Comitê do Pró-Equidade de Gênero e Raça da Câmara Federal publica livro sobre direitos humanos e racismo

Obra contém dados importantes sobre processos e sentenças judiciais sobre racismo
 
 
A cada 17 denúncias de racismo no Brasil, apenas uma vira ação penal. Dessas ações, 92% são enquadradas como injúria, não como racismo. Essas informações constam do livro “Direitos Humanos e as Práticas de Racismo”, do sociólogo Ivair Augusto dos Santos adaptado de sua tese de doutorado na Universidade de Brasília, em 2009. O estudo se baseou na análise de processos e sentenças judiciais de 18 capitais, no período 2005 a 2007.
 
A obra foi editada pela Câmara Federal como parte das ações do órgão no programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, coordenado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM). A iniciativa tem como objetivo promover a igualdade entre mulheres, homens e grupos raciais priorizando a gestão de pessoas e a cultura organizacional das empresas ou organizações participantes.
 
“Esse tipo de análise é sempre bem-vinda, tendo em vista que sabemos que essa ainda é uma realidade no mundo do trabalho. A publicação faz uma análise detalhada dos processos e sentenças judiciais relacionadas ao racismo. Esses dados, com certeza, trazem a constatação de que essa luta precisa ser cada vez mais apoiada e fortalecida”, disse Lourdes Bandeira, secretária-executiva da SPM, em entrevista no evento de lançamento. A atividade ocorreu na Câmara Federal, nessa quinta-feira (11/07), em Brasília.
 
Para o diretor de Recursos Humanos da Câmara Federal, Luiz César Lima Costa, a publicação estende “para além das fronteiras organizacionais, a compreensão sobre o racismo institucional”. Segundo Lima Costa, a obra colabora para a “ampliação do diálogo sobre as consequências dessa prática desumanizante, que se revela corriqueira e não assumida por indivíduos e instituições”.
 
A primeira edição da obra foi publicada pela Fundação Cultura Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura.
 
 
{rsfiles path=”Direitos_humanos_e_as_praticas_de_racismo.pdf” template=”default”}
 
 
 
 
Fonte: SPM

+ sobre o tema

para lembrar

Resultados da 1ª etapa ProUni

Foram divulgados os primeiros resultados da primeira etapa dos...

‘Sou livro sem letra’, diz poetisa de 86 anos ao entrar pela 1ª vez em escola

Ela aprendeu a ler e escrever escondido e via...

A família mais Inteligente da Inglaterra é Negra

Essa informação você não vai ver na mídia brasileira... Do ...

Coleção de livros grátis sobre História Geral da África

Olá leitores! A coleção de livros grátis História Geral da...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=