CEERT lança plataforma para diagnóstico de desigualdades nas empresas em mais de 80 setores da economia

Enviado por / FonteEnviado ao Portal Geledés

Ferramenta permite que os gestores comparem o grau de desigualdade (racial, de gênero, de renda etc.) de sua organização em relação ao setor, cidade, estado ou País onde atuam

O CEERT (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades) acaba de lançar o RADAR, uma ferramenta que possibilita as empresas verificarem seu comprometimento com a diversidade entre seus colaboradores (racial, de gênero, etária, por escolaridade, renda etc.) frente a dados nacionais ou setoriais.

Foto: Divulgação

Por meio da plataforma ceert.org.br/radar, um usuário que trabalha no setor hoteleiro, por exemplo, poderá descobrir se a proporção de brancos e negros na sua empresa é maior ou menor em relação a este mesmo segmento – hotelaria – na cidade ou no estado de São Paulo e até mesmo no Brasil.

Conseguirá ainda pesquisar se a diferença salarial nesta profissão corresponde à mesma distorção existente na organização onde atua, fazendo um recorte por gênero, raça, faixa etária, pessoas com deficiência e outras variáveis.

Para fazer a plataforma, a área de pesquisas e metodologias do CEERT levantou os dados de 87 macro setores da economia (como serviços, financeiros, comunicação, seguradora, agência de publicidade, produtos farmacêuticos etc.), considerando todos os aspectos que possam sugerir baixa representatividade de determinados públicos: jovens, negros, mulheres, PCDs, por exemplo.

Algumas variáveis se subdividem para que a pesquisa revele ainda mais dados, como é o caso de “Força de Trabalho”, que apresenta os itens: pessoas desocupadas, força de trabalho residente, rendimentos, pessoas ocupadas, pessoas desalentadas, pessoas subutilizadas, pessoas empregadas no setor econômico formal.  

“Nosso objetivo é entregar indicadores que possam subsidiar o debate sobre a diversidade e a equidade racial no mercado de trabalho, em formato simples e acessível”, explica Mário Rogério, diretor de Diagnóstico e Indicadores do Ceert.

Ele explica que o Radar é fruto de um amplo trabalho de curadoria, produção e análise estatística a partir de microdados anuais, das mais recentes Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua (PNAD Continua), do IBGE, e da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e Emprego. “Realizar comparações da sua realidade com a do perfil regional populacional e setorial pode orientar as empresas a traçar planos estratégicos visando maior diversificação dos seus públicos”, acrescenta ele.

As empresas que desejarem outros recortes ou pesquisas mais detalhadas poderão encomendar estudos customizados ao Ceert para compreender como estão no quesito de diversidade.  A plataforma é gratuita e só haverá um custo caso a empresa/instituição queira um recorte mais específico. Neste caso, elas poderão contratar diretamente o CEERT.

+ sobre o tema

Anistia Internacional: 15 sucessos pra animar

Trouxemos 15 vitórias que não podem passar despercebidas. Mesmo...

Doença falciforme é tema de audiência que o Senado realiza nesta manhã

Acontece neste momento, na sala 9 da Ala Alexandre...

Crivella veta projeto que amplia teste do pezinho na rede municipal de saúde

O prefeito Marcelo Crivella (PRB) vetou integralmente o projeto...

A representação da mulher negra na propaganda

Análise semiótica do anúncio da cerveja Devassa  Por:...

para lembrar

Os direitos humanos não conhecem fronteiras

“A injustiça em qualquer lugar ameaça a justiça...

Presidente Dilma reativa perfil em rede social com entrevista para Dilma Bolada

A presidente Dilma Rousseff colocou em prática, nesta sexta-feira,...

A mulher que libertou mais de 2 mil escravos em pleno século XXI

Marinalva Dantas, auditora do trabalho, por dez anos autuou...

Mortes por coronavírus crescem quase 150% em uma semana, na Paraíba

Casos confirmados aumentaram 120% no mesmo período. João Pessoa...
spot_imgspot_img

‘Geração ansiosa’: transtornos mentais em crianças que vivem grudadas no celular aumentam no mundo todo

Veja o vídeo da matéria Crianças e adolescentes do mundo todo estão em perigo. É o que diz o livro “A geração ansiosa”, do psicólogo...

Unicef lança campanha para reforçar o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

No último sábado (18) foi celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em um esforço...

Curso introdutório de roteiro para documentário abre inscrição

Geledés Instituto da Mulher Negra está promovendo formações totalmente online para jovens negres em todo o Brasil. Com um total de 6 formações independentes...
-+=