Ataque racista obriga festival BeLaSound a mudar de local

O novo festival de verão de Berlim, o BeLaSound (= BerlinLatinSound) tem de procurar um novo local, a apenas duas semanas antes do seu início previsto. Tudo devido a ataques racistas violentos aos membros da equipa internacional do BeLaSound, por parte de funcionários da praia pública Strandbad Plötzensee.

Segundo o organizador, Jan Stens: “Durante o nosso ensaio geral na sexta-feira passada, no âmbito da corrida feminina da Nike, alguns trabalhadores da nossa equipa multi-nacional foram repetidas vezes agredidos verbalmente e indiciados a regressar à “terra dos pretos”. Para além disso, no fim do ensaio eu próprio fui agredido e espancado no meu escritório de produção. Os meus ferimentos tiveram mesmo de ser tratados no hospital. O nosso parceiro, o arrendatário da praia pública Strandbad Plötzensee, Erik Müller, ainda se colocou do lado dos seus funcionários. Até agora não houve qualquer pedido de desculpas”.

Jan Stens fez queixa oficial e tem procurado em vão dialogar com o senador dos assuntos internos. “Estou muito desiludido por ver que num organismo público desta cidade, possa ser possível que os seus funcionários, obviamente com inclinações da extrema direita radical, continuem a trabalhar. Até hoje sempre tinha considerado Berlim como uma cidade aberta ao mundo. O meu objetivo com o festival BeLaSound é dar um contributo para a multiculturalidade da capital alemã”.

Para agravar a situação, veio a saber-se que o arrendatário Müller não tem nenhuma licença para realização de eventos musicais no recinto da praia Strandbad Plötzensee. “O Müller não estava autorizado a celebrar connosco um contrato e não o deveria ter feito! Sentimo-nos enganados. Já passei o caso para o meu advogado”,  diz o organizador Jan Stens.

A equipa do BeLaSound, encabeçada pela diretora Marina Fernández Chamorro, procura agora desesperadamente por uma alternativa.  O Yaam Berlin já manifestou o seu apoio e oferece o seu espaço ao festival. O grande palco do BeLaSound poderá então ter eventualmente lugar nas margens do Spree, perto da East-Side Gallery. O organizador Jan Stens espera agora poder contar com o apoio das autoridades, que têem primeiro de autorizar o novo recinto para o festival.

BeLaSound vai mostrar aos berlinenses, de 14 a 16 de junho de 2013, um programa variado com eventos culturais, de lifestyle e entretenimento, com concertos de bandas dos países latinos europeus, da América Latina e da Alemanha – entre os quais Johnny Strange dos Culcha Candela, Nouvelle Vague e Les Tambours de Bronx da França, a mítica banda cubana Los Van Van, bem como Tulipa Ruiz, Emicida, Filipe Cordeiro e Odara Sol do Brasil.

Berlim, 30 de maio de 2013

 

 

Fonte: Berlinda

+ sobre o tema

“Cabelos de bucha”: Miss sofre ataques racistas na internet

Ediane Caetano, Miss Beleza Negra 2016, publicou imagens de...

Educação e cultura: combinação ideal para transformar o país

Além das questões urgentes e estruturais, os novos governos...

Atriz de “Preciosa” desabafa sobre preconceito sofrido em loja famosa e marca se manifesta

Famosa por seu trabalho no longa “Preciosa” e atualmente...

Loja Zara de shopping em Salvador é acusada de racismo; veja vídeo

Não é notícia repetida, mas um acontecimento da manhã...

para lembrar

Os violoncelos que o racismo quer silenciar

Uma peça em três atos. Primeiro ato: Presidência dos...

Seis policiais são presos por chacina em São Paulo

Foram presos temporariamente hoje (24) seis policiais suspeitos de...

Empresário que defendeu garçom em padaria emite nota e se diz indignado

O empresário Alexandre Azevedo, que protagonizou um embate com...
spot_imgspot_img

Aluna é vítima de racismo e gordofobia em jogo de queimada na escola

A família de uma adolescente de 15 anos estudante do 9º ano do Colégio Pódion, na 713 Norte, denunciou um caso de racismo e preconceito sofridos...

Atriz Samara Felippo presta depoimento em delegacia sobre caso de racismo contra filha em escola de SP

A atriz Samara Felippo chegou por volta das 10h desta terça-feira (30) na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, no Centro de São Paulo. Assista o...

Número de pessoas mortas pela PM paulista cresceu 138% no 1º trimestre

Dados divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública de São Paulo mostram que o número de pessoas mortas por policiais militares em serviço no...
-+=