África Contemporânea é tema de curso em universidade de São Paulo

Objetivo do curso é fornecer aos participantes um amplo panorama da realidade africana, dando ênfase às transformações sociais, políticas e econômicas.

Fonte: Africa 21

São Paulo – O Brasil é o país com o segundo maior número de habitantes negros do planeta, atrás apenas da Nigéria. Apesar disso, o conhecimento dos brasileiros sobre o continente africano ainda é muito restrito. No entanto, a necessidade de informações atualizadas sobre o tema vem crescendo expressivamente nos últimos anos, tanto por causa da lei nº 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas, quanto pelo incremento no comércio e intercâmbio cultural entre o Brasil e os países africanos.

Para atender essa demanda, a universidade PUC-SP, de São Paulo, está oferecendo o curso “África Contemporânea: Introdução à Política, Economia e Conflitos Sociais no Continente Africano”. O objetivo do curso é fornecer aos participantes um amplo panorama da realidade africana, dando ênfase às transformações sociais, políticas e econômicas pelas quais passa a África atualmente. Com essa abordagem, o curso pretende proporcionar aos profissionais elementos para compreender a trajetória do continente africano desde a África Colonial e Pós-Colonial até o presente.

O programa adota a perspectiva das transformações econômicas no sistema capitalista como motivadores do colonialismo europeu na África, além de contemplar aspectos políticos que motivaram o processo de colonização e descolonização no continente africano. Também analisa a dinâmica econômica e comercial, com ênfase para os processos de regionalização e abertura comercial e financeira por que tem passado vários Estados africanos.

Dirigido a profissionais e universitários das áreas de Pedagogia, Educação, Relações Internacionais, Economia, Comunicação, Sociologia, Filosofia, Antropologia, Ciência Política, História, Geografia, Psicologia, Letras, Artes e Jornalismo, além de interessados em geral, o curso tem início esta sexta-feira.

 

+ sobre o tema

Como funciona o programa Pé-de-Meia e como sacar o primeiro pagamento

Estudantes que concluíram um dos três anos do ensino médio...

UFRB amplia para 40% a reserva de vagas para negros(as) em concursos para docentes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) dá...

Estudantes de licenciatura podem se cadastrar para concorrer a bolsas

Os novos alunos matriculados em cursos de licenciatura presenciais em 2025 que foram...

Começa convocação de estudantes em lista de espera do Sisu

Os candidatos selecionados pela lista de espera do Sistema...

para lembrar

Câmara aprova nível superior para professor de ensino básico

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira...

Menos de 25% das metas do Plano Nacional de Educação devem ser cumpridas

Menos de 25% das metas do Plano Nacional de...

Por que comemorar a indicação de um álbum do Racionais MC’s nas leituras obrigatórias para o vestibular da Unicamp?

Ogunhê! Por Esdras Soares para o Portal Geledés  Divulgação Racionais MC’s A...
spot_imgspot_img

Chance de faculdade para jovem de classe média-alta é mais que triplo da registrada por pobre

A probabilidade de um jovem de classe média-alta cruzar a barreira do ensino médio e ingressar em uma universidade é mais que o triplo da registrada...

Como funciona o programa Pé-de-Meia e como sacar o primeiro pagamento

Estudantes que concluíram um dos três anos do ensino médio regular em escola pública em 2024 poderão sacar R$ 1 mil do programa Pé-de-Meia, do governo...

UFRB amplia para 40% a reserva de vagas para negros(as) em concursos para docentes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) dá um importante passo rumo à ampliação da  diversidade em seu quadro de servidores(as). A Procuradoria-Geral...
-+=