Africanidades brasileiras e educação

PROPOSTA PEDAGÓGICA DOCUMENTÁRIO: AFRICANIDADES BRASILEIRAS E EDUCAÇÃO

No Portal Educação 

Construir um documento que dialogue com outro/outros, no caso com um documentário e, ainda, com outras séries do programa Salto para o Futuro sobre a temática das africanidades, é um grande desafio.

Um desafio que se desdobra em outros:

• Desafio diante da riqueza histórica e cultural (no sentido mais pungente, visceral e amplo do termo) do patrimônio legado pelos africanos e pelas africanas a toda a humanidade

• Desafio de não reproduzir preconceitos e estereótipos que nos foram transmitidos por uma educação racista, elitista e excludente, que todas nós, pessoas que educam, certamente, recebemos, de maneira tão subliminar, às vezes, que são quase imperceptíveis.

• Desafio de conseguir tocar os corações e as mentes dos professores e professoras brasileiras que tecem, re-tecem, constroem cotidianamente a nossa escola, no que se refere à importância e à urgência de se consolidar uma escola que respeite, sem hierarquizar, os diversos saberes e fazeres das diferentes matrizes culturais e étnicas que constituem nossa brasilidade, e, no caso mais específico deste material, as africanidades.

• O desafio de convidar todos os educadores que demonstram indignação diante de qualquer injustiça a ampliarem a rede dos que sabem do convite que a Vida, neste momento histórico da nossa existência, nos apresenta: UMA ESCOLA DE QUALIDADE, INCLUSIVA, DEMOCRÁTICA DO E PARA O POVO BRASILEIRO.

• Desafio que é alimentado por nossa indignação e inquietação diante do racismo e de qualquer expressão de injustiça social e, conseqüentemente, que se desdobra na não submissão, na não sujeição a circunstâncias e situações racistas e injustas presentes no nosso cotidiano, inclusive, escolar. Somos, também, alimentadas por um imenso amor e fé na Vida.

O documentário “Africanidades brasileiras e educação” tem como objetivo principal ser um instrumento que possa ser utilizado na formação de docentes, gerando estudos, reflexões e debates acerca das africanidades brasileiras em ambientes formais e não-formais de aprendizagem, na perspectiva de potencializar positivamente a presença negra na sociedade brasileira.

Como historicamente percebemos uma minimização das temáticas das africanidades, muitas vezes vistas como secundárias em relação às temáticas “universais” ou outras, achamos importante destacar a nossa compreensão acerca da amplitude da vida humana e suas diversas expressões: de etnia, de gênero, de inserção social e cultural, de condição econômica, de aparência física, das chamadas deficiências… Nossa compreensão é de que as discriminações e os preconceitos aos quais os seres humanos são submetidos são vários e de tipos os mais diversos. Contudo, abordaremos as africanidades brasileiras3 em função dessas premissas: um cronificado quadro de desigualdades aos quais os negros são submetidos; historicamente, estarmos aos 120 anos da abolição da escravatura; termos uma lei que institui a obrigatoriedade do ensino da história e culturas africanas e afro-brasileiras nos currículos escolares, ampliada para as questões indígenas. Tudo isto nos leva a pensar o que sabemos sobre a nossa afro-ascendência e a nossa ascendência indígena, além de estereótipos.

Leia o PDF COMPLETO 

+ sobre o tema

3ª Formação Étnico-Racial: construindo um currículo democrático

Evento reuniu representantes de escolas públicas e movimentos sociais...

Presidente Lula diz que, se necessário, governo fará nova prova do exame

Presidente Lula disse em Moçambique que os problemas enfrentados...

Enem: Nova presidente do Inep defende duas provas ao ano

  Malvina Tuttman, reitora da Universidade Federal do Estado do...

Seja um voluntário SFK Brasil

Estamos em busca de voluntários interessados em dar suporte...

para lembrar

Temática afro-brasileira terá publicação de obras didáticas para o Ensino fundamental

por: Ionice Lorenzoni   Estarão prontas este ano...

Pará e África unidos pela cultura

O olhar cinematográfico o acompanha desde a infância,...

MEC prorroga inscrições para o Encceja 2010

Rio - Foram prorrogadas para 10 de outubro as...

MEC libera gabarito do Enem a partir de 18h, mesmo com suspensão da prova na Justiça

Fernando Haddad tenta convencer Justiça de que reaplicação da...
spot_imgspot_img

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...
-+=