Mandela apela à paz na África do Sul por ocasião do 20º aniversário do assassinato do líder do Partido Comunista Sul-africano, Chris Hani

Madiba (Mandela) lançou este apelo por ocasião da comemoração do 20º aniversário do assassinato do líder do Partido Comunista Sul-africano, Chris Hani, que influenciou nitidamente o curso da história neste país.

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela lançou quarta-feira um apelo à calma dirigido ao país e apresentou calorosamente “a mão a todos os sul-africanos brancos e negros”.

Madiba (Mandela) lançou este apelo por ocasião da comemoração do  20º aniversário do assassinato do líder do Partido Comunista Sul-africano, Chris Hani, que influenciou nitidamente o curso da história neste país.

Mandela lembrou que, enquanto um homem branco, “cheio de preconceitos e de ódio”, cometeu esse ato, uma mulher branca que assistiu ao incidente alertou a Polícia.

O Congresso Nacional Africano (ANC, no poder),  prestou homenagem a Hani na mesma ocasião, afirmando que ele teria desempenhado um papel importante no Governo se tivesse sobrevivido.

“Os ideais para os quais ele viveu são os ideais que nos inspiram enquanto continuamos arduamente a luta pela emancipação económica, contra o racismo e por uma vida melhor para todos os sul-africanos”, declarou o porta-voz do ANC, Jackson Mthembu.

“Nós consideramos este período de comemoração como um período de renovamento do nosso compromisso de finalizar a tarefa que consiste em gozar plenamente da nossa libertação”, disse.

Vários milhões de sul-africanos assinalaram  esse assassinato considerado como uma fase na escalada da tensão racial na África do Sul.

Hani foi assassinado a 10 de abril de 1993 diante da sua casa, no subúrbio de Boksburg, perto de Joanesburgo (a capital económica do país), a oeste de Pretória (capital política),  por um imigrante polaco de extrema-direita identificado como Janusz Walus.

Walus e o seu cúmplice, Clive Derby-Lewis, foram condenados à morte por este crime, mas as suas penas foram comutadas em prisão perpétua e, portanto, continuam presos.

+ sobre o tema

Samora Machel

Samora Moisés Machel (Madragoa, Gaza, 29 de Setembro de...

Léopold Sédar Senghor

Senghor era de família aristocrática. O pai, serere, era...

Personalidades sul-africanas percorrerão país de moto para homenagear Mandela

Várias personalidades do mundo da cultura e dos negócios...

Estado de saúde de Mandela está muito melhor, de acordo com médicos

Joanesburgo - O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela está "muito...

para lembrar

20 anos da libertação de Nelson Mandela

20 anos da libertação de Nelson Mandela: em 11...

Mandela ‘está consciente’, diz porta-voz da África do Sul

O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, 94...

‘É a vontade de Deus’, diz ex-mulher sobre o estado de saúde de Mandela

A ex-mulher de Nelson Mandela visitou no domingo (30)...
spot_imgspot_img

Relações África-América Latina: o legado de Desmond Tutu

O falecimento do arcebispo anglicano sul-africano Desmond Tutu, em 26 de dezembro de 2021, nos faz recordar o pouco interesse latino-americano em temas africanos....

Nelson Mandela: quem foi, onde nasceu, quando foi preso e outras dúvidas

Saiba tudo sobre Nelson Mandela: quem foi, onde nasceu, quando foi preso e outras dúvidas. Comemorado em 18 de julho, o Dia Internacional Nelson Mandela...

Zindzi Mandela, filha de Nelson Mandela, morre na África do Sul

Zindzi Mandela, filha do ex-presidente da África do Sul e herói nacional Nelson Mandela, morreu. O anúncio foi feito pelo porta-voz do partido governista...
-+=