Audiência pública no dia 15 de novembro discutirá racismo institucional e faxina étnica

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias realizará audiência pública no dia 15 de novembro para discutir o racismo na sociedade brasileira, o conceito de faxina étnica e o impacto dos grandes eventos esportivos nas populações negras e pobres.

O debate foi proposto pelo deputado Jean Wyllys (Psol-RJ), como parte das comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro). “As desigualdades sociais têm cor e estão profundamente enraizadas no racismo institucional que estrutura a sociedade brasileira e que se materializa em políticas praticadas pelo Estado, em todos os seus níveis”, diz.

O deputado cita dados estatísticos que mostram as condições desfavoráveis da população negra e acrescenta que, ultimamente, “há um novo modelo de grande cidade que vem sendo implantado no Brasil na esteira dos ‘grandes eventos’ e que tem seu laboratório no Rio de Janeiro”.

“Nesse modelo, os territórios de moradia negra são aqueles que mais sofrem com as políticas de remoção e despejo, na medida em que nossas cidades vêm sendo remodeladas para que poucos possam usufruir delas. As tradições religiosas afro-brasileiras estão severamente perdendo espaço. Sem reconhecimento, os terreiros de umbanda e de candomblé têm sido destruídos e removidos”, acrescenta.

Jean Wyllys afirma que “essa situação tem sido denunciada por diversos movimentos sociais como uma verdadeira faxina étnica conduzida pelo Estado contra a população negra brasileira”.

“Nessa perspectiva, entendo que a audiência pública permitirá aos parlamentares avaliação pormenorizada das denúncias das comunidades negras e pobres”, conclui.

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

Jovens alemães não sabem o que foi o Holocausto

  A 27 de janeiro, o Mundo assinala...

Mãe nossa de cada dia

A Defensora Pública Lara Graça escreveu um artigo comovente...

Tchau, Dunga!!!! Ei, Jefferson, você gosta de apanhar? E você gosta de apanhar? E você, Miranda?

Em 1968, aquele timinho “ruim” do Botafogo, com Gérson,...

O pesadelo de ser negro na Índia

Nova Délhi - As recentes revistas noturnas nas casas...

para lembrar

Negros podem ter cota em concursos de Curitiba

O vereador Francisco Garcez (PSDB) apresentou um projeto...

Racismo: Extra não entregou à Polícia nomes de acusados de agressão

Mesmo garantindo em Nota Oficial que colabora com...

Homem escapa do Boko Haram e morre por racismo na Itália

Ele tentava defender a esposa, alvo de ataques racistas Do...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=