Atrizes da Globo se juntam para boicotar volta de Zé Mayer à TV

Segundo coluna do Uol, ator acusado de assediar figurinista se preparava para voltar a atuar já no primeiro semestre de 2018.

por Luiza Belloni no HuffPost

Algumas atrizes do “primeiro escalão”, inclusive, já disseram não estarem dispostas a contracenar com Mayer em curto ou médio prazo. 

A volta do ator José Mayer às novelas e minisséries da Globo pode demorar mais do que ele esperava. De acordo com a coluna de Ricardo Feltrin no site Uol, deveria voltar à ativa ainda no primeiro semestre de 2018, mas enfrenta resistência de colegas de profissão.

Algumas atrizes do “primeiro escalão”, inclusive, já disseram não estarem dispostas a contracenar com Mayer em curto ou médio prazo.

O boicote se deve à acusação de assédio sexual contra o ator. No final de março deste ano, a figurinista da Rede Globo Su Tonani publicou um texto em que alegou ter sofrido assédio de Mayer. O relato foi publicado no jornal Folha de S.Paulo, no blog #AgoraÉQueSãoElas.

No texto, a figurinista expõe as situações constrangedoras com o ator, que começaram com elogios e foram evoluindo para frases como “fico olhando sua bundinha e imaginando seu peitinho”. “Sim, ele colocou a mão na minha buceta e ainda disse que esse era seu desejo antigo”, escreveu a figurinista.

O ator se desculpou publicamente pelo assédio e concordou em começar um tratamento terapêutico. Segundo a coluna do Uol, a Globo já teria “perdoado” o ator e ele se preparava para voltar ao trabalho já nos primeiros meses do ano que vem.

Contudo, um movimento liderado pelas atrizes da emissora defende o afastamento de Mayer por mais tempo, ou até mesmo, pra sempre.

Ainda de acordo com a coluna, atrizes foram sondadas nos últimos meses sobre a possibilidade de contracenar com Mayer, mas elas continuam declinando a proposta. Elas querem que o ator continue na “geladeira.”

Caso Zé Mayer

O relato da figurinista Su Tonani viralizou nas redes no final de março e gerou comoção nacional, inclusive entre atrizes globais, que lançaram as hashtags #MexeuComUmaMexeuComTodas #ChegaDeAssédio em apoio à figurinista.

A pressão foi grande e o Zé Mayer pediu desculpas públicas por suas atitudes. Em uma carta aberta, o ator admitiu que errou e pediu desculpas.

“Aprendi nos últimos dias o que levei 60 anos sem aprender. O mundo mudou. E isso é bom. Eu preciso e quero mudar junto com ele. Este é o meu exercício. Este é o meu compromisso. Isso é o que eu aprendi.”

Na época, o colunista Léo Dias revelou no jornal O Dia que Tonani e Mayer teriam tido um relacionamento extraconjugal no passado e que a figurinista já estaria envolvida com outra pessoa quando o ator teria a assediado. As novas informações geraram diversas acusações e críticas de internautas que desmereceram a denúncia de Su Tonani.

Mas, como elucidou a revista Veja, um caso do passado, seja ele qual for, não anula as acusações da figurinista, uma vez que assédio sexual é crime previsto na Lei Maria da Penha.

“Ninguém está livre para tocar ou fazer insinuações a qualquer mulher por já ter tido, no passado, qualquer envolvimento com ela. Para a cacofonia da internet, porém, esta não parece uma obviedade”, ressaltou o texto.

+ sobre o tema

Campanha feminista estimula mulheres a ajudarem umas às outras

Para participar, basta fazer uma lista nas redes sociais...

Mulheres brasileiras pedirão na ONU maior combate ao racismo na América Latina

A necessidade de uma atenção maior ao problema da...

Stephanie Ribeiro: Até quando as negras serão domésticas na sua novela?

A colunista Stephanie Ribeiro reflete como as emissoras de...

Em Porto Alegre Saia de Saia marcou o 25 de Novembro, Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres

Representações do movimento feminista gaúcho estiveram no início da...

para lembrar

Pesquisadoras da UFBA e ativistas participam de debate sobre Feminismo Negro

Evento acontece na quarta-feira (24), no Museu de Arte...

‘No Brasil, ser negro tem peso maior que ser gay’

Gay declarado, o rapper paulistano Rico Dalasam enfrentou diversos...

Atriz de Jogos Vorazes assume ser bissexual e deve isso a filha de Will Smith

Amandla Stenberg, mais conhecida pelo papel de Rue em...
spot_imgspot_img

Anielle Franco é eleita pela revista Time uma das cem pessoas mais influentes da nova geração

A revista americana Time incluiu a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, em sua lista das cem personalidades da nova geração que têm potencial para transformar o...

Joyce Ribeiro será nomeada embaixadora de Cidade Velha, em Cabo Verde

A apresentadora da TV Cultura Joyce Ribeiro será nomeada a embaixadora no Brasil para a cidade de Ribeira Grande, em Cabo Verde. Mais conhecida como Cidade Velha,...

Liniker é o momento: ‘Nunca estive tão segura, não preciso mais abaixar a cabeça. Onde não couber, vou sair’

É final de inverno em São Paulo, mas o calor de 33 graus célsius não nega a crise climática. A atmosfera carregada de poluição...
-+=