O culpado da vez

por fernanda pompeu

Esta semana fui comprar um remédio de uso contínuo para minha mãe. O plano de saúde dela oferece um desconto considerável no preço final. Aí sem pedir licença entrou o estresse. A moça da farmácia avisou que não me venderia as pílulas com desconto.

Antes que eu abrisse a boca, ela me calou: “O sistema travou”. “Qual sistema?”, perguntei. Com narizinho para cima respondeu: “O Sistema!”. Entendi que no lugar de dizer sistema, ela poderia ter dito “Deus”.

Da mesma forma que não adianta se insurgir contra o Criador, é inútil protestar contra O Sistema. Ele é onipresente e onisciente. Isto é, está em toda parte e tudo sabe. É o guardião de nossos dados e pecados.

Para quem, como eu, foi jovem nos anos 1970/80 temer o travamento do sistema soa engraçado. Pois, vivendo sob uma ditadura militar, tudo que ansiávamos era a queda do sistema. Este nada tinha de digital, o sistema então era o governo com suas repressões.

Mas sol se põe, lua surge, sol renasce. Hoje você fica sem tv, sem internet, sem cirurgia, sem namoro caso o sistema caia. Pior, ele não tem Sac, ouvidoria, ombudsman, Procon para a gente reclamar. Está acima do justo, do razoável, do solidário.

Ele também não apresenta materialidade. O que lhe dá um ar sobrenatural, fantasmagórico até. Um OVNI que quando funciona é o amigo. Quando falha vira o inimigo de primeiro grau. Ou a desculpa perfeita.

Minha senhora não posso fazer nada, é o sistema. O seu pagamento está dependendo da atualização do sistema. Por falha do sistema sua reserva neste voo não pôde ser confirmada. Não temos previsão de quando o sistema voltará a operar.

Penso que o sistema é uma espécie de bode expiatório. Houve uma época, da qual não sinto saudades, em que o bode expiatório era o comunismo. Fulano acusado de ser comunista perdia emprego, era preso, torturado.

A ditadura felizmente foi derrubada. Seu poder passou. O que todavia não passou é a vontade de encontrar um culpado. De preferência fora de nós.

Imagem: Régine Ferrandis.

+ sobre o tema

Mulheres em cargos de liderança ganham 78% do salário dos homens na mesma função

As mulheres ainda são minoria nos cargos de liderança...

‘O 25 de abril começou em África’

No cinquentenário da Revolução dos Cravos, é importante destacar as...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

para lembrar

Marina diz que é contra testes com células-tronco embrionárias

Por: FÁBIO GUIBU   Um dia após o...

Eu sou coluna de aço! Se quer passar, arrodeia! – Por Cidinha da Silva

Por Cidinha da Silva Yeda Castro proclamou feliz e orgulhosa:...

Obama limita uso de arsenal nuclear dos EUA

Por: CRISTINA FIBE Armas atômicas não serão empregadas contra países...

Borba Gato deve cair

Por quais estátuas os sinos do nosso luto dobram,...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na terça-feira que Portugal foi responsável por crimes cometidos durante a escravidão transatlântica e a era...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...
-+=