A exposição “Máscaras – entreATOS do acervo” será iniciada nesta quinta-feira (30), em Salvador, no Centro Cultural Solar Ferrão, localizado no Pelourinho. As obras fazem parte da coleção de Cláudio Masella e pertencem ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC). No evento inaugural, sob curadoria de Nivia Luz e Adriana Cravo, haverá uma apresentação do DJ Pivoman, a partir das 16h.
Na mostra, com previsão de duração para todo o verão, serão exibidas cerca de 100 obras oriundas de povos africanos, incluindo as máscaras Geledés – representação de uma sociedade feminina Iorubá -, e terão sua exposição integral pela primeira vez. Sobre este material, a gestora do Instituto Oyá, Nivia Luz traz uma conexão com o povo baiano: “O reflexo das ‘Geledés’ está no cotidiano de Salvador. É como olhar-se no espelho e ver os inúmeros rostos desconhecidos que transitam pelas ruas e singram pelas águas os contornos mais bonitos dos ancestrais”.
Adriana Cravo, diretora do Solar Ferrão, ressalta a importância do local onde será realizada a exposição: “Além de ser um monumento nacional originário do século XVII e tombado pelo IPHAN desde 1938, o Ferrão é considerado uma ‘âncora’ artística e cultural para a região do Centro Histórico de Salvador”.