África Contemporânea é tema de curso em universidade de São Paulo

Objetivo do curso é fornecer aos participantes um amplo panorama da realidade africana, dando ênfase às transformações sociais, políticas e econômicas.

Fonte: Africa 21

São Paulo – O Brasil é o país com o segundo maior número de habitantes negros do planeta, atrás apenas da Nigéria. Apesar disso, o conhecimento dos brasileiros sobre o continente africano ainda é muito restrito. No entanto, a necessidade de informações atualizadas sobre o tema vem crescendo expressivamente nos últimos anos, tanto por causa da lei nº 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas, quanto pelo incremento no comércio e intercâmbio cultural entre o Brasil e os países africanos.

Para atender essa demanda, a universidade PUC-SP, de São Paulo, está oferecendo o curso “África Contemporânea: Introdução à Política, Economia e Conflitos Sociais no Continente Africano”. O objetivo do curso é fornecer aos participantes um amplo panorama da realidade africana, dando ênfase às transformações sociais, políticas e econômicas pelas quais passa a África atualmente. Com essa abordagem, o curso pretende proporcionar aos profissionais elementos para compreender a trajetória do continente africano desde a África Colonial e Pós-Colonial até o presente.

O programa adota a perspectiva das transformações econômicas no sistema capitalista como motivadores do colonialismo europeu na África, além de contemplar aspectos políticos que motivaram o processo de colonização e descolonização no continente africano. Também analisa a dinâmica econômica e comercial, com ênfase para os processos de regionalização e abertura comercial e financeira por que tem passado vários Estados africanos.

Dirigido a profissionais e universitários das áreas de Pedagogia, Educação, Relações Internacionais, Economia, Comunicação, Sociologia, Filosofia, Antropologia, Ciência Política, História, Geografia, Psicologia, Letras, Artes e Jornalismo, além de interessados em geral, o curso tem início esta sexta-feira.

 

+ sobre o tema

Primeiras alunas da Escola Nacional de Formação de Meninas Quilombolas começam a receber aulas

Um projeto inovador da Coordenação Nacional das Comunidades Negras Rurais...

MEC elaborará protocolos de prevenção ao racismo nas escolas

Ministério da Educação (MEC) irá elaborar protocolos de prevenção e...

Prouni: resultado da 2ª chamada será divulgado nesta terça-feira

O resultado da segunda chamada do Programa Universidade Para...

para lembrar

Combate ao racismo na primeira infância é tema de audiência na Câmara dos Deputados

Geledés Instituto da Mulher Negra participará da audiência pública...

UnB cria espaço para produção de conhecimento em direitos humanos

Local vai reunir cerca de 900 títulos, promover debates,...

Educação atrai investidor estrangeiro

Por: MARIANA SCHREIBER Desde 2006, grupos de outros países...
spot_imgspot_img

42 cursos para estudar na USP e na Unicamp de graça e online; veja a lista

Estudar em casa e sem pagar nada é possível, especialmente com a oferta de cursos online das prestigiadas universidades públicas USP (Universidade de São Paulo) e...

Primeiras alunas da Escola Nacional de Formação de Meninas Quilombolas começam a receber aulas

Um projeto inovador da Coordenação Nacional das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) começa a colher seus primeiros frutos. Na última semana, um encontro em Brasília celebrou...

MEC elaborará protocolos de prevenção ao racismo nas escolas

Ministério da Educação (MEC) irá elaborar protocolos de prevenção e resposta ao racismo em todas as etapas da educação básica e no ensino superior. A medida faz...
-+=