‘Provavelmente vão dizer que foi um mal-entendido’, desabafa pai de menino vítima de racismo em loja da Oscar Freire

Um passeio pela elegante rua Oscar Freire, em São Paulo, acabou em constrangimento e racismo para a família de Jonathan Duran. Em uma publicação no Facebook, feita no último sábado, ele contou que foi expulso da frente da loja da marca Animale enquanto falava ao telefone e acusou uma das vendedoras de racismo: “(Ela) chegou irritada e falou para mim: ‘Ele não pode vender coisas aqui!’. Olhei para ela sério e respondi: ‘Ele é meu filho’!”. O filho de Jonathan é negro. “Em certos lugares em São Paulo, a pele do seu filho não pode ter a cor errada”, desabafou.

Do Extra

post-racismo-animale

O caso teve forte repercussão nas redes sociais e, por conta das diversas mensagens de apoio, curtidas (já somam quase 3 mil) e compartilhamentos que recebeu, Jonathan publicou mais considerações sobre o ocorrido na madrugada desta terça-feira.

“Não importa quantas vezes você lê sobre esses casos de racismo, nada te prepara para o choque quando acontece com seu filho. Provavelmente vão dizer que foi um ‘mal-entendido’ (mesmo quando as crianças negras têm o azar dos mal-entendidos sempre acontecerem com elas). No entanto, minha preocupação é quando o ‘mal-entendido’ não é mais com uma vendedora de uma loja, mas com um policial armado”, afirmou.

foto-fachada-animale

“Isso é alimentado por uma mídia onde negro só aparece como bandido ou coitadinho, nunca como médico, engenheiro, executivo, cientista, etc. Os casos de racismo contra crianças que aparecem na imprensa costumam ser de famílias de classe média-alta/classe alta, e/ou onde pelo menos um dos pais é estrangeiro. E todos os outros casos que acontecem todos os dias?”, publicou.

Através de sua assessoria de imprensa, a Animale afirmou que “já entrou em contato com Jonathan Duran e reitera que repudia qualquer ato de discriminação. O caso está sendo apurado internamente”.

+ sobre o tema

Movimento denuncia ‘extermínio’ de moradores de rua e cobra ação pública

Policiais e neonazistas seriam os autores dos crimes. Levantamento...

Grupo Pão de Açúcar atrasa investigação de agressão e racismo contra crianças

Os advogados dos menores agredidos por um segurança acusam...

Quem defende nossas crianças da branquitude ?

Sou uma mulher negra e essa é a coisa...

MP vai apurar suspeita de racismo de Danilo Gentili no Twitter

MP vai apurar suspeita de racismo de Danilo Gentili...

para lembrar

A certeza da impunidade: Danilo Gentili oferece ‘bananas’ a internauta negro pelo Twitter

Por: Juliana Gonçalves O redator Thiago Ribeiro, 29 anos,...

Traficantes dão ordem para fechar terreiros na Baixada Fluminense

Último caso aconteceu na semana passada em Duque de...

Garotinha sofre injúria racial por se vestir de Frozen

A notícia é lá da Austrália, mas o caso...

Mercúrio está andando de novo

Em maio de 2016 escrevi uma das colunas que...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=