ACM Neto quer sistema de cotas raciais para servidores

O novo prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), anunciou hoje que vai adotar um sistema de cotas raciais no serviço público municipal.

Um grupo de trabalho vai elaborar os detalhes do programa, que deve definir a parcela de negros que deverão ser contratados pela administração da cidade.

A medida foi anunciada ontem, quando o prefeito assinou o decreto que cria o grupo de trabalho.

“É comum ouvir que Salvador é a cidade mais negra fora da África, mas não é comum nós cultuarmos e enaltecermos a luta e a riqueza cultural dos nossos ancestrais. O objetivo deste trabalho em conjunto é abrir portas e quebras paradigmas. O primeiro deles é a criação de cotas para ocupação de funções públicas em Salvador”, afirmou o prefeito, de acordo com nota divulgada pela assessoria da Prefeitura de Salvador.

A capital baiana é a que tem o maior número de negros do país, com 743,7 mil pessoas que se declaram afrodescendentes, segundo dado baseado no Censo 2010.

Eleições

Durante a campanha eleitoral do ano passado, o tema cotas raciais foi explorado em exaustão pela campanha do petista Nelson Pelegrino, adversário de ACM Neto na disputa.

A propaganda eleitoral petista exibia notícias sobre a ação do DEM, partido de ACM Neto, que questionou a reserva de vagas para negros na UnB (Universidade de Brasília). O STF (Supremo Tribunal Federal), porém, rejeitou o pedido do partido no ano passado e declarou o sistema de cotas constitucional.

“A despeito de o DEM ter entrado com aquele processo, sempre fui favorável às cotas, tanto que a Universidade do Estado da Bahia foi pioneira no país, no governo de Paulo Souto [DEM], em 2003”, disse ACM Neto à época.

Fonte: Jornal da Cidade

+ sobre o tema

Brasil registra primeiro caso de indiciamento por tortura motivada por racismo

Por: Jorge Américo Seguranças do Carrefour agrediram o vigilante Januário...

Por que o racismo é uma crise de saúde

Quando Layal Liverpool era adolescente, na Holanda, ela começou...

Cagliari é multado por gritos de torcedores racistas contra Eto’o

ROMA - O Cagliari foi multado nesta terça-feira...

para lembrar

Xô Racismo !

Fonte: Revista Viracão Por Paloma Klisys* O desejo de domínio, controle...

Foguinho, Carvão, Chocolate, Negueba Racismo dentro das escolas agrava evasão em Alagoas

Foguinho, Carvão, Chocolate, Negueba. Esses apelidos são rotina na...

De volta para África, só como turista!

por Sérgio Martins A atendente Maria Serafim dos Reis foi...

Grafiteiros russos protestam contra a xenofobia e o racismo no país

Grupo 'Voyna' se tornou porta-voz do descontentamento popular no...
spot_imgspot_img

Felicidade guerreira

Já se perguntou se você é… racista? Indago porque pessoas negras costumam ouvir com indesejável frequência perguntas iniciadas com um "Você é… (três pontinhos)" se estiverem...

Educação antirracista completa 20 anos no papel com obstáculos na prática

Em 2024, o Brasil completa duas décadas de publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História...

Uma vida dedicada a proteger mulheres nos EUA, na África do Sul e na Índia

"O patriarcado é tão profundo que se torna normalizado, invisível. Ele está sistematizado na forma como nossas sociedades tratam as mulheres", ouvi da feminista...
-+=