Texto do espetáculo “Namibia,não!” é selecionado para Colóquio em Berlim e pode ter versão traduzida para o Alemão

O texto Namíbia, Não!, de Aldri Anunciação, é  tema de palestra em Colóquio Internacional Sobre Literatura Brasileira Contemporânea realizado no Ibero-Amerikanisches Institut, em Berlim, dias 11 e 12 de março. O evento é uma produção do referido instituto e da Université Paris-Sorbonne (França), da Freie Universität de Berlin e da Universidade de Brasília.

 

A palestra “Uma comédia negra: Namíbia, não!, de Aldri Anunciação”, será ministrada pelo professor alemão Henry Thorau (Universität Trier) hoje, 12 de março, às 11h45 (horário da Alemanha), no Ibero-Amerikanishes Institut, em Berlim.

 

Aldri Anunciação é idealizador da Mostra Nova Dramaturgia da Melanina Acentuada, também teve seus textos lidos por lá e Namíbia,Não! foi encenada durante o evento que ocupa o Teatro de Arena Eugênio Kusnet, em São Paulo, de novembro de 2012 até o fim deste mês. É o jovem autor negro que tem dado foco à Dramaturgia Negra Brasileira teatral nos meios midiáticos e de crítica para além do movimento negro.

livro-namibia-nao

Neste colóquio na Alemanha, por iniciativa do professor Henry Thorau (da Universität Trier, também tradutor oficial da obra de Nelson Rodrigues e Augusto Boal na Alemanha), a dramaturgia negra brasileira torna-se objeto de estudo e ganha destaque no exterior. Em breve Namíbia, Não! poderá ser traduzida e publicada em alemão.

 

Sobre o assunto, Aldri Anunciação comenta: “A inserção de dramaturgia nas rodas e mesas de literatura significa a abertura de um canal rico de intercâmbio de linguagens. Neste colóquio, eles inserem o texto teatral Namíbia, Não! e o roteiro de cinema Diários de Motocicleta, de Walter Salles. Somos, com imensa honra, os únicos representantes de teatro e cinema neste Colóquio de Literatura Brasileira”, finaliza.

 

A programação completa e informações do Colóquio Internacional Sobre Literatura Brasileira Contemporânea pode ser conferida através deste link: http://www.gelbc.com.br/atividades_andamento.html


Na Bahia, quem quiser ver o espetáculo Namíbia,não! tem até o dia 31 de março para conferí-lo aos sábados (21h) e domingos (20h), no Teatro Sesc Casa do Comércio, em Salvador.

+ sobre o tema

O ressurgimento do kouri-vini, língua perdida dos EUA nascida da escravidão

No bar Hideaway on Lee, na cidade de Lafayette,...

Como Dona Ivone Lara se afirmou, “pisando devagarinho”, no mundo masculino do samba

Se até hoje contam-se nos dedos as mulheres que...

A desafricanização do samba – Por Nei Lopes

Contra obstáculos que o afastam das raízes, ritmo baiano...

Adolescente neonazi fue detenido tras golpear brutalmente a ciudadano cubano

Por: Juan Piñango Carabineros encontró al joven vociferando consignas...

para lembrar

Campbell acepta derrota, pero critica elección interna

 Ernesto Rivera y Esteban Oviedo | [email protected] | Publicado:...

Moçambique: Novo “eldorado” africano

Em busca de parcerias técnicas e formação profissional,...

Cortes e Penteados para Cabelos Afros que vão bombar entre os homens em 2016!

Ano passado escrevi  um post que bombou com dicas...

“Escravidão ainda é uma memória recente da sociedade brasileira”

O historiador Flávio dos Santos Gomes, autor de livro...
spot_imgspot_img

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...
-+=