Ana Célia Silva lança, dia 24/8 o livro A Representação Social do Negro no Livro Didático:O que mudou? Por que mudou?

No dia 24 de agosto de 2011 (quarta-feira) acontece o lançamento do Livro A Representação Social do Negro no Livro Didático: O que mudou? Por que mudou?, pela editora Edufba, da professora Dra. Ana Célia da Silva, no auditório Milton Santos, do Centro de Estudos Afro-Orientais, CEAO/UFBa, Praça Inocêncio Galvão, 42, Largo Dois de Julho, às 17h, com entrada franca.

A obra trata sobre a identificação dos determinantes de transformação da representação social do negro no livro didático, como a convivência. A professora, afirma que o trabalho é de grande importância na formação das professoras/es, para que as diferenças fenotípicas e culturais possam ser vistas sem estigmas e hierarquias.

Autora dos livros A Discriminação do Negro no Livro Didático e Desconstruindo a Discriminação do Negro no Livro Didático, também da editora Edufba, Ana Célia dá continuidade no trabalho desenvolvido sobre questão racial e educação, desde os anos 80, pois acredita que através do diálogo é capaz de haver a inclusão de temas desconstrutores da discriminação, subordinação e exclusão do outro. Ela revela que, “quando as diferenças forem vistas com todas as suas possibilidades de troca e enriquecimento da identidade se terá condições reais de construir uma democracia social e racial”.

Ana Célia é professora Titular em exercício na Graduação e no Mestrado em Educação e Contemporanidade do Departamento de Educação do Campus I da UNEB e também é Membro Titular do Conselho Estadual de Cultura da Bahia. Já recebeu diversos títulos e homenagens em reconhecimento de sua trajetória de pesquisadora e militante, tais como: o Troféu Clementina de Jesus, da UNEGRO, o Certificado em reconhecimento a excelência de mulheres que se destacam na luta pela construção de uma sociedade mais justa e mais igual, entre outros. Atualmente pretende desenvolver o projeto Convivendo com as Diferenças para crianças das séries iniciais.

Serviço

O quê: Lançamento do Livro A Representação Social do Negro no Livro Didático:

O que mudou? Por que mudou?

Quando: 24 de agosto de 2011 (quarta-feira)

Onde: Auditório Milton Santos, do Centro de Estudos Afro-Orientais, CEAO/UFBa, Praça Inocêncio Galvão, 42, Largo Dois de Julho.

Horário: 17 horas

Valor do livro: R$ 25,00 (vinte e cinco reais)

Entra Franca. No encerramento do lançamento do livro haverá um coquetel.

CONTATO

AI do Ceafro/UFBa

Camila de Moraes

Reg: 14.833

Tel.: (71) 3293.5520 à tarde ou (71) 8127.7035

SSa, 17/0/2011

Fonte: Irdeb

+ sobre o tema

Telas e telas de reflexão

A fartura atual, nos Estados Unidos, de produções audiovisuais...

Primeiro Prémio Eduardo Costley-White para moçambicano Lucílio Manjate

Rabhia, a obra preferida do júri presidido por Mia...

Revista Pode Crê! Memória institucional

Revista Pode Crê! Memória institucional Esta revista foi pensada inicialmente...

As cores da minha alma: Nina Simone

“Eu podia cantar para ajudar meu povo e isso...

para lembrar

Usain Bolt inspira jovens atletas cariocas durante treino no Rio

Cristina Indio do Brasil  Agência Brasil O encontro com o...

A fina ironia de Machado de Assis sobre a Abolição da Escravatura

Na crônica abaixo, Machado de Assis aborda com ironia...

Vibrafonista norte-americano Bobby Hutcherson morre aos 75 anos

O músico Bobby Hutcherson, admirado vibrafonista de jazz norte-americano,...
spot_imgspot_img

Crianças do Complexo da Maré relatam violência policial

“Um dia deu correria durante uma festa, minha amiga caiu no chão, eu levantei ela pelo cabelo. Depois a gente riu e depois a...

Em autobiografia, Martinho da Vila relata histórias de vida e de música

"Martinho da Vila" é o título do livro autobiográfico de um dos mais versáteis artistas da cultura popular brasileira. Sambista, cantor, compositor, contador de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...
-+=