UFPEL – PPG em Antropologia é pioneiro em cotas de acesso afirmativo. Inscrições até 13/12

A adoção de um sistema de seleção por políticas afirmativas tornou o Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da UFPel pioneiro dentro da instituição: ele é o primeiro PPG a realizar reserva de cotas para candidatos negros e indígenas. Com inscrições abertas até o dia 13 de dezembro, o processo reservará no mínimo quatro das 24 vagas ao acesso afirmativo.

De acordo com o professor do PPG que liderou a implantação da seleção afirmativa, Jorge Eremites de Oliveira, a inspiração surgiu do grupo que forma o programa, por meio de estudos e discussões sobre o tema. “Buscamos consolidar o PPG em Antropologia como um espaço aberto à sociodiversidade”, afirma Oliveira. O professor ainda pontua que este é um tema relevante e estratégico para o desenvolvimento do país e da região onde a UFPel está inserida, que acolhe diversas comunidades que podem ser beneficiadas pelo acesso de alunos cotistas.

Oliveira também explica que esse é um processo resultante de uma extensão das políticas já adotadas para seleção de alunos para os cursos de graduação, a partir de uma discussão ainda dos anos 1990: “Gradualmente as cotas também têm sido implantadas em cursos de mestrado e doutorado, situação esta que conta com apoio de movimentos étnicos e sociais, ONGs, agências de fomento à ciência e tecnologia, associações científicas etc”.

No entanto, o professor lembra que apenas a reserva de vagas não basta para uma efetiva política de ação afirmativa. “Precisamos de outras ações para viabilizar a permanência de estudantes indígenas e negros na pós-graduação, como bolsas de estudo e moradia estudantil”, diz.

Seleção à distância
O processo de seleção do PPGA também trará facilitadores para possíveis candidatos de outras regiões do país. O edital de inscrição abre a possibilidade de que o potencial aluno possa realizar a prova em uma instituição mais próxima de sua localização que também possua PPG em Antropologia, Arqueologia ou Ciências Sociais. Além disso, a entrevista também poderá ser feita por videoconferência via Skype.

Serviço
PPG em Antropologia – Rua Cel. Alberto Rosa, 154, 1º andar, sala 120, Pelotas, RS.

Fonte: Racismo Ambiental

+ sobre o tema

Mulheres, adolescentes e homens, na maioria indígenas, dividem delegacia no Amazonas

A delegacia municipal de São Gabriel da Cachoeira (AM),...

Uproar over killings of black youths in Sao Paulo

Brazilian rapper Mano Brown is urging Sao Paulo legislators...

O papel da mídia na difusão do racismo e o silêncio acadêmico

Discutir o racismo no Brasil é muito complicado. Complicado...

para lembrar

Para existir pretos no topo, quem é que sustenta a base?

"(...) o capitalismo me obrigou a ser bem sucedido"....

Racismo em debate

O Grupo de Trabalho de Combate ao Racismo...

Raça, sociologicamente

Fonte:Suvaco de Cobra Por José Carlos dos Anjos Para o professor...

Colunista diz que Punta del Este é um paraíso em que ‘não há sequer um negro’

Do colunista Paulo Sant’Ana, no Zero Hora do DCM Punta del Este...
spot_imgspot_img

Fifa apresenta pacote de medidas contra o racismo no esporte

A Federação Internacional de Futebol apresentou um pacote de medidas contra o racismo no esporte. O mundo do futebol está reunido em Bangkok, na Tailândia, onde...

Tragédia no Sul é ambiental, mas sobretudo política

Até onde a vista alcança, o Rio Grande do Sul é dor, destruição. E vontade de recomeçar. A tragédia socioclimática que engolfou o estado, além da...

Para os filhos que ficam

Os seus pais vão morrer. É ainda mais difícil se dar conta disso depois de um Dia das Mães, como foi o último domingo....
-+=