Ache sua janelinha

Por Fernanda Pompeu

Dos mais de 7 bilhões de corações e bocas coexistindo no planeta, apenas uma ínfima parcela já nasce tendo uma estrada pavimentada pela frente. São os chamados privilegiados – aqueles que minha avó denominava “paridos em berço de ouro”.

Para a imensa maioria de nós o que há pela frente é uma estrada pedregosa, esburacada e perigosa. O estradão da vida. Cheio de curvas mal traçadas, sem acostamento, e com armadilhas a cada dois quilômetros penosamente rodados. Entre a partida e o destino há sempre uma longa viagem.
Nesse trajeto nada é fácil. Por exemplo, os começos são via de regra difíceis. É custoso montar um consultório de dentista, é trabalhoso o aprendizado de um pedreiro, é de dar frio na barriga aceitar a primeira encomenda de um bolo de casamento.

Continuar também é um desafio. Pois na maioria das vezes nada sai exatamente como sonhamos: se nos sonhos somos perfeitos, quando acordados somos humanamente imperfeitos. Então pensamos em desistir. Mas aí a viagem já está no meio. Voltar daria mais trabalho do que seguir.

Seja qual for a fase da sua vida profissional – no começo, no meio, no fim – o melhor é se manter 100% atento às oportunidades que a viagem oferece. Lembrando que oportunidade não é algo que está esperando pela gente. Oportunidade é aquilo que, observando o cenário, a gente inventa.

O sujeito que vende água mineral geladinha no trecho congestionado da rodovia, inventou uma oportunidade. O executivo que valoriza sua equipe inventou uma oportunidade. A jornalista que persegue uma matéria importante, que nenhum editor está enxergando, inventou uma oportunidade.

Há milhões de exemplos de pessoas que driblam diariamente as estradas malfeitas ou malconservadas. Gente que chega no destino almejado. O que elas têm de especial? Capacidade de enxergar não só atrás e na frente. Elas focam nos lados.

Elas procuram janelinhas no paredão da realidade. E quando encontram uma, abrem as possibilidades par a par. Sabem que podem fazer uma janelinha virar uma porta. Pois é a qualidade do olhar quem determina a grandeza da paisagem.

 

 

Fonte: Yahoo

+ sobre o tema

Mulheres em cargos de liderança ganham 78% do salário dos homens na mesma função

As mulheres ainda são minoria nos cargos de liderança...

‘O 25 de abril começou em África’

No cinquentenário da Revolução dos Cravos, é importante destacar as...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

para lembrar

FHC falta com respeito a Dilma, diz Lula

Para presidente, antecessor está prejulgando a ministra ao fazer...

O procurador Janot e o discurso de ódio de Sheherazade

PROCURADOR JANOT ACEITA REPRESENTAÇÃO DO PCdoB E INVESTIGARÁ OPINIÃO...

“Coletes negros” ocupam Panteão em Paris

"Coletes negros" ocupam Panteão em Paris: Cerca de 700...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na terça-feira que Portugal foi responsável por crimes cometidos durante a escravidão transatlântica e a era...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...
-+=