Mandela apela à paz na África do Sul por ocasião do 20º aniversário do assassinato do líder do Partido Comunista Sul-africano, Chris Hani

Madiba (Mandela) lançou este apelo por ocasião da comemoração do 20º aniversário do assassinato do líder do Partido Comunista Sul-africano, Chris Hani, que influenciou nitidamente o curso da história neste país.

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela lançou quarta-feira um apelo à calma dirigido ao país e apresentou calorosamente “a mão a todos os sul-africanos brancos e negros”.

Madiba (Mandela) lançou este apelo por ocasião da comemoração do  20º aniversário do assassinato do líder do Partido Comunista Sul-africano, Chris Hani, que influenciou nitidamente o curso da história neste país.

Mandela lembrou que, enquanto um homem branco, “cheio de preconceitos e de ódio”, cometeu esse ato, uma mulher branca que assistiu ao incidente alertou a Polícia.

O Congresso Nacional Africano (ANC, no poder),  prestou homenagem a Hani na mesma ocasião, afirmando que ele teria desempenhado um papel importante no Governo se tivesse sobrevivido.

“Os ideais para os quais ele viveu são os ideais que nos inspiram enquanto continuamos arduamente a luta pela emancipação económica, contra o racismo e por uma vida melhor para todos os sul-africanos”, declarou o porta-voz do ANC, Jackson Mthembu.

“Nós consideramos este período de comemoração como um período de renovamento do nosso compromisso de finalizar a tarefa que consiste em gozar plenamente da nossa libertação”, disse.

Vários milhões de sul-africanos assinalaram  esse assassinato considerado como uma fase na escalada da tensão racial na África do Sul.

Hani foi assassinado a 10 de abril de 1993 diante da sua casa, no subúrbio de Boksburg, perto de Joanesburgo (a capital económica do país), a oeste de Pretória (capital política),  por um imigrante polaco de extrema-direita identificado como Janusz Walus.

Walus e o seu cúmplice, Clive Derby-Lewis, foram condenados à morte por este crime, mas as suas penas foram comutadas em prisão perpétua e, portanto, continuam presos.

+ sobre o tema

Yzalú: Alma Negra

Yzalú: Alma Negra. Confira a canção abaixo: ** ESTE ARTIGO...

Novo Capitão América da Marvel será negro

Capitão América, interpretado por Chris Evans no cinema, irá passar...

ABRIL MES DE LA HERENCIA AFRICANA EN HONDURAS DECRETO 330-2002

  INVITACION   La Organización de Desarrollo Étnico...

Basquiat leva 3 000 pessoas ao CCBB na abertura de exposição

Retrospectiva foi inaugurada na quinta (25); ingressos para o...

para lembrar

Afro Peruvian Leaders Receive Violence Threats After Protests over Racist TV Characters

Despite threats, Afro Peruvian activists pledge to continue fighting...

Sesc EntreDança 2019 : O corpo negro narrativas autorais

Cinco semanas de protagonismo negro na dança. Enviado para...

Olodum comemora 44 anos com show no Pelourinho

Maior grupo percussista da Bahia, o Olodum comemora nesta...

Jovens consideram problema da juventude africana comum aos demais países do continente

    Luanda – Os problemas enfrentados actualmente pela juventude africana...
spot_imgspot_img

14 de maio e a Revolta dos Malês

Quem passa pelo Campo da Pólvora, em Salvador, nem imagina que aquela praça, onde ironicamente hoje se encontra o Fórum Ruy Barbosa, foi palco...

Dia 21, Maurício Pazz se apresenta pela primeira vez no Instrumental Sesc Brasil

Maurício Pazz, paulistano, nos convida a mergulhar nos diferentes sotaques oriundos das diásporas africanas no Brasil. No repertório, composições musicais do próprio artista, bem...

Mães e Pais de Santo criam rede de solidariedade para apoiar comunidades de matriz africana afetadas no Sul

Quando a situação das enchentes se agravou no Rio Grande do Sul, Ialorixás e Babalorixás da cidade de Alvorada, região metropolitana de Porto Alegre,...
-+=