África Contemporânea é tema de curso em universidade de São Paulo

Objetivo do curso é fornecer aos participantes um amplo panorama da realidade africana, dando ênfase às transformações sociais, políticas e econômicas.

Fonte: Africa 21

São Paulo – O Brasil é o país com o segundo maior número de habitantes negros do planeta, atrás apenas da Nigéria. Apesar disso, o conhecimento dos brasileiros sobre o continente africano ainda é muito restrito. No entanto, a necessidade de informações atualizadas sobre o tema vem crescendo expressivamente nos últimos anos, tanto por causa da lei nº 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas, quanto pelo incremento no comércio e intercâmbio cultural entre o Brasil e os países africanos.

Para atender essa demanda, a universidade PUC-SP, de São Paulo, está oferecendo o curso “África Contemporânea: Introdução à Política, Economia e Conflitos Sociais no Continente Africano”. O objetivo do curso é fornecer aos participantes um amplo panorama da realidade africana, dando ênfase às transformações sociais, políticas e econômicas pelas quais passa a África atualmente. Com essa abordagem, o curso pretende proporcionar aos profissionais elementos para compreender a trajetória do continente africano desde a África Colonial e Pós-Colonial até o presente.

O programa adota a perspectiva das transformações econômicas no sistema capitalista como motivadores do colonialismo europeu na África, além de contemplar aspectos políticos que motivaram o processo de colonização e descolonização no continente africano. Também analisa a dinâmica econômica e comercial, com ênfase para os processos de regionalização e abertura comercial e financeira por que tem passado vários Estados africanos.

Dirigido a profissionais e universitários das áreas de Pedagogia, Educação, Relações Internacionais, Economia, Comunicação, Sociologia, Filosofia, Antropologia, Ciência Política, História, Geografia, Psicologia, Letras, Artes e Jornalismo, além de interessados em geral, o curso tem início esta sexta-feira.

 

+ sobre o tema

FNDE lança plataforma Antonieta de Barros, iniciativa para consolidar dados da educação brasileira

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia...

Termina hoje (14) prazo para inscrição no Enem

Termina hoje (14) o prazo para inscrições no Exame...

Estudantes têm até esta sexta-feira (14) para se inscrever no Enem

Termina nesta sexta-feira (14) o prazo para inscrições no Exame...

Harvard lança mais de 100 cursos gratuitos e legendados em português

Os cursos disponíveis são divididos nas áreas a seguir. Artes...

para lembrar

3ª Formação Étnico-Racial: construindo um currículo democrático

Evento reuniu representantes de escolas públicas e movimentos sociais...

Dobra percentual de pretos e pardos com ensino superior concluído, mostra IBGE

A população preta ou parda com ensino superior concluído...

Reflexão sobre o processo de ampliação da política de cotas raciais

Na última terça-feira, dia 02/06, o Conselho Universitário da...

Gênero e educação: um paradoxo atrás do outro – Por Adriano Senkevics

Na questão gênero e educação, a escola é acusada...
spot_imgspot_img

Quem se inscreveu no Enem 2024 tem até quarta-feira (19) para pagar taxa

O participante que se inscreveu no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 têm até a próxima quarta-feira (19) para pagar a taxa de...

FNDE lança plataforma Antonieta de Barros, iniciativa para consolidar dados da educação brasileira

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), lançará na próxima terça-feira, 18, a plataforma Antonieta de...

Termina hoje (14) prazo para inscrição no Enem

Termina hoje (14) o prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro...
-+=