Angela Bassett, rainha de ‘Pantera Negra’, vê Salvador como sua fonte de inspiração

Atriz americana está na capital baiana para ser homenageada no Festival Liberatum, que reúne várias personalidades negras

“É agridoce e nostálgico”, diz Angela Bassett à reportagem, sobre sua vinda à Bahia. “Sendo Salvador a primeira [cidade] a importar nossos ancestrais, há uma fonte de inspiração que ela tem.”

A artista, que estrelou filmes como “Tina”, “Pantera Negra” e “Malcolm X”, esteve presente na capital baiana para o Festival Liberatum. O evento internacional de cultura e diversidade acontece até esta segunda na capital baiana.

O festival reuniu outros artistas internacionais, como as atrizes Viola Davis e Rossy de Palma. Além de personalidades brasileiras, como AlcioneTaís AraújoSeu Jorge, a deputada Erika Hilton, do PSOL, e a ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Neste domingo, o festival homenageou Bassett com o prêmio Liberatum Cultural Pioneer Award como reconhecimento por sua importância para a cultura negra de todo o mundo.

Além da premiação, a homenagem incluiu shows com apresentações de Lazzo Matumbi com Ground Zero Blues, Ilê Ayê e a Orquestra Afrosinfônica com Luedji Luna e Márcio Vitor.

“Fiz um tour guiado pela cidade e amei aprender sobre a história e cultura de Salvador. Amei a performance ao vivo e ganhei um turbante personalizado feito na minha cabeça”, conta Bassett, sobre a experiência com o bloco Ilê Ayê.

A artista falou também sobre seu encontro com Taís Araújo, a qual descreveu como “linda e calorosa”. “Ela me fez sentir bem-vinda e amada. Estou feliz que haja uma representação de nós, mulheres e artistas negras, por todo o mundo.”

Questionada sobre Chadwick Boseman —o “Pantera Negra”, morto em 2020 e parceiro de cena de Bassett—, a artista disse que ele teria apreço pelo Liberatum. “Enquanto um homem negro orgulhoso, forte e compassivo, ele sempre esteve preocupado com o trabalho de elevação e progresso da comunidade.”

Nascida em Nova York, Bassett é atriz, cantora, compositora e instrumentista. Há 30 anos, foi indicada ao Oscar pelo longa biográfico “Tina”, em que deu vida à cantora Tina Turner.

A artista é mestre em belas artes pela Universidade Yale, nos Estados Unidos. Neste ano, levou o Globo de Ouro na categoria de melhor atriz coadjuvante pelo seu papel de rainha Ramonda em “Pantera Negra 2 – Wakanda para Sempre”, filme que também rendeu a ela uma indicação ao Oscar.

+ sobre o tema

Primeira amazonense a presidir a UNE define prioridades na educação

Em meio a desafios no fomento à educação brasileira,...

“Não estudo nada há um ano. Fico em casa limpando e cozinhando”

A rotina atual de Stephany Rejani é bem diferente...

Como a maternidade regula a vida sexual e afetiva das mulheres

Que a maternidade é uma ferramenta de opressão violenta...

para lembrar

Debates virtuais sobre direitos e lutas marcam programação alusiva ao Dia da Mulher Negra

Iniciou nesta segunda-feira (20) e segue até o dia...

Violência contra mulher: Vereadores aprovam campanha educativa em ônibus

A Câmara de municipal de Boa Vista (CMBV) aprovou...

Quatro meses após execução, sigilo policial preocupa família de Marielle

Quatro meses após a execução da vereadora carioca Marielle Franco...

Pela terceira vez, Manuela D’Ávila é a deputada gaúcha mais votada

Cinco estados não elegeram mulheres para a Câmara dos...
spot_imgspot_img

Disparidade salarial cresce, e mulheres ganham 20,7% menos do que homens no Brasil

A disparidade salarial entre homens e mulheres no Brasil aumentou no período de um ano, e mulheres receberam, em média, 20,7% menos do que...

Mulheres Negras: Encruzilhadas de Raça e Gênero

Encontro "Mulheres Negras: Encruzilhadas de Raça e Gênero" com Sueli Carneiro e Neon Cunha acontece amanhã, 19h on-line Sueli Carneiro e Neon Cunha, referências no...

Selo dos Correios celebra Luiza Bairros, ex-ministra e ativista negra

Os Correios e o Ministério da Igualdade Racial lançam nesta terça-feira (17) um selo em homenagem à socióloga gaúcha Luiza Bairros, ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção...
-+=