Ação afirmativa: curso treina para concursos públicos

Fonte: A Tarde –

 

A partir desta segunda, 17, até a próxima quinta (20), homens e mulheres negros e negras com idade mínima de 18 anos, baixa renda, egressos do 3º ano do ensino médio ou equivalente da rede pública do Estado podem se inscrever para o curso gratuito preparatório para concursos públicos, com 200 vagas. Trata-se de uma iniciativa  do Projeto Integrado de Ação Afirmativa: Formação para Concursos Públicos e Qualificação Socioprofissional, parceria da Secretaria do Trabalho, Renda e Esporte (Setre) do Estado com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb).  

As inscrições podem ser feitas apenas pela internet, em  www.selecao.uneb.br/afirmativo. Quem preferir pode ir à unidade do Serviço de Intermediação para o Trabalho (SineBahia) – Av. ACM,  nº 3.359, Ed. Torres do Iguatemi, em frente ao Hiper Bompreço – onde a inscrição também é feita pela internet. Na ficha de inscrição, os candidatos devem se autodeclarar negros.

A seleção ocorrerá em duas etapas. A primeira fase é de análise de documentos.  A segunda, uma prova objetiva a ser feita em 20 de setembro, com 20 questões de língua portuguesa, 10 de matemática e 10 de conhecimentos gerais.

OPORTUNIDADE “Em janeiro do ano passado, a Setre convidou a Uneb a integrar o projeto, uma vez que a universidade é pioneira no sistema de cotas no Brasil. O projeto coloca o negro como protagonista de sua história. A grande população negra de Salvador terá acesso a um novo projeto de vida”, afirma Márcia Purificação, coordenadora do projeto.

O curso terá carga horária de 340h e as aulas serão ministradas por docentes da Uneb e professores de outras instituições.  Segundo a coordenadora do curso, a Uneb é responsável pela concepção, metodologia e operacionalização do projeto. As aulas serão ministradas na modalidade presencial e a distância em quatro pontos da capital (Av. ACM, Calçada, Carmo e Pituba) e em Lauro de Freitas.  “A formação é profissional, com disciplinas voltadas a concursos para a área administrativa, e social, para que o cursista adquira habilidades e competências visando à inserção no mercado”, acrescenta. 

BOLSA PARA INSCRIÇÃO De acordo com a pró-reitora de extensão da Uneb, Adriana Mármore, o curso dará, também, acompanhamento e inscrição em concurso para candidatos que apresentarem aproveitamento e frequência satisfatórios. A pessoa escolhe um concurso e o projeto, por meio de bolsa, financia a inscrição. “Um adulto que teve educação básica de melhor qualidade tem mais chances de passar. Este projeto foi definido principalmente porque a gente sabe que as políticas de ações afirmativas geralmente não abrangem aprovação em concursos públicos”, afirma a pró-reitora.

Inscrições e edital | www. selecao.uneb.br/afirmativo

Matéria original: Ação afirmativa: curso treina para concursos públicos

+ sobre o tema

Barreiras de concreto ‘fecham pobres em guetos’ no Rio, diz ‘Times’

Os muros em construção pelo governo ao redor...

Morador de rua queimado enquanto dormia tem estado de saúde estável

De acordo com depoimentos, Edivan foi atacado por...

Anemia Falciforme, você sabe o que é?

A anemia falciforme é uma doença genética e hereditária,...

Partidos obstruem reunião sobre a PEC de demarcação de terras indígenas

Agência Câmara Por meio de apresentação de questões de ordem...

para lembrar

Enfrentar – Afroemprendedorismo

O SEBRAE e seus parceiros promovem este Programa 100% digital que tem como...

Cidadania e Estado Laico: reflexões em torno do momento atual brasileiro

Carrego em mim um mal estar quando grupos...

Após atendimento a Huck e Angélica, Samu acusa Santa Casa de esconder leitos

Coordenador do Samu disse que hospital furou fila do...

Gerente da Área de Programas e Incidência – Oxfam Brasil

Oxfam Brasil contrata Gerente da Área de Programas e...
spot_imgspot_img

Evento de Geledés propõe avanço da ONU e do G20 na agenda racial

“Foi um encontro de alto nível. Fomos capazes de aglutinar assuntos como diversidade, representatividade, olhando para o G-20 sob a perspectiva dos afrodescendentes”, disse...

Integrando Justiça Racial na Agenda 2030: O Papel do ODS 18

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a criação do ODS 18 – Igualdade Étnico-Racial em setembro de 2023, durante a Cúpula dos...

Recomendações de Geledés para Negociações Climáticas – UNFCCC COP29

Geledés – Instituto da Mulher Negra produziu recomendações para contribuir com o conteúdo das negociações no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre a...
-+=