Capoeiristas acusam SEE de ‘racismo institucional’ e bloqueiam F. Lima

 

Capoeiristas de Alagoas promovem um protesto na manhã desta terça-feira, dia 24, em frente ao Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada (Cepa). Os capoeiristas acusam a Secretaria de Estado da Educação de racismo institucional e classificam a manifestação como ‘revolta do berimbau’. Em entrevista ao Alagoas 24 horas , os manifestantes acusam a diretora de uma escola de impedir a prática e o ensino da capoeira para alunos da rede pública.

Por: Cláudia Galvão e Milton Rodrigues

Segundo o professor de Educação Física Rodrigo Pessoa, as aulas teriam sido impedidas sob a alegação de que os praticantes estariam promovendo ‘rachas’ dentro do Cepa, além do consumo de drogas e prática de sexo. Os capoeiristas, no entanto, afirmam não ter qualquer participação em ilícitos e alega possuir filmagens de que os atos estariam sendo praticados por outros grupos.

Os manifestantes bloquearam a Avenida Fernandes Lima e realizam uma grande roda de capoeira, impedindo o fluxo de veículos no sentido Tabuleiro/Centro. A Federação Alagoana de Capoeira emitiu nota de repúdio afirmando que a capoeira é patrimônio cultural imaterial brasileiro, e classifica o episódio como mais um caso de racismo, discriminação e preconceito institucional.

A reportagem do Alagoas 24 horas entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Educação e foi informada que o órgão está produzindo uma nota oficial, a partir de um relatório elaborado para direção da escola envolvida no episódio e da Polícia Militar. A assessoria informou, ainda, que tudo será avaliado e o grupo de capoeiristas também será ouvido pela secretaria.

A diretora da Escola Afrânio Lages, Marta Santos, se limitou a afirmar que não existe nenhuma projeto de capoeira na grade curricular da unidade de ensino.

Fonte: Alagoas 24 Horas

+ sobre o tema

para lembrar

“O Enem não pode adiar?”: O MEC dá nota 1000 para as injustiças sociais

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma...

Truculência da PM selou a derrota de Alckmin

Decisão de suspender a reorganização das escolas foi decidida...

Estudantes africanos iniciam pós-graduação na Fiocruz Bahia e UFBA

  Os primeiros estudantes participantes do Programa de Pós-graduação CNPq/...

Desde 1968, ela dá aulas antirracismo. Está cansada de repetir a mesma coisa. E de ser ameaçada de morte

Conforme os protestos antirracistas cresciam nos Estados Unidos e...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=