Uma nova geração reclama a continuação do sonho de Martin Luther King

Enviado por / FonteRádio Monçambique

Uma nova geração de líderes e activistas negros regressou este sábado ao lugar onde, há 50 anos, Martin Luther King pronunciou o seu discurso I have a dream, para recordar que a sua missão continua inacabada, que o movimento pelos direitos civis têm hoje novos objectivos e que é preciso continuar a trabalhar pela igualdade.

“A nossa geração não pode permanecer sentada, disfrutando dos méritos e das glórias passadas”, disse perante dezenas de milhares de pessoas concentradas no monumento a Lincoln, na grande explanada do centro de Washington, Cory Booker, presidente da cámara de Newark (New Jersey), candidato democrata ao Senado e um dos mais brilhantes e renovadores dirigentes negros na actualidade.

A seguir imagens que nos levam do distante ano de 1963 até aos dias de hoje, passados cinquenta anos sobre o famoso discurso do herói negro norte-americano

1 Luther king
Agosto de 1963. Martin Luther King dirige-se aos manifestantes durante o seu discurso “Tenho um sonho” no monumento a Lincoln em Washington/(AP)

 

2 Luther king
Agosto de 1963 – Vista panorámica do palanque situado em frente ao monumento a Lincoln durante o discurso de Martin Luther King/(Gamma- / Keystone / Getty Images)
4 Luther king
Agosto de 1963. Edith Lee Payne, uma jovem de Detroit, participa na marcha pela Liberdade e o Trabalho celebrada em Washington. Nesse dia, ela completava 12 anos/Rowland Scherman (GETTY)
5 Luther king
Agosto de 1963. Joan Baez e Bob Dylan actuam durante a marcha dos direitos civis de agosto de 1963 em Washington/Rowland Scherman (GETTY)

 

6 Luther king
Agosto de 2013. Milhares de pessoas concentram-se junto ao palanque situado em frente ao monumento a Lincoln em Washington/Jon Elswick (AP)
7 Luther king
Agosto de 2013. Estudantes da Universidade de Howard caminham desde o seu campus até ao monumento a Lincoln para comemorar o 50º aniversário do discurso de Martin Luther King, líder do movimento pelos direitos civis/James Lawler Duggan (REUTERS)
8 Luther king
Agosto de 2013. Dançarinas do Impact Repertory Theater actuam durante a homenagem à marcha pela Paz e o Trabalho de agosto de 1963 encabeçada por Martin Luther King/JAMES LAWLER DUGGAN (REUTERS)
9 Luther king
Martin Luther King III, juntamente com a sua mulher Andrea e sua filha Yolanda este sábado em Washington. O filho de Luther King pediu que se continue a luta que, há 50 anos, foi iniciada pela geração do seu pai/Carolyn Kaster (AP)

+ sobre o tema

Joel Rufino dos Santos

Biografia Joel Rufino dos Santos (Rio de Janeiro)...

Mariah Carey e Nick Cannon

Mariah Carey e Nick Cannon deram um show à...

Através da minha história, vou ajudar as mulheres negras

Monalysa Alcântara foi eleita Miss Brasil 2017 na noite deste...

Filme com Jamie Foxx questiona sistema prisional racista nos EUA

Em Luta por Justiça, Michael B. Jordan é um...

para lembrar

Primeira usina solar que transforma água do oceano em água potável está no Quênia

Um relatório recente disponibilizado pela UNICEF e pela Organização...

Luiz Gama vira medalha do IAB

Aprovada a criação de nova premiação do IAB, denominada...

50 anos de What’s Going On, disco absoluto de Marvin Gaye que ditou rumo da soul music

De acordo com Smokey Robinson, artista ícone da Motown...
spot_imgspot_img

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=