Inesc e Unicef lançam guia “Por um parlamento sem Racismo”

Para marcar as atividades do mês da Consciência Negra, o Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançam na próxima quarta-feira, 13/11, em café da manhã na Câmara dos Deputados organizado em parceria com a Frente Parlamentar Mista pela Igualdade Racial e em Defesa dos Quilombolas, a publicação “Por um Parlamento sem Racismo – Guia para parlamentares sobre a promoção da igualdade racial”.

O guia faz parte da campanha “Por uma infância sem racismo”, liderada pelo Unicef desde 2010 (que compreende os agentes parlamentares como fundamentais no terreno das formulações legislativas), e também da linha de atuação do Inesc – organização que luta pela ampliação e capacidade de interlocução e pressão social para que o Estado elabore e execute política públicas que garantam efetivamente os direitos humanos e que sejam devidamente desenhadas e comprometidas com o enfrentamento às distintas faces das desigualdades: cor, gênero, etnia, geração, território e renda.

A publicação objetiva fornecer informações úteis para os parlamentares e suas assessorias com relação ao reconhecimento da desigualdade racial, da existência do racismo nas relações sociais no Brasil e dos marcos normativos vigentes voltados para a sua superação. E ainda contribuir para mudanças de atitude tão necessárias para a construção de um parlamento sem racismo.

O guia é organizado em cinco capítulos nos quais são apresentados alguns temas chaves para apoiar os atores querem enfrentar os impactos do racismo na sociedade brasileira e buscam colaborar com uma sociedade mais justa. Conceitos, definições, argumentos, histórico das legislações brasileiras, depoimentos, mitos, números e o cenário internacional são alguns dos temas presentes na publicação.

Café da Manhã

O lançamento do guia ocorrerá no dia 13/11 às 8h, no Central Park Restaurante (Anexo III da Câmara dos Deputados, subsolo). Entre os participantes que farão parte da mesa principal do evento estão José Antonio Moroni, membro do colegiado de gestão do INESC, o deputado Luiz Alberto (coordenador da Frente Parlamentar Mista pela Igualdade Racial e em Defesa dos Quilombolas) e um/a integrante da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir).

O que: “Por um Parlamento sem Racismo – Guia para parlamentares sobre a promoção da igualdade racial”.

Quando: 13/11, às 8h

Onde: Central Park Restaurante (Anexo III da Câmara dos Deputados, subsolo)

Fonte: Inesc

+ sobre o tema

Projeto reúne testemunhos de africanos escravizados

Site publicará em fevereiro 400 relatos feitos entre séculos...

Dramaturgia de MACACOS, de Clayton Nascimento, é lançada como livro pela Cobogó no Centro Cultural São Paulo

O espetáculo MACACOS, da Cia. do Sal, está em cartaz no Centro Cultural...

Prefeitura de São Paulo promove Mês da Consciência Negra

De 01 a 30 de novembro, a Secretaria Municipal...

para lembrar

Até tu Michelle? Primeira dama dos EUA confessa que gostaria de ser Beyoncé por um dia

Quem poderia imaginar! Michelle Obama, uma das mulheres mais...

BLUMENAU: Semana da Consciência Negra

Fonte: Blog Nova Blumenau -     Numa...

Literatura e ideologia: uma entrevista com Alice Walker

Gostaria de dizer que planejamos tudo desde o começo,...

I Festival Literário Internacional de Itabira começa nesta quarta-feira, dia 27

Entre os convidados estão: Mia Couto, Thiago Amparo, Valter...
spot_imgspot_img

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...
-+=