Ache sua janelinha

Por Fernanda Pompeu

Dos mais de 7 bilhões de corações e bocas coexistindo no planeta, apenas uma ínfima parcela já nasce tendo uma estrada pavimentada pela frente. São os chamados privilegiados – aqueles que minha avó denominava “paridos em berço de ouro”.

Para a imensa maioria de nós o que há pela frente é uma estrada pedregosa, esburacada e perigosa. O estradão da vida. Cheio de curvas mal traçadas, sem acostamento, e com armadilhas a cada dois quilômetros penosamente rodados. Entre a partida e o destino há sempre uma longa viagem.
Nesse trajeto nada é fácil. Por exemplo, os começos são via de regra difíceis. É custoso montar um consultório de dentista, é trabalhoso o aprendizado de um pedreiro, é de dar frio na barriga aceitar a primeira encomenda de um bolo de casamento.

Continuar também é um desafio. Pois na maioria das vezes nada sai exatamente como sonhamos: se nos sonhos somos perfeitos, quando acordados somos humanamente imperfeitos. Então pensamos em desistir. Mas aí a viagem já está no meio. Voltar daria mais trabalho do que seguir.

Seja qual for a fase da sua vida profissional – no começo, no meio, no fim – o melhor é se manter 100% atento às oportunidades que a viagem oferece. Lembrando que oportunidade não é algo que está esperando pela gente. Oportunidade é aquilo que, observando o cenário, a gente inventa.

O sujeito que vende água mineral geladinha no trecho congestionado da rodovia, inventou uma oportunidade. O executivo que valoriza sua equipe inventou uma oportunidade. A jornalista que persegue uma matéria importante, que nenhum editor está enxergando, inventou uma oportunidade.

Há milhões de exemplos de pessoas que driblam diariamente as estradas malfeitas ou malconservadas. Gente que chega no destino almejado. O que elas têm de especial? Capacidade de enxergar não só atrás e na frente. Elas focam nos lados.

Elas procuram janelinhas no paredão da realidade. E quando encontram uma, abrem as possibilidades par a par. Sabem que podem fazer uma janelinha virar uma porta. Pois é a qualidade do olhar quem determina a grandeza da paisagem.

 

 

Fonte: Yahoo

+ sobre o tema

STF começa a julgar nesta terça (18) supostos mandantes da morte de Marielle

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia, na tarde desta...

PL antiaborto viola padrões internacionais e ameaça vida, diz perita da ONU

O PL antiaborto viola padrões internacionais de direitos humanos...

Prefeitura de São José dos Campos retira obra sobre mulheres cientistas das escolas

A prefeitura de São José dos Campos (SP) recolheu...

A direita parlamentar parece ter perdido sua bússola moral

Com o objetivo de adular a extrema direita e...

para lembrar

Em homenagem a Bob Marley, Jamaica descriminaliza maconha

As mudanças legislativas determinam que o consumo não seja...

Crianças e adolescentes importam!

O impacto do desmonte do CONANDA nas políticas para...

Chanceler argentino rebate críticas de Serra ao Mercosul

Por: Ariel Palacios Tucano disse na terça-feira que bloco...

Adeus ano velho, há Deus ano novo

aqui em casa, minha esposa, minha filha e eu,...

Janja defende direito ao aborto legal, diz que projeto é ‘absurdo’ e afirma que Congresso deve garantir acesso ao SUS

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, afirmou que do projeto de lei (PL) 1904, que quer colocar um teto de 22 semanas no acesso ao...

Saiba quem são os deputados que propuseram o PL da Gravidez Infantil  

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (12), a tramitação em regime de urgência do projeto de lei que equipara aborto acima de 22 semanas...

Com PL do aborto, instituições temem mais casos de gravidez em meninas

Entre 1º de janeiro e 13 de maio deste ano, foram feitas 7.887 denúncias de estupro de vulnerável ao serviço Disque Direitos Humanos (Disque...
-+=