O II AfroFestival Internacional do Panamá comemora as contribuições da comunidade afrodescendente no país

O II AfroFestival Internacional do Panamá, uma iniciativa da Rede de Mulheres Afro-panamenhas, a Fundação Centro da Mulher Panamenha CEMP, o Centro de Estudos Afro-panamenhos (CEDEAP) e a Fundação da Etnia de Colón, celebrou-se durante os dias 22 a 25 de maio. Este projeto é concebido sob o prisma do resgate da riquíssima herança afrodescendente do Panamá, e dedica todo o mês de maio à comemoração das contribuições que a comunidade afrodescendente prestou no desenvolvimento do país.

O objetivo do AfroFestival Internacional foi destacar que, através do ensino, os jovens e crianças conheçam o valor do conhecimento da sua herança, e que se respeitem e preservem os valores integradores que esta representa.

Para a organização do AfroFestival, contou-se também com a colaboração do Escritório de Representação para a América Central e Haiti da SEGIB, da OEI, da Secretaria da Etnia Negra do Panamá e da Autoridade do Turismo deste país.

Na abertura, participaram o Secretário Executivo da Etnia Negra do Governo do Panamá, Ricardo Weeks, e outras autoridades do país. Também a Coordenadora de Atividades e Divulgação do Escritório de Representação para a América Central e Haiti da SEGIB, Yariela Vega, foi uma das oradoras que participaram na abertura deste magno evento. Participaram também autoridades e organizações civis, corpo diplomático acreditado no Panamá e organismos internacionais.

Durante o evento, realizaram-se exposições culturais, conferências com personalidades internacionais que deixaram marca nos estudos dos temas sociais e históricos. Entre os temas tratados, importa destacar os da “Identidade e Cultura Afrodescendente”, “Fossos e desafios dos Afrodescendentes após 2015”, “Literatura e Música Afrodescendente” e “Juventude e Identidade Afrodescendente, entre outros”. Também participaram representantes afrodescendentes do Brasil, Honduras, Colômbia, República Dominicana, Peru, Panamá, Costa Rica, Guatemala, África, Haiti, Nicarágua, Espanha, Porto Rico, Argentina e outros países do Caribe e da América do Sul.

O encerramento do Afrofestival teve lugar no domingo, 26 de maio, com um desfile que percorreu as ruas da cidade de Colón com a participação de representantes afrodescendentes de todo o país.

 

 A experiência do Panamá no Censo de 2010

 

Fonte: Segib

+ sobre o tema

O Candomblé na música Brasileira

O Candomblé, a macumba e o estereótipo por Roberto Rutigliano...

Repensar las politicas culturales en Venezuela

Por Jesús Chucho GarcíaLa globalización trajo consigo una serie...

Racismo atinge jogadores brasileiros, que aprovam até boicote a Copa do Mundo

Atletas contestam penas brandas, como multas e estádios fechados,...

Os negros nas histórias em quadrinhos – parte 1

A Era de Ouro (1934 – 1955) Anseio, Conceito...

para lembrar

Livro sobre cultura africana será lançado em Caruaru nesta quarta

O livro A história de um fantástico encontro...

Representantes de negros e de quilombolas criticam resposta do governo à Covid-19

Representantes de entidades ligadas ao movimento negro e às...

Beyoncé e Jay Z organizam concerto solidário contra a pobreza

Beyoncé e Jay Z estão organizando um concerto beneficente no Brooklyn’s...
spot_imgspot_img

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=