Angela Bassett, rainha de ‘Pantera Negra’, vê Salvador como sua fonte de inspiração

Atriz americana está na capital baiana para ser homenageada no Festival Liberatum, que reúne várias personalidades negras

“É agridoce e nostálgico”, diz Angela Bassett à reportagem, sobre sua vinda à Bahia. “Sendo Salvador a primeira [cidade] a importar nossos ancestrais, há uma fonte de inspiração que ela tem.”

A artista, que estrelou filmes como “Tina”, “Pantera Negra” e “Malcolm X”, esteve presente na capital baiana para o Festival Liberatum. O evento internacional de cultura e diversidade acontece até esta segunda na capital baiana.

O festival reuniu outros artistas internacionais, como as atrizes Viola Davis e Rossy de Palma. Além de personalidades brasileiras, como AlcioneTaís AraújoSeu Jorge, a deputada Erika Hilton, do PSOL, e a ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Neste domingo, o festival homenageou Bassett com o prêmio Liberatum Cultural Pioneer Award como reconhecimento por sua importância para a cultura negra de todo o mundo.

Além da premiação, a homenagem incluiu shows com apresentações de Lazzo Matumbi com Ground Zero Blues, Ilê Ayê e a Orquestra Afrosinfônica com Luedji Luna e Márcio Vitor.

“Fiz um tour guiado pela cidade e amei aprender sobre a história e cultura de Salvador. Amei a performance ao vivo e ganhei um turbante personalizado feito na minha cabeça”, conta Bassett, sobre a experiência com o bloco Ilê Ayê.

A artista falou também sobre seu encontro com Taís Araújo, a qual descreveu como “linda e calorosa”. “Ela me fez sentir bem-vinda e amada. Estou feliz que haja uma representação de nós, mulheres e artistas negras, por todo o mundo.”

Questionada sobre Chadwick Boseman —o “Pantera Negra”, morto em 2020 e parceiro de cena de Bassett—, a artista disse que ele teria apreço pelo Liberatum. “Enquanto um homem negro orgulhoso, forte e compassivo, ele sempre esteve preocupado com o trabalho de elevação e progresso da comunidade.”

Nascida em Nova York, Bassett é atriz, cantora, compositora e instrumentista. Há 30 anos, foi indicada ao Oscar pelo longa biográfico “Tina”, em que deu vida à cantora Tina Turner.

A artista é mestre em belas artes pela Universidade Yale, nos Estados Unidos. Neste ano, levou o Globo de Ouro na categoria de melhor atriz coadjuvante pelo seu papel de rainha Ramonda em “Pantera Negra 2 – Wakanda para Sempre”, filme que também rendeu a ela uma indicação ao Oscar.

+ sobre o tema

Professor da UFPI oficializa união homoafetiva em casamento comunitário

“A sociedade precisa se acostumar com esse direito conquistado”,...

Mulheres negras destacam papel dos objetivos globais na eliminação do racismo

As mulheres negras são 55,6 milhões de pessoas no...

Primeira contra-almirante do Brasil diz que mulheres têm visão diferenciada

Para Dalva Mendes, maternidade possibilita compreensão maior da vida. Oficial...

Senado dos EUA terá só uma mulher a mais em 2017

Das 100 cadeiras, 21 serão ocupadas por mulheres no...

para lembrar

8 perguntas sobre alienação parental: a construção do desamor

Aceitar mudanças nunca é fácil, principalmente quando elas não...

Racismo, machismo e capitalismo: um triângulo amoroso

Hoje quem escreve neste espaço é a cineasta Viviane...

Escola de Planaltina ganha prêmios com projeto contra machismo e homofobia

Correio publica, a partir de hoje, série de três...

Robinho é condenado a 9 anos por violência sexual na Itália

A nona sessão do Tribunal de Milão condenou o...
spot_imgspot_img

Rebeca Andrade se torna a primeira mulher brasileira a ganhar o Laureus

Maior medalhista olímpica do Brasil, a ginasta Rebeca Andrade, 25, tornou-se a primeira mulher do país a vencer o prêmio Laureus, considerado o Oscar do...

Prêmio Faz Diferença 2024: os finalistas na categoria Diversidade

Liderança feminina, Ana Fontes é a Chair do W20 Brasil, grupo oficial de engajamento do G20 em favor das mulheres. Desde 2017, quando a Austrália sediou...

Dona Ivone Lara, senhora da canção, é celebrada na passagem dos seus 104 anos

No próximo dia 13 comemora-se o Dia Nacional da Mulher Sambista, data consagrada ao nascimento da assistente social, cantora e compositora Yvonne Lara da Costa, nome...
-+=