado, com “Infiltrado na Klan”, filme que rendeu sua primeira indicação ao Oscar de melhor diretor. Apesar de lançar a maioria dos seus trabalhos no festival francês, é no concorrente direto da Riviera, o Festival de Veneza, que ele vem apresentar seus projetos alternativos.

Por Janaina Pereira, do Hypeness

Spike Lee. (Foto: Getty Images)

Na 76 edição de Veneza, o cineasta americano lançou “American Skin”, documentário sobre racismo dirigido por Nate Parker. Em entrevista ao Hypeness, Lee contou porque se colocou a frente do projeto. “Vou sempre apoiar e incentivar os diretores negros”, disse.

Ele acrescentou que é amigo de Parker, e jovens cineastas precisam de um mentor. “Fazia muito, muito tempo que não me emocionava com um projeto. E quando Nate me contou do filme, que ele estava escrevendo e produzindo sozinho, eu quis ajudar. Lançar aqui em Veneza é importante, e vim apresentar “American Skin” para dar mais força, assim as pessoas vão ver esse documentário e se emocionar como eu”.

O apoio de Spike Lee a Nate Parker também passa por um assunto delicado: em sua estreia nos cinemas, em 2017, Parker conquistou o prêmio no Festival de Sundance com o filme “Birth of Nation”. Aclamado e prestigiado, estava cotado ao Oscar no ano seguinte. No meio do caminho, acusações de que ele estuprou uma jovem quando era mais jovem caíram na mídia, e “Birth of Nation” não só saiu da disputa do Oscar, como também teve sua distribuição mundial prejudicada.

Lee não quis comentar as acusações que recaem sobre seu pupilo Nate Parker. O cineasta preferiu mudar o assunto e atacou o presidente americano Donald Trump. “Aquele homem, e eu me recuso a dizer o nome dele, arrancou crianças dos braços de suas mães, trancou em gaiolas e não se preocupou até hoje em reunir essas famílias novamente”.

Na opinião de Spike Lee, negros, mulheres e imigrantes estão na mesma situação em boa parte do planeta, especialmente nos Estados Unidos: fazem parte de um grupo preterido pelos líderes mundiais. “O presidente de um país tem uma posição de liderança. Ele deve inspirar um povo. No caso do meu país, o presidente é um louco”, finalizou.

+ sobre o tema

A Origem e Consolidação do Racismo no Brasil II

2. A Escravidão de Mouros e Pretos em Portugal ESCRITO...

Grande Otelo

Sebastião Bernardes de Souza Prata (Uberlândia MG 1915 1...

Migrações negras no pós-abolição do sudeste cafeeiro (1888-1940)

O presente artigo tem por objetivo analisar o processo...

Travessias da Cor: O sonho brasileiro

A estabilidade de democracia e uma economia em desenvolvimento...

para lembrar

“Delação premiada” na Conjuração Baiana de 1798

“Delação premiada” na Conjuração Baiana de 1798 Por Emiliano José e...

ONU admite culpa por surto de cólera no Haiti

Cerca de seis anos após a epidemia de cólera...

Bumba meu boi é uma ópera popular reveladora do inconformismo

As festas juninas resistem, notadamente no Nordeste. Cada Estado...
spot_imgspot_img

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...
-+=