Lei da Mídia Democrática será lançada na Câmara dos Deputados

Evento acontecerá no Auditório Nereu Ramos, na próxima quinta-feira (22), a partir das 9h, em Brasília (DF)

A Lei da Mídia Democrática, o Projeto de Lei de Iniciativa Popular das Comunicações, será lançada nacionalmente na próxima quinta-feira (22), a partir das 9h, em Brasília (DF). O evento será aberto ao público e contará com a presença de representantes de movimentos sociais, ativistas, personalidades públicas e políticos que apoiam a democratização da comunicação no Brasil.

O projeto de lei da sociedade civil propõe a regulamentação dos artigos da Constituição de 1988 que garantem a pluralidade e diversidade e impedem monopólio ou oligopólio dos meios de comunicação de massa, estabelecendo princípios para a radiodifusão sob concessão pública (rádio e televisão).

Apesar do que diz a carta magna, no Brasil há uma grave situação de concentração monopólica da mídia: poucos grupos privados e menos de dez famílias são donos dos meios de comunicação.

O projeto é um instrumento da campanha “Para Expressar a Liberdade”, realizada por entidades da sociedade civil que lutam por um sistema de comunicação democrático. Ele é fruto de mais de 30 anos de luta pela regulamentação das comunicações no país e está baseado nos resultados da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), realizada em 2009.

A campanha “Para Expressar a Liberdade” vem mobilizando e esclarecendo a sociedade civil sobre a necessidade da descentralização e da pluralização do setor e tem recebido um amplo respaldo popular. As manifestações de junho demonstraram a inquietude da população frente à situação de monopólio dos meios de comunicação no país e a Lei da Mídia Democrática se tornou um importante instrumento desse debate.

A Lei da Mídia Democrática já recebeu o apoio de centenas de entidades e, desde o dia 1º de maio, quando foi levado às ruas, conta com milhares de assinaturas. Para tramitar como vontade da população no Congresso Nacional, o projeto necessita hoje de 1,3 milhão de adesões.

A população brasileira reivindica a regulamentação do que está escrito na Constituição Brasileira para que todos tenham o direito à informação e à liberdade de expressão.

<serviço>

Lançamento Nacional do Projeto de Lei da Mídia Democrática:

Quinta-feira, dia 22, às 9 horas.

Local: Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.

Mais informações: https://www.facebook.com/events/204125323081827/

 

Fonte: Brasil de Fato 

+ sobre o tema

Instituto Rio Branco lança edital para 30 vagas de diplomata

O salário é de R$ 12.962,12. Candidato deve ter...

45 CEOs se comprometem com 10 mil vagas para pessoas negras na liderança

Após inúmeros casos de racismo no Brasil, o MOVER, Movimento pela...

Para tod@s

Característico da cultura brasileira, o preconceito vitima não só...

para lembrar

Juventude Negra: PROJETO CAPACITA JOVENS PARA O MERCADO DE TRABALHO

  Maira Cristina Pereira Ribeiro Cursos de...

Anistia repudia cena de “A Regra do Jogo”; Globo diz que é obra de ficção

A menção do personagem Romero (Alexandre Nero) à Anistia...

ONU aponta ineficácia do Brasil no combate a violência policial

Por: ANDRÉ CARAMANTE   A ONU (Organização das Nações Unidas) divulgou...

Regimento impõe redução de número de delegados a SP

Fonte: Suzano por uma Comunicação mais Democrática - ...
spot_imgspot_img

Curso introdutório de roteiro para documentário abre inscrição

Geledés Instituto da Mulher Negra está promovendo formações totalmente online para jovens negres em todo o Brasil. Com um total de 6 formações independentes...

Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa nesta segunda

Os bancos começam a oferecer, a partir desta segunda-feira (13), uma alternativa para renegociação de dívidas bancárias de Microempreendedores Individuais (MEI) e micro e...

“Geledés é uma entidade comprometida com a transformação social”, diz embaixador do Brasil no Quênia

Em parceria com a Embaixada do Brasil no Quênia, Geledés - Instituto da Mulher Negra promoveu nesta sexta-feira 10, o evento “Emancipação Econômica da...
-+=