Ação afirmativa: curso treina para concursos públicos

Fonte: A Tarde –

 

A partir desta segunda, 17, até a próxima quinta (20), homens e mulheres negros e negras com idade mínima de 18 anos, baixa renda, egressos do 3º ano do ensino médio ou equivalente da rede pública do Estado podem se inscrever para o curso gratuito preparatório para concursos públicos, com 200 vagas. Trata-se de uma iniciativa  do Projeto Integrado de Ação Afirmativa: Formação para Concursos Públicos e Qualificação Socioprofissional, parceria da Secretaria do Trabalho, Renda e Esporte (Setre) do Estado com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb).  

As inscrições podem ser feitas apenas pela internet, em  www.selecao.uneb.br/afirmativo. Quem preferir pode ir à unidade do Serviço de Intermediação para o Trabalho (SineBahia) – Av. ACM,  nº 3.359, Ed. Torres do Iguatemi, em frente ao Hiper Bompreço – onde a inscrição também é feita pela internet. Na ficha de inscrição, os candidatos devem se autodeclarar negros.

A seleção ocorrerá em duas etapas. A primeira fase é de análise de documentos.  A segunda, uma prova objetiva a ser feita em 20 de setembro, com 20 questões de língua portuguesa, 10 de matemática e 10 de conhecimentos gerais.

OPORTUNIDADE “Em janeiro do ano passado, a Setre convidou a Uneb a integrar o projeto, uma vez que a universidade é pioneira no sistema de cotas no Brasil. O projeto coloca o negro como protagonista de sua história. A grande população negra de Salvador terá acesso a um novo projeto de vida”, afirma Márcia Purificação, coordenadora do projeto.

O curso terá carga horária de 340h e as aulas serão ministradas por docentes da Uneb e professores de outras instituições.  Segundo a coordenadora do curso, a Uneb é responsável pela concepção, metodologia e operacionalização do projeto. As aulas serão ministradas na modalidade presencial e a distância em quatro pontos da capital (Av. ACM, Calçada, Carmo e Pituba) e em Lauro de Freitas.  “A formação é profissional, com disciplinas voltadas a concursos para a área administrativa, e social, para que o cursista adquira habilidades e competências visando à inserção no mercado”, acrescenta. 

BOLSA PARA INSCRIÇÃO De acordo com a pró-reitora de extensão da Uneb, Adriana Mármore, o curso dará, também, acompanhamento e inscrição em concurso para candidatos que apresentarem aproveitamento e frequência satisfatórios. A pessoa escolhe um concurso e o projeto, por meio de bolsa, financia a inscrição. “Um adulto que teve educação básica de melhor qualidade tem mais chances de passar. Este projeto foi definido principalmente porque a gente sabe que as políticas de ações afirmativas geralmente não abrangem aprovação em concursos públicos”, afirma a pró-reitora.

Inscrições e edital | www. selecao.uneb.br/afirmativo

Matéria original: Ação afirmativa: curso treina para concursos públicos

+ sobre o tema

MAB organiza exposição internacional de arpilleras no Memorial da América Latina

A partir de setembro, o Salão de Atos Tiradentes...

Denúncias de violência contra idosos aumentam mais de 100% no Rio

Ministério Público do estado recebeu 1.406 casos de agressão...

154 concursos com inscrições abertas reúnem mais de 18 mil vagas

As oportunidades são para profissionais de todos os níveis...

Casos de câncer devem aumentar 77% até 2050 ligados ao envelhecimento da população

À medida que a população mundial envelhece, um novo relatório...

para lembrar

A capa criminosa da Veja dessa semana

Leonardo Mendes Eu tinha 17 anos quando entrei para a...

Mapa Corona nas Periferias

Mapa Corona nas Periferias Um mapa para dar visibilidade às...

Depredação em Nova Iguaçu: Sacerdote é ouvido novamente pela polícia

Fonte: Lista Racial - Depredação em terreiro: sacedote é...
spot_imgspot_img

Movimento Negro cobra e Brasil se posiciona na ONU sobre agenda racial

Nesta quarta-feira, 17, durante a sessão do Fórum Político de Alto Nível nas Nações Unidas, em Nova York, Geledés – Instituto da Mulher Negra...

46º Prêmio Vladimir Herzog: inscrições prosseguem até 20 de julho

Termina no próximo sábado, 20 de julho, o prazo para inscrições ao 46º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos (PVH).  A premiação...

Governo federal apresenta ODS 18 sobre igualdade étnico-racial em evento na ONU

O Governo Federal, por meio da Secretaria-Geral da Presidência da República e com apoio do Pnud, realiza nesta terça (16/7) evento paralelo ao Fórum...
-+=