Mandela apela à paz na África do Sul por ocasião do 20º aniversário do assassinato do líder do Partido Comunista Sul-africano, Chris Hani

Madiba (Mandela) lançou este apelo por ocasião da comemoração do 20º aniversário do assassinato do líder do Partido Comunista Sul-africano, Chris Hani, que influenciou nitidamente o curso da história neste país.

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela lançou quarta-feira um apelo à calma dirigido ao país e apresentou calorosamente “a mão a todos os sul-africanos brancos e negros”.

Madiba (Mandela) lançou este apelo por ocasião da comemoração do  20º aniversário do assassinato do líder do Partido Comunista Sul-africano, Chris Hani, que influenciou nitidamente o curso da história neste país.

Mandela lembrou que, enquanto um homem branco, “cheio de preconceitos e de ódio”, cometeu esse ato, uma mulher branca que assistiu ao incidente alertou a Polícia.

O Congresso Nacional Africano (ANC, no poder),  prestou homenagem a Hani na mesma ocasião, afirmando que ele teria desempenhado um papel importante no Governo se tivesse sobrevivido.

“Os ideais para os quais ele viveu são os ideais que nos inspiram enquanto continuamos arduamente a luta pela emancipação económica, contra o racismo e por uma vida melhor para todos os sul-africanos”, declarou o porta-voz do ANC, Jackson Mthembu.

“Nós consideramos este período de comemoração como um período de renovamento do nosso compromisso de finalizar a tarefa que consiste em gozar plenamente da nossa libertação”, disse.

Vários milhões de sul-africanos assinalaram  esse assassinato considerado como uma fase na escalada da tensão racial na África do Sul.

Hani foi assassinado a 10 de abril de 1993 diante da sua casa, no subúrbio de Boksburg, perto de Joanesburgo (a capital económica do país), a oeste de Pretória (capital política),  por um imigrante polaco de extrema-direita identificado como Janusz Walus.

Walus e o seu cúmplice, Clive Derby-Lewis, foram condenados à morte por este crime, mas as suas penas foram comutadas em prisão perpétua e, portanto, continuam presos.

+ sobre o tema

Perdemos Sérgio Storch

Sérgio Storch estaria seguramente na Avenida Paulista, no próximo...

#VogueChallenge. Este desafio é de todos e pede mais diversidade na indústria da moda

Basta procurar pela hashtag #VogueChallenge no Instagram que em menos de nada...

Morte do presidente moçambicano Samora Machel ainda não foi esclarecida

A família do ex-presidente de Moçambique Samora Machel ainda...

Show de 86 anos da Vai-Vai reúne Seu Jorge, Racionais e Fundo de Quintal

A Vai-Vai, atual campeã do Carnaval de São Paulo,...

para lembrar

Novidade no pop nacional: grupo Donas mal chegou e já é viral no Spotify Brasil

Tem novidade na música brasileira! Essas meninas mal chegaram...

Circuito Favela Criativa chega à Zona Portuária

Depois de passar por Vila Kennedy, Rocinha, Manguinhos e...

Festival Ori comemora Dia da Consciência Negra com edição digital

Como celebração à cultura negra e em decorrência do...

Azoilda presente!

Foi com imenso pesar que recebemos a notícia do...
spot_imgspot_img

Festival Feira Preta tem shows de Luedji Luna, Tasha & Tracie e Marcelo D2 a partir de sexta no Parque Ibirapuera, em SP

Mais uma edição do Festival Feira Preta, um dos maiores eventos de cultura negra da América Latina, vai ser realizado a partir desta sexta-feira...

MinC vai lançar plataforma de streaming voltada ao audiovisual nacional

O Ministério da Cultura está se preparando para lançar, ainda no segundo semestre deste ano, uma plataforma de streaming dedicada à produção audiovisual brasileira. Idealizado pela Secretaria do Audiovisual...

Leci Brandão – Na Palma da Mão em curta temporada no Imperator

Com direção de Luiz Antonio Pilar e texto de Leonardo Bruno, musical que celebra vida e obra da artista se apresenta no Imperator Vencedor do Prêmio Shell de Teatro na categoria "Direção" Nome incontornável da música brasileira, compositora e intérprete de...
-+=