Avalia Cuba em Genebra Ano Internacional de Afrodescendentes

Por Fausto Triana, enviado especial

 

Genebra, 3 mar (Prensa Latina) Cuba avaliou no Conselho de Direitos Humanos (CDH) das Nações Unidas a celebração do Ano Internacional dos Afrodescendentes, mas lamentou que ainda os avanços estejam longe das expectativas da Conferência de Durban.

Em uma intervenção durante a 16 sessão do CDH aqui, o delegado cubano Luis Alberto Amorós recordou que Durban marcou uma meta transcendental na luta pela igualdade de direitos entre todos os seres humanos.

No entanto, recordou que depois de 10 anos do encontro na cidade sul-africana, “lamentamos que os avanços no tema não se correspondam com as expectativas da comunidade internacional”.

Pelo contrário, ressurgem novas e mais sofisticadas formas de racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância. Persiste a criação de associações e partidos políticos com uma plataforma racista, xenófoba e anti-imigrante, acrescentou.

O diplomata afirmou que é conhecido que nos países do Norte rico e industrializado é onde esse flagelo se manifesta com maior incidência e impunidade.

“É imperioso suprimir as causas arraigadas que geram o racismo, a discriminação e a crescente xenofobia. Requer-se também estabelecer uma nova ordem econômica internacional baseado na equidade, a solidariedade e a justiça social (…)”, apontou.

Amorós ressaltou que para Cuba este é um assunto muito profundo em virtude das raízes africanas que nutrem sua identidade e cultura.

Destacou que a Revolução cubana introduziu profundas transformações sociais, econômicas e políticas que permitiram erradicar toda forma de discriminação de caráter institucional sem exceções na sociedade.

 

Fonte: Prensa Latina

+ sobre o tema

LeBron James recebe homenagem do Google por quebrar recorde de pontos na NBA

O Google realizou uma homenagem ao jogador de basquete LeBron James na última...

CPT divulga nota de repúdio contra espancamento de casal quilombola

Fundo Brasil apoia projeto coordenado pelas vítimas na região...

Após campanha com Gil e Emicida, Museu de Arte Negra bate meta para expo 3D

Após a realização de uma campanha com apoio de...

Atriz reencontra 1ª juíza negra do RJ, inspiração de sua personagem

A atriz Erika Januza voltou a emocionar seus fãs,...

para lembrar

Preto e dinheiro são palavras rivais???

Por Bruno Rico Do Afro21 Precisamos aprender a reconhecer algo histórico,...

Diplomata brasileira morre após contrair malária em viagem oficial à África

Em ato raro, diplomatas questionam Itamaraty sobre morte de...

OAB cria Comissão Nacional da Verdade sobre a Escravidão

Cerimônia de posse da Comissão Nacional da Verdade da...

Ativistas falam sobre o movimento ‘Ocupar Wall Street’

Quatro ativistas discutem os objetivos do acampamento no distrito...
spot_imgspot_img

Museu da Cultura Afro-Brasileira receberá obras repatriadas dos EUA

Depois de se consolidar como um concorrido espaço de exposição de arte, atraindo mais de 150 mil visitantes em apenas 4 meses de reinaugurado,...

Obra de Lupicínio Rodrigues antecipa onda da “sofrência”

Muito antes da atual onda de “sofrência”, o cancioneiro brasileiro era povoado por músicas de “dor de cotovelo”. Este era o nome que se...

Os Garotin é indicado em três categorias no Grammy Latino, incluindo Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa e Artista Revelação

O trio de São Gonçalo Os Garotin tem um ano de história, muitas conquistas, e mais uma acaba de concretizar: o grupo acaba de ser indicado...
-+=