CEERT lança plataforma para diagnóstico de desigualdades nas empresas em mais de 80 setores da economia

Enviado por / FonteEnviado ao Portal Geledés

Ferramenta permite que os gestores comparem o grau de desigualdade (racial, de gênero, de renda etc.) de sua organização em relação ao setor, cidade, estado ou País onde atuam

O CEERT (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades) acaba de lançar o RADAR, uma ferramenta que possibilita as empresas verificarem seu comprometimento com a diversidade entre seus colaboradores (racial, de gênero, etária, por escolaridade, renda etc.) frente a dados nacionais ou setoriais.

Foto: Divulgação

Por meio da plataforma ceert.org.br/radar, um usuário que trabalha no setor hoteleiro, por exemplo, poderá descobrir se a proporção de brancos e negros na sua empresa é maior ou menor em relação a este mesmo segmento – hotelaria – na cidade ou no estado de São Paulo e até mesmo no Brasil.

Conseguirá ainda pesquisar se a diferença salarial nesta profissão corresponde à mesma distorção existente na organização onde atua, fazendo um recorte por gênero, raça, faixa etária, pessoas com deficiência e outras variáveis.

Para fazer a plataforma, a área de pesquisas e metodologias do CEERT levantou os dados de 87 macro setores da economia (como serviços, financeiros, comunicação, seguradora, agência de publicidade, produtos farmacêuticos etc.), considerando todos os aspectos que possam sugerir baixa representatividade de determinados públicos: jovens, negros, mulheres, PCDs, por exemplo.

Algumas variáveis se subdividem para que a pesquisa revele ainda mais dados, como é o caso de “Força de Trabalho”, que apresenta os itens: pessoas desocupadas, força de trabalho residente, rendimentos, pessoas ocupadas, pessoas desalentadas, pessoas subutilizadas, pessoas empregadas no setor econômico formal.  

“Nosso objetivo é entregar indicadores que possam subsidiar o debate sobre a diversidade e a equidade racial no mercado de trabalho, em formato simples e acessível”, explica Mário Rogério, diretor de Diagnóstico e Indicadores do Ceert.

Ele explica que o Radar é fruto de um amplo trabalho de curadoria, produção e análise estatística a partir de microdados anuais, das mais recentes Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua (PNAD Continua), do IBGE, e da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e Emprego. “Realizar comparações da sua realidade com a do perfil regional populacional e setorial pode orientar as empresas a traçar planos estratégicos visando maior diversificação dos seus públicos”, acrescenta ele.

As empresas que desejarem outros recortes ou pesquisas mais detalhadas poderão encomendar estudos customizados ao Ceert para compreender como estão no quesito de diversidade.  A plataforma é gratuita e só haverá um custo caso a empresa/instituição queira um recorte mais específico. Neste caso, elas poderão contratar diretamente o CEERT.

+ sobre o tema

Bordadeiras querem acabar com a figura do “atravessador”

Elas foram descobertas pelo estilista mineiro Ronaldo Fraga Por Thaís...

Ter mais mulheres nos conselhos das empresas interfere no valor de sua ações?

Até aqui, o que se sabia através de pesquisas...

Dublin capital da Irlanda tem vagas de emprego para fluentes na Língua Portuguesa

Empresa de Recrutamento e Seleção procura 'Portuguese Speakers' para...

Tribunal de Justiça do Paraná abre 56 vagas na área de TI

Fonte:G1       O Tribunal de Justiça do Paraná está com inscrições...

para lembrar

Arrogância, Desigualdade e Excesso

Expande-se, num mundo em crise, a ideia destrutiva de...

Em nome da equidade, mais desigualdades

Até agora, as reformas previdenciárias têm sido realizadas em...

Tirando a Máscara

O Brasil já é conhecido por ser um dos...
spot_imgspot_img

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Quase metade das crianças até 5 anos vivia na pobreza em 2022, diz IBGE

Quase metade das crianças de zero a cinco anos vivia em situação de pobreza no Brasil em 2022, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (9) pelo IBGE (Instituto Brasileiro...
-+=