A serpente da Ilha do Amor – Por: Cidinha da Silva

Sonhei que Angorô, meu amigo, convocava Besén, seu primo, e juntos conversavam com a venerável Aziri Tobosi, que lhes emprestava o ouro recebido dos negros maranhenses ao longo de séculos de clamor por liberdade.

O plano era colocar o metal amarelo das águas primordiais na ponta da cauda da serpente adormecida que envolve a Ilha de São Luís. Cuidadosamente, Angorô e Besén a moveriam para o topo das águas, mas só o ouro reluzente ficaria à vista. A oligarquia regente da Ilha seria irremediavelmente atraída pelo brilho de tamanha riqueza e o oligarca-mor, a herdeira ocupada por camarões e lagostas do cardápio real, enquanto cabeças são decapitadas por facções criminosas nas masmorras do reino, e também os demais descendentes do déspota mergulhariam famintos atrás do ouro.

Angorô e Besén usariam o arco-íris para fazer um laço bem grande que amarasse toda a família. Enlaçada, a trupe seria levada até a cabeça da serpente, com zelo, para que a cauda se mantivesse bem distante dos olhos do monstro, evitando assim acordá-lo e à ira que faria a Ilha submergir no oceano de algas verde-turquesa.

Sentindo o cheiro de carne putrefata, a serpente abriria a bocarra e engoliria todo o clã de manda-chuvas, ainda que com ânsia de vômito ao ouvir os brados da herdeira atribuindo os desmandos do crime organizado e dos criminosos presos, ao crescimento econômico do reino que atrairia meliantes para conspurcar suas vastas terras.

Aos românticos e sentimentalistas, a narradora avisa que a família saqueadora não seria tragada viva, pois, ao perceber a morte iminente, cumprindo pacto macabro, cada um dirigiria a cauda para a própria cabeça e inocularia veneno. Tal qual aprenderam durante estágio probatório entre bichos peçonhentos.

+ sobre o tema

Quilombolas pedem orçamento e celeridade em regularização de terras

O lançamento do Plano de Ação da Agenda Nacional...

É a segurança, estúpido!

Os altos índices de criminalidade constituem o principal problema...

Presidente da COP30 lamenta exclusão de quilombolas de carta da conferência

O embaixador André Corrêa do Lago lamentou nesta segunda-feira (31)...

Prefeitura do Rio revoga resolução que reconhecia práticas de matriz africana no SUS; ‘retrocesso’, dizem entidades

O prefeito Eduardo Paes (PSD) revogou, na última terça-feira (25), uma...

para lembrar

Cunha, desesperado, já ameaça aliados com delação premiada

Cunha está sob forte pressão, diante da possível escolha...

Barack Obama – Reeleição está atrelada à economia

Luciana Antonello Xavier   O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama,...

Por que liberar armas aos “cidadãos de bem”? Para matar índio

Nutro uma certa inveja por pessoas que demonstram um...

Professor, ex-interno da Febem, denuncia prejuízos da redução da maioridade

O professor doutor Roberto da Silva, docente do Departamento...

Decisão de julgar golpistas é histórica

Num país que leva impunidade como selo, anistia como marca, jeitinho no DNA, não é trivial que uma Turma de cinco ministros do Supremo...

A ADPF das Favelas combate o crime

O STF retomou o julgamento da ADPF das Favelas, em que se discute a constitucionalidade da política de segurança pública do RJ. Desde 2019, a...

STF torna Bolsonaro réu por tentativa de golpe e abre caminho para julgar ex-presidente até o fim do ano

A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quarta-feira (26), por unanimidade, receber a denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) e tornar réus o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)...
-+=