Anistia Internacional condena homofobia na África

RIO – Ataques homofóbicos têm atingido níveis perigosos na África subsaariana, denunciou a Anistia Internacional em relatório divulgado nesta terça-feira. Segundo o grupo, os governos estão cada vez mais adotando a criminalização de atos homossexuais como prática e buscando a imposição de novas leis e penalidades. Essa abordagem passa a ideia “tóxica” de que pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transsexuais são criminosas, diz o relatório.

De acordo com o documento, titulado “Fazer amor um crime: criminalização de atos do mesmo sexo na África subsaariana”, os atos homossexuais constituem crime em 38 países africanos. Alguns dos líderes do continente chegam a dizer que a homossexualidade é não-africana.

Nos últimos cinco anos, o Sul do Sudão e Burundi introduziram novas leis que criminalizam as relações entre pessoas do mesmo sexo. Os parlamentos de Uganda, Libéria e Nigéria têm projetos de lei anteriores aos dois países, com o aumento das penas.

“Essas leis malignas devem ser revogadas e os direitos humanos de todos os africanos garantidos”, afirmou a Anistia. “Em alguns países africanos, líderes políticos têm como alvo questões de orientação sexual para distrair a atenção de seus registros gerais de direitos humanos, muitas vezes marcados por discriminação desenfreada e violência contra as mulheres, corrupção e falta de liberdade de imprensa”, acrescentou.

Em 12 países africanos, em sua maioria ex-colônias francesas, não existe legislação específica que proíbe os atos homossexuais, enquanto os direitos dos gays são formalmente reconhecidos na África do Sul.

Em 2011, os EUA e o Reino Unido sugeriram que se afastariam de países que não respeitam os direitos dos homossexuais no continente conservador. A Anistia afirmou, no entanto, que grupos religiosos dos Estados Unidos financiam e promovem ativamente a homofobia na África e que muitas leis foram herdadas da era colonial.

 

Fonte: Yahoo

+ sobre o tema

Estudantes sugerem tradução dos livros de Agostinho Neto

O palestrante, Saldanha Fragoso, estabeleceu “uma ponte do discurso...

Martelly vence eleição presidencial do Haiti, dizem dados preliminares

Cantor teve 67,57% dos votos, contra 31,74% da rival,...

Conflitos em alguns países africanos é um «retrocesso» no processo de democratização – PR

  O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, classificou em...

Wesley Snipes deve passar três anos na cadeia por sonegar R$ 35 milhões em impostos

Wesley Snipes deve se apresentar às autoridades norte-americanas, segundo...

para lembrar

Cabo Verde em destaque no álbum Antologia de Músicas Africanas

Carina David Já está no mercado a compilação "Antologia...

II Semana da Consciência Negra USP Leste De 16 a 19 de novembro de 2010

A Semana da Consciência Negra é um evento que discute...

Usain Bolt posta foto ao lado da namorada com mensagem de amor

Após passar por uma "saia justa" nos Jogos Olímpicos...

A importância de Malcolm X para o rap nacional

Ilustres rappers comentam a importância da biografia e ideologia...
spot_imgspot_img

Iza anuncia que terá uma menina e o nome será Nala

O primeiro bebê de Iza e Yuri Lima já teve o sexo revelado: será uma menina. A cantora contou a novidade aos fãs na noite desta segunda-feira (13),...

Leci Brandão – Na Palma da Mão em curta temporada no Imperator

Com direção de Luiz Antonio Pilar e texto de Leonardo Bruno, musical que celebra vida e obra da artista se apresenta no Imperator Vencedor do Prêmio Shell de Teatro na categoria "Direção" Nome incontornável da música brasileira, compositora e intérprete de...

Mães e Pais de Santo criam rede de solidariedade para apoiar comunidades de matriz africana afetadas no Sul

Quando a situação das enchentes se agravou no Rio Grande do Sul, Ialorixás e Babalorixás da cidade de Alvorada, região metropolitana de Porto Alegre,...
-+=