Panafricanismo galvaniza desenvolvimento de África

O vice-governador do Moxico para a esfera económica, Francisco Cambango, apontou hoje, sábado, no Luena, o Panafricanismo como uma ideologia que galvanizou o desenvolvimento do continente africano.
 
O responsável que falava numa palestra sob o tema “África 50 Anos”, em alusão ao aniversário da União Africana (UA), argumentou que o Panafricanismo foi criado para unir todos os povos africanos, como forma de potenciar a voz do continente no contexto internacional.
 
Em sua óptica, é um movimento político, filosófico e social que ajudou igualmente muitos países africanos a alcançarem as suas independências e promoveu a defesa dos direitos do povo africano, da unidade do continente e na diáspora.
 
Enalteceu o empenho de nacionalistas africanos como Agostinho Neto, Deolinda Rodrigues, Kwame Nkrumah, Nelson Mandela e outros que lutaram para libertar África das mãos dos colonialistas europeus.
 
Francisco Cambango acrescentou que África prosseguiu com os ideais de bem-estar, união e solidariedade, através da criação da Organização da Unidade Africana (OUA) em 25 de Maio de 1963, em Addis Abeba (Etiópia), hoje União Africana (UA).
 
Afirmou que actualmente alguns países europeus, asiáticos e americanos querem neocolonializar a África, através de diversas promessas para recuperar o privilégio que antes desfrutavam.
 
 

Panafricanismo na figura de Agostinho Neto

Leia mais sobre os Líderes Africanos

 
Fonte: Angopp

+ sobre o tema

Jesús Chucho Garcia – Las masacres contra afrodencendientes

Por Jesús Chucho Garcia**** **** El holocausto mas grande...

Integrante do Milli Vanilli gravará álbum com um dos dubladores da dupla

Um intérprete e um dos verdadeiros cantores da dupla...

Ilê Aiyê elege a sua Deusa do Ébano 2012 – 28-01

Vem ai mais uma edição da Noite da Beleza...

8 razões para ver ‘Os Oito Odiados’, o oitavo filme de Quentin Tarantino

O novo filme de Tarantino, Os Oito Odiados, entra...

para lembrar

Não Vote No Inimigo

Mais de 144 milhões de eleitores deverão ir às...

Negro na América: A nova terra prometida, o Vale do Silício

por Hernani Francisco da Silva O documentário da CNN "Negro...
spot_imgspot_img

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...
-+=