Ataque racista obriga festival BeLaSound a mudar de local

O novo festival de verão de Berlim, o BeLaSound (= BerlinLatinSound) tem de procurar um novo local, a apenas duas semanas antes do seu início previsto. Tudo devido a ataques racistas violentos aos membros da equipa internacional do BeLaSound, por parte de funcionários da praia pública Strandbad Plötzensee.

Segundo o organizador, Jan Stens: “Durante o nosso ensaio geral na sexta-feira passada, no âmbito da corrida feminina da Nike, alguns trabalhadores da nossa equipa multi-nacional foram repetidas vezes agredidos verbalmente e indiciados a regressar à “terra dos pretos”. Para além disso, no fim do ensaio eu próprio fui agredido e espancado no meu escritório de produção. Os meus ferimentos tiveram mesmo de ser tratados no hospital. O nosso parceiro, o arrendatário da praia pública Strandbad Plötzensee, Erik Müller, ainda se colocou do lado dos seus funcionários. Até agora não houve qualquer pedido de desculpas”.

Jan Stens fez queixa oficial e tem procurado em vão dialogar com o senador dos assuntos internos. “Estou muito desiludido por ver que num organismo público desta cidade, possa ser possível que os seus funcionários, obviamente com inclinações da extrema direita radical, continuem a trabalhar. Até hoje sempre tinha considerado Berlim como uma cidade aberta ao mundo. O meu objetivo com o festival BeLaSound é dar um contributo para a multiculturalidade da capital alemã”.

Para agravar a situação, veio a saber-se que o arrendatário Müller não tem nenhuma licença para realização de eventos musicais no recinto da praia Strandbad Plötzensee. “O Müller não estava autorizado a celebrar connosco um contrato e não o deveria ter feito! Sentimo-nos enganados. Já passei o caso para o meu advogado”,  diz o organizador Jan Stens.

A equipa do BeLaSound, encabeçada pela diretora Marina Fernández Chamorro, procura agora desesperadamente por uma alternativa.  O Yaam Berlin já manifestou o seu apoio e oferece o seu espaço ao festival. O grande palco do BeLaSound poderá então ter eventualmente lugar nas margens do Spree, perto da East-Side Gallery. O organizador Jan Stens espera agora poder contar com o apoio das autoridades, que têem primeiro de autorizar o novo recinto para o festival.

BeLaSound vai mostrar aos berlinenses, de 14 a 16 de junho de 2013, um programa variado com eventos culturais, de lifestyle e entretenimento, com concertos de bandas dos países latinos europeus, da América Latina e da Alemanha – entre os quais Johnny Strange dos Culcha Candela, Nouvelle Vague e Les Tambours de Bronx da França, a mítica banda cubana Los Van Van, bem como Tulipa Ruiz, Emicida, Filipe Cordeiro e Odara Sol do Brasil.

Berlim, 30 de maio de 2013

 

 

Fonte: Berlinda

+ sobre o tema

Museu de NY vai retirar estátua de Teddy Roosevelt por simbologia racista

O Museu de História Natural de Nova York anunciou...

Treinador da França pode ser demitido por escândalo de racismo

Por: Pedro Taveira   Laurent Blanc estaria envolvido...

Rodeo racista contra Obama indigna americanos

Um dos espetáculos de rodeo da feira do estado...

para lembrar

Quadrinhos, nova linguagem da luta contra conservadorismo

Começa a circular, em estações de metrô, HQ que...

Conferência nacional discute igualdade dos povos

- Fonte: Gazeta Web- Thinkstock/Getty Images Evento foi construído com...
spot_imgspot_img

A segunda morte de George Floyd: governo dos EUA pode perdoar seu assassino

No seu discurso de posse na Casa Branca, o presidente Donald Trump citou o reverendo Martin Luther King Junior para definir a sua ideia de Estado democrático de...

Mortes por policiais crescem 61% em SP em 2024, mas PM faz menos apurações

Mesmo diante do aumento das mortes durante ocorrências policiais, a Polícia Militar de São Paulo registrou queda em todos os índices de investigação interna (procedimentos...

Justiça do Rio arquiva investigação contra universitário baleado por PM e mototaxista acusados falsamente de roubo

A Justiça do Rio de Janeiro arquivou a investigação contra o estudante universitário Igor Melo de Carvalho e o motociclista Thiago Marques Gonçalves, acusados falsamente de...
-+=