Ataque racista obriga festival BeLaSound a mudar de local

O novo festival de verão de Berlim, o BeLaSound (= BerlinLatinSound) tem de procurar um novo local, a apenas duas semanas antes do seu início previsto. Tudo devido a ataques racistas violentos aos membros da equipa internacional do BeLaSound, por parte de funcionários da praia pública Strandbad Plötzensee.

Segundo o organizador, Jan Stens: “Durante o nosso ensaio geral na sexta-feira passada, no âmbito da corrida feminina da Nike, alguns trabalhadores da nossa equipa multi-nacional foram repetidas vezes agredidos verbalmente e indiciados a regressar à “terra dos pretos”. Para além disso, no fim do ensaio eu próprio fui agredido e espancado no meu escritório de produção. Os meus ferimentos tiveram mesmo de ser tratados no hospital. O nosso parceiro, o arrendatário da praia pública Strandbad Plötzensee, Erik Müller, ainda se colocou do lado dos seus funcionários. Até agora não houve qualquer pedido de desculpas”.

Jan Stens fez queixa oficial e tem procurado em vão dialogar com o senador dos assuntos internos. “Estou muito desiludido por ver que num organismo público desta cidade, possa ser possível que os seus funcionários, obviamente com inclinações da extrema direita radical, continuem a trabalhar. Até hoje sempre tinha considerado Berlim como uma cidade aberta ao mundo. O meu objetivo com o festival BeLaSound é dar um contributo para a multiculturalidade da capital alemã”.

Para agravar a situação, veio a saber-se que o arrendatário Müller não tem nenhuma licença para realização de eventos musicais no recinto da praia Strandbad Plötzensee. “O Müller não estava autorizado a celebrar connosco um contrato e não o deveria ter feito! Sentimo-nos enganados. Já passei o caso para o meu advogado”,  diz o organizador Jan Stens.

A equipa do BeLaSound, encabeçada pela diretora Marina Fernández Chamorro, procura agora desesperadamente por uma alternativa.  O Yaam Berlin já manifestou o seu apoio e oferece o seu espaço ao festival. O grande palco do BeLaSound poderá então ter eventualmente lugar nas margens do Spree, perto da East-Side Gallery. O organizador Jan Stens espera agora poder contar com o apoio das autoridades, que têem primeiro de autorizar o novo recinto para o festival.

BeLaSound vai mostrar aos berlinenses, de 14 a 16 de junho de 2013, um programa variado com eventos culturais, de lifestyle e entretenimento, com concertos de bandas dos países latinos europeus, da América Latina e da Alemanha – entre os quais Johnny Strange dos Culcha Candela, Nouvelle Vague e Les Tambours de Bronx da França, a mítica banda cubana Los Van Van, bem como Tulipa Ruiz, Emicida, Filipe Cordeiro e Odara Sol do Brasil.

Berlim, 30 de maio de 2013

 

 

Fonte: Berlinda

+ sobre o tema

ENTREVISTA: Minha família enriqueceu com a escravidão

De uma carreira como intérprete profissional e professora universitária,...

Cabral: pela extensão das cotas

  Governador alerta para o racismo que ainda persiste...

para lembrar

Algoritmos: pesquisadores explicam tecnologia que intensifica racismo

Uma pessoa negra que é automaticamente reconhecida como gorila...

Pelo fim do racismo

O Brasil acabou com a escravidão há 121...
spot_imgspot_img

É preciso evitar que barbárie de SP se espalhe

Não só as estatísticas, mas a sucessão de casos isolados (no plural) escancara a política de segurança do governador bolsonarista de São Paulo. Faz oito...

Mulher é acusada de cometer racismo religioso durante evento em hotel na Barra da Tijuca

Uma mulher foi encaminhada à 16ª DP (Barra da Tijuca) após ser acusada de racismo religioso em um hotel da Barra da Tijuca, Zona...

Movimento negro protocola pedido de convocação de Derrite e Tarcísio na Alesp

A Uneafro protocolou, nesta terça-feira (3), pedidos de convocação do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o Secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, para...
-+=